Tente imaginar a sensação de viver em um mundo que é totalmente pensado para pessoas diferentes de você. Parece complicado, né? É por isso que é tão importante falar sobre acessibilidade.

Presente em propagandas, posts da internet, matérias jornalísticas, debates políticos e mídias de todos os tipos, o tema vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. E a popularidade é muito justa! Afinal, as discussões sobre acessibilidade são indispensáveis se quisermos criar um futuro melhor para todas as pessoas. Mas o que será que essa palavra tão famosa significa na prática?

Hoje, a gente te ajuda a entender um pouco mais sobre o conceito de acessibilidade e como ele aparece no universo dos serviços turísticos. Além disso, também separamos algumas dicas especiais para os viajantes que desejam curtir as férias em espaços acessíveis de verdade, com diversão garantida para todo mundo. Basta continuar por aqui para descobrir o que é acessibilidade e quais os principais recursos usados para proporcionar mais inclusão nas experiências de viagem.

Mas afinal, o que é a acessibilidade?

Homem sentado em um sofá fazendo um sinal de cumprimento na língua universal de sinais

De maneira simplificada, acessibilidade significa igualdade de acesso a serviços, informações, produtos e lugares para todas as pessoas.

Em outras palavras, proporcionar acessibilidade é garantir que todo mundo possa se locomover, se divertir e realizar atividades diversas independentemente de características como deficiências. Você deve conhecer algum estabelecimento equipado com rampas de acesso na entrada, por exemplo. Ou talvez já tenha se deparado com um programa de TV em que um pedacinho da tela era reservado para os intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Esses são apenas alguns exemplos de acessibilidade super importantes para garantir a inclusão de pessoas com deficiência. Assim como as rampas tornam os lugares mais acessíveis para quem usa cadeiras de rodas, a interpretação em língua de sinais permite que pessoas surdas tenham acesso pleno a conteúdos audiovisuais. O mesmo vale para muitas outras iniciativas voltadas para a acessibilidade, como a instalação de piso tátil nas calçadas para facilitar a locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão.

Turismo acessível: a inclusão em locais de lazer

Quem não gosta de viajar?

Mergulhar em culturas diferentes e explorar novos destinos são experiências capazes de transformar as pessoas. E todo mundo deve ter a oportunidade de vivenciar esses momentos! Esse é justamente o princípio por trás do turismo acessível.

Estamos falando de uma abordagem que foca em proporcionar momentos de lazer e atividade turísticas para pessoas que têm deficiências ou mobilidade reduzida. Isso é possível por meio de um esforço colaborativo entre os órgãos governamentais e as empresas que fornecem serviços turísticos, como passeios guiados, hospedagem e transporte. No Brasil, esse ramo é impulsionado pelo Programa Turismo Acessível, uma iniciativa do Governo Federal criada pelo Ministério do Turismo.

Além disso, alguns estabelecimentos já oferecem recursos especialmente pensados para a acessibilidade, como você descobrirá a seguir.

A acessibilidade em hotéis e resorts é fundamental

Um dos maiores avanços do turismo acessível é a garantia de acessibilidade em hotéis, resorts e pousadas.

Os estabelecimentos que se dedicam a oferecer experiências de hospedagem acessíveis costumam contar com adaptações nos quartos, espaços de circulação e áreas de lazer. Isso inclui alguns recursos de infraestrutura, como barras de segurança nas paredes das acomodações, rampas de acesso e elevadores, além de portas mais largas, para garantir o conforto dos hóspedes que usam cadeiras de rodas. Também é importante disponibilizar alternativas de acessibilidade para que todos os viajantes possam aproveitar as opções de lazer e entretenimento do hotel. É para isso que serve a cadeira de rodas anfíbia, por exemplo.

E o que é a cadeira de rodas anfíbia ou cadeira de rodas para areia?

A cadeira de rodas anfíbia é uma das maiores aliadas dos viajantes quando o assunto é acessibilidade em hotéis e resorts.

Também chamada de cadeira de rodas para areia, ela é projetada para viabilizar a locomoção de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida em diversos ambientes. Feitas com materiais resistentes e leves, as cadeiras de rodas anfíbias circulam facilmente na areia da praia e no chão de terra, e também podem ser usadas para entrar na água. Dessa forma, elas ajudam os viajantes a curtirem ao máximo as atividades aquáticas no mar, em rios e nas piscinas.

Hoje em dia, é possível encontrar estabelecimentos que disponibilizam cadeiras de rodas anfíbias como opção de acessibilidade durante a hospedagem. Caso você pretenda utilizar esse tipo de serviço, lembre-se de conferir também se o lugar tem infraestrutura acessível nos espaços voltados para atividades aquáticas.

Dicas para escolher o melhor resort ou hotel com acessibilidade para sua estadia:

Rampa de acesso à piscina, com sinalizalção e corrimões

Quer viajar com acessibilidade?

Então se liga nas nossas dicas! Abaixo, você descobre alguns dos principais pontos de atenção que devem fazer parte do seu planejamento de viagem se você quiser garantir uma experiência de hospedagem realmente acessível. Na hora de escolher um hotel ou resort, não se esqueça de levar em consideração as questões que listamos a seguir.

Considere suas necessidades pessoais

Beleza, talvez o hotel que chamou a sua atenção durante as pesquisas seja acessível… mas será que ele tem os recursos de acessibilidade que você precisa?

Muitas vezes, por mais que o estabelecimento atenda perfeitamente às leis e boas práticas de acessibilidade, ele pode não oferecer o apoio necessário para suprir as suas necessidades específicas. Por isso, em vez de apostar em um lugar só porque ele se intitula como acessível, procure por hospedarias capazes de atender às suas demandas pessoais de acessibilidade.

Certifique-se de confirmar tudo sobre o local

Depois de conferir se o hotel ou resort tem os recursos de acessibilidade certos para você, não deixe de confirmar se eles realmente estarão disponíveis durante a sua estadia.

Imagine a situação: você finalmente encontra um hotel com cadeiras de rodas anfíbias… mas elas estarão passando por manutenção justamente no período da sua hospedagem. Você também pode se deparar com informações desatualizadas nos sites de reservas e páginas oficiais dos estabelecimentos. Por isso, antes de fazer sua reserva, entre em contato com a hospedaria para confirmar tudo que você considera indispensável para a sua viagem.

Considere também o acesso do equipamento com o qual vai viajar

No caso de turistas cadeirantes ou com mobilidade reduzida, a escolha de um hotel ou resort acessível também pede atenção a alguns detalhes.

Afinal, os diversos tipos de equipamentos usados para locomoção podem exigir opções de acessibilidade específicas. Uma cadeira de rodas manual funciona de forma diferente de uma scooter ou de uma cadeira motorizada, por exemplo. Portanto, não deixe de se certificar de que o hotel escolhido por você tem uma infraestrutura compatível com o equipamento que você vai utilizar durante a viagem.

Confirme a disponibilidade do quarto acessível

Até mesmo os estabelecimentos bem conceituados no ramo do turismo acessível costumam ter um número limitado de acomodações adaptadas.

Para evitar dores de cabeça, entre em contato com o hotel por e-mail, ligação ou WhatsApp e confirme se é possível agendar sua reserva para um quarto acessível. No dia da viagem, antes de sair de casa, ligue novamente ou envie outra mensagem de confirmação para garantir que está tudo certo com a acomodação que você escolheu.

Acessibilidade em áreas recreativas também é fundamental

Lembre-se: um hotel ou resort só pode receber o título de acessível se oferecer recursos de acessibilidade que vão além de quartos adaptados.

Além de proporcionar acomodações seguras e confortáveis, também é importante que o estabelecimento tenha boas opções de lazer para todos os hóspedes. Por isso, na hora de escolher o seu local de hospedagem, informe-se sobre a infraestrutura e as alternativas de acessibilidade disponíveis nas áreas recreativas, como piscinas, playgrounds e salas de jogos.

Costa do Sauípe Resorts: entenda como solicitar a cadeira de rodas adaptada para água e curtir com tranquilidade

Sabia que existe um cantinho no Litoral Norte da Bahia que mistura tranquilidade e emoção com acessibilidade para todo mundo? Pois é, estamos falando da Costa do Sauípe Resorts.

Localizado a 76 quilômetros de Salvador, esse complexo turístico inesquecível é o jeito perfeito de você viver um pouquinho da Bahia de verdade. Além de uma estadia em meio a algumas das paisagens mais fantásticas do Brasil, a Costa do Sauípe é um super complexo all inclusive com opções de hoteis com atrações diferentes o ano todo. Famosos pela infraestrutura super completa, os resorts contam com opções de lazer para todos os gostos e vários recursos de acessibilidade.

As opções de acessibilidade na Costa do Sauípe incluem quartos adaptados, rampas de acesso, elevadores e cadeiras de rodas anfíbias pensadas para que todo mundo possa curtir mergulhos revigorantes e atividades aquáticas. Afinal de contas, todo mundo merece um pouquinho de Bahia pra lavar a alma.

Para solicitar o uso das cadeiras é super simples. Na verdade, quando você ou a pessoa que necessitar chegar para o check-in no resort, nossos atendentes informam sobre a possibilidade de utilização, e é claro que elas são gratuitas e ficam à disposição.

O suporte para orientar o uso e acompanhar as atividades é a nossa equipe de salvatagem, que fica sempre de prontidão na orla da praia.

Agora que você não precisa mais se preocupar em procurar um hotel acessível na Bahia, venha aproveitar o melhor da Costa do Sauípe!

Homem em pé em uma das piscinas do Costa do Sauípe com o mar ao fundo

Sossego, diversão, contato com a natureza e acessibilidade: tudo isso faz parte da experiência de hospedagem na Costa do Sauípe.

São várias opções de hotéis pensados para receber todos os viajantes da melhor maneira possível e garantir momentos inesquecíveis de curtição em família. No Costa do Sauípe, você vive uma estadia fora de série em meio à natureza exuberante do nordeste e ainda aproveita as incríveis piscinas, passeios inesquecíveis e muita comida boa nos nossos restaurantes. Isso sem falar nos vários recursos de acessibilidade. Aqui, ninguém fica de fora da diversão!

A experiência cheia de baianidade da Costa do Sauípe já está esperando por você, então aproveita pra conferir nossos pacotes promocionais!

O Grand Premium Brisa foi premiado Travellers' Choice Awards - Best of the Best 2024.

Ficamos entre o 1% dos hotéis mais bem avaliados segundo o TripAdvisor. Somos um dos melhores na categoria "tudo incluído".

Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos