* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

6 dicas de turismo gastronômico na Bahia

O turismo gastronômico é uma modalidade de experiência sensorial, que propõe ao viajante conhecer a culinária do local, transformando as refeições em um processo de imersão na cultura da região.

No Brasil, a riqueza multicultural e a variedade de ingredientes são um “prato cheio” para quem tem o objetivo de fazer turismo gastronômico. Além de conhecer restaurantes, o viajante pode degustar pratos e bebidas locais, assim como visitar feiras, mercados municipais, fazendas, produtores artesanais e exposições sobre a história da culinária local. 

Para quem gosta de apreciar novos ingredientes e sabores, a Bahia é um destino certeiro. Você está pensando em viajar para o Nordeste e conhecer as comidas típicas da Bahia? Neste artigo, apresentamos dicas incríveis de turismo gastronômico pelo estado baiano. Confira!

1. Conheça as comidas típicas

Se você vai viajar para a Bahia, a primeira dica é conhecer um pouco mais sobre os pratos e os ingredientes típicos locais. Faça uma lista de todos os que você quer experimentar durante a sua viagem para não esquecer de nada. Entre eles, destacamos: acarajé, abará, vatapá, caruru, mungunzá, cocada, maniçoba e caldo de sururu.

Com uma culinária baseada no consumo de peixes e frutos do mar, o azeite de dendê é uma marca registrada do estado. Muito popular na culinária africana e brasileira, ele é produzido a partir do fruto do dendezeiro, uma palmeira originária do Oeste da África. 

O aroma deste ingrediente é intenso, enquanto o sabor é adocicado. Ele está presente em muitas comidas típicas da Bahia, acompanhando diversos pratos servidos em restaurantes locais.

2. Visite os restaurantes tradicionais

Agora que você sabe quais são os pratos e ingredientes típicos locais, listando todos que quer experimentar, já pode colocar em prática a segunda dica: conhecer os restaurantes tradicionais de culinária da Bahia. Aqui, não estamos nos referindo aos lugares refinados, pelo contrário: são considerados clássicos aqueles locais que têm história. 

Estes espaços são conhecidos tanto pelos turistas quanto pelos moradores locais, aqueles que as pessoas visitam uma vez e sempre querem voltar. Para quem vai fazer turismo gastronômico, é interessante pesquisar os restaurantes mais tradicionais e aproveitar para conhecer a história desses lugares.

3. Prestigie a comida de rua

Quando se fala em prato típico da Bahia, tem um, em especial, que sempre vem à mente: o acarajé. Mesmo quem nunca o experimentou, certamente já ouviu falar dele. A especialidade é uma comida de rua, típica da culinária africana e brasileira. O bolinho é feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frito no azeite de dendê, recheado com vatapá, caruru, pimenta e camarão. 

As baianas são figuras que se dedicam ao ofício de vender acarajé e manter acesa a chama da cultura local. Por isso, no turismo de experiência, especialmente na Bahia, é indispensável experimentar e prestigiar a comida de rua tradicional.

turismo gastronomico

4. Escolha hotéis que prezam pela culinária local

Um dos primeiros requisitos de quem escolhe a hospedagem é o café da manhã. Sem dúvida, esse é um ponto importante, não só no turismo gastronômico, como em qualquer tipo de viagem, seja a passeio ou trabalho.

Porém, para quem quer viver um turismo de experiência, é bacana pesquisar as opções de restaurantes e alimentação no hotel ou no resort escolhido. Então, dê preferência para hotéis que ofereçam comida tradicional da Bahia aos turistas.

5. Não tenha medo de experimentar novos sabores

Quando você começa a pesquisar sobre as opções de comidas de Salvador, depara-se com muitas coisas diferentes, que, talvez, nunca tenha ouvido falar. Porém, isso não é motivo para deixar de experimentar novos sabores. Inclusive, o turismo gastronômico destaca-se justamente pela possibilidade de imersão em novas experiências.

Para quem não quer errar na hora de provar um novo sabor, a dica é dar preferência para bons restaurantes. Na internet, você pesquisa a avaliação e lê os comentários de clientes, listando rapidamente os melhores restaurantes de Salvador, por exemplo. A mesma dica vale para qualquer cidade que você estiver conhecendo.

6. Valorize os pequenos restaurantes locais

Por fim, a última dica é valorizar os pequenos restaurantes locais — algo que vale não só para a Bahia, mas qualquer outra cidade em que você estiver viajando para fazer turismo gastronômico.

Além dos já mencionados restaurantes tradicionais, existem muitas pequenas pérolas espalhadas pelas cidades da Bahia, que, às vezes, não são tão conhecidas pelos turistas. 

Priorize os estabelecimentos familiares, comandados por mulheres que criam temperos únicos. Um exemplo disso são os restaurantes em Trancoso, que oferecem experiências intimistas aos seus visitantes.

Para quem está viajando e quer se sentir em casa, vale a pena conhecer os pequenos restaurantes locais, que, às vezes, não são tão famosos entre os turistas, mas que oferecem uma comida digna de uma avaliação cinco estrelas. 

Vai fazer turismo gastronômico na Bahia? Então, aproveite para começar a pesquisar pelo seu hotel. Consulte nossos pacotes promocionais e planeje sua próxima experiência gastronômica combinada com um local inesquecível. 

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia