Mulher usando trajes de baiana com um vestido branco, lenço colorido na cabeça e colare de contas

Você sabe o que significa “axé”?

Sim, estamos falando do gênero musical mais tocado no Carnaval da Bahia, mas também de uma modalidade de dança que já dominou o Brasil e de uma expressão usada para atrair positividade. Pois é, axé é tudo isso e muito mais – não é à toa que essa palavra aparece com frequência no vocabulário baiano –.

Por carregar tantos sentidos diferentes, o termo “axé” pode até provocar confusão em algumas pessoas. E se você gostaria de aprender mais sobre esses vários significados, chegou ao lugar certo! Aqui, vamos te explicar direitinho o que significa axé, qual é a origem de expressões como “axé pra quem é de axé” e como surgiu o axé music, ritmo que é a cara da Bahia.

Vem com a gente nesse passeio cheio de história, música, baianidade e muito, mas muito axé!

Conheça o Axé Music: gênero musical que traz alegria

Eu falei faraó

Ê, faraó-ó-ó…

Quem nunca ouviu esse hit icônico cantado pela maior lenda do axé, Margareth Menezes?

Também interpretada pelo grupo de tambores Olodum, a música Faraó, Divindade do Egito está gravada para sempre na memória afetiva de muitos brasileiros. E essa é apenas uma das muitas canções que fazem parte do rico repertório do axé music, um ritmo autenticamente baiano conhecido pela cadência animada e super alto astral.

Independentemente de como é o seu gosto musical, você com certeza conhece vários grandes sucessos do axé music. Duvida? Então vamos fazer um teste: veja se você se recorda da letra abaixo!

A minha sorte grande foi você cair do céu

Minha paixão verdadeira

Viver a emoção, ganhar teu coração

Pra ser feliz a vida inteira

[...]

Poeira… poeira… poeira, levantou poeira

É até difícil não cantar junto, né? Mais uma vez! Pega essa outra trilha sonora atemporal:

Não dá, não dá

Pra ficar, pra ficar

Sem te ver

Sou 100% você!

Esses clássicos que entraram para a história da música brasileira são exemplares fantásticos do axé music. Eles são interpretados por dois dos maiores responsáveis pela popularização do gênero: a musa Ivete Sangalo e a banda Chiclete com Banana.

Além desses dois, o legado do axé music também foi construído por outros grandes nomes famosos, como Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Banda Eva, Claudia Leitte, Banda Mel e Cheiro de Amor. Nascido no Carnaval de Salvador, o axé music chegou rapidamente a todas as partes do Brasil, como te mostraremos a seguir.

Saiba a origem do Axé

mãos de pessoas que tocam tambores de madeira
Beleza, agora que você já relembrou vários representantes inesquecíveis do gênero musical que é nosso tema de hoje, é hora de descobrir como ele surgiu. Afinal, qual é a origem do axé?

Se você separar um tempinho para ouvir alguns dos grandes clássicos do axé music, vai perceber que eles têm algumas similaridades com canções de outros gêneros. É que apesar de carregar um charme único, o axé não tenta esconder que é uma mistura de várias influências culturais diferentes. E é justamente essa diversidade incrível de fontes que faz dele um ritmo tão cativante!

O axé surgiu durante a década de 1980, nos festejos do Carnaval de Salvador. Na época, a folia soteropolitana já era balançada por vários sons, incluindo os do frevo recifense, do samba de roda e do merengue. Na época, os blocos afro e escolas de tambores, como Olodum e Araketu, também começavam a ganhar cada vez mais espaço na cena carnavalesca, popularizando o samba-reggae, o ijexá, e outros ritmos de origem africana.

A mistura de tudo isso com uma pitada de forró, pop-rock e mais uma imensa diversidade de ritmos latinoamericanos foi o que inspirou um grupo de jovens músicos que tocava no Estúdio WR. Sob o comando de Toninho Lacerda, o baterista Cesinha, o compositor e arranjador Alfredo Moura e o vocalista Carlinhos Brown formaram a banda Acordes Verdes, responsável por criar o movimento do axé music.

Os arranjos musicais cheios de originalidade criados por Alfredo Moura se consolidaram como a identidade do novo ritmo, que cativava os ouvintes de primeira. Poucos meses depois das primeiras gravações, os acordes dançantes já eram adotados por outros artistas e tocavam sem parar nas rádios. Astros e estrelas do axé music eram lançados ao estrelato a todo momento: Sarajane, Gerônimo, Cid Guerreiro, Timbalada, Babado Novo, Asa de Águia e Banda Eva estavam entre os precursores dessa primeira geração.

Já nos anos 90, o axé music ganhou um novo impulso por causa de revelações como Netinho e Daniela Mercury. Depois de vender três milhões de exemplares do disco O Canto da Cidade, Daniela ganhou o título de “Rainha do Axé”, que carrega até hoje. História linda, hein?

Axé também é dança  

Se você já assistiu a algum show de axé music, certamente percebeu a presença indispensável dos dançarinos. E eles têm um lugar garantido no palco mesmo, afinal, axé é dança também!

Além de curtirem as batidas agitadas das canções, os apreciadores da primeira geração do axé music também eram atraídos pelas coreografias hipnotizantes que completavam as apresentações de bandas famosas e grandes artistas. Com passos fluidos e sincronia perfeita, a dança do axé chamava atenção pelos movimentos rápidos, pelos muitos deslocamentos laterais e pelo balançar de quadris – o famoso rebolado –.

Esse gingado era tão cativante que, em pouco tempo, todo mundo tinha vontade de aprender a dança do axé. Por isso, o ritmo passou a aparecer constantemente nas aulas de academias de ginástica e escolas de dança. Até hoje, dançar axé é uma das formas mais eficientes de mover o corpo e se divertir ao mesmo tempo. Melhor ainda se for em um show na Bahia!

Axé pra quem é de Axé: entenda o que significa a expressão ‘Axé’

“Amém pra quem é de amém, axé pra quem é de axé”.

Ao escutar ou ler essa famosa frase, algumas pessoas ficam naquele estado de interrogação. Se o assunto aqui é música, qual é o significado de axé nesse caso?

É que além de se referir ao gênero do axé music, a palavra também tem um outro sentido bem especial: o termo “axé” é usado para desejar e atrair boas energias. Por isso, durante a sua estadia na Bahia, você pode se deparar com afirmações do tipo “muito axé para você!”.

Seguindo essa mesma linha, o termo é empregado para caracterizar lugares ou pessoas que passam uma vibe positiva ou provocam sensações agradáveis. Daí o costume de dizer que alguém “tem axé”. No mais, axé também é uma saudação comum entre devotos das religiões afro-brasileiras – como te explicaremos daqui a pouco – e uma confirmação para quando você deseja que alguma coisa mencionada na conversa realmente aconteça. Nesse sentido, é uma expressão equivalente a “que assim seja!” ou “se Deus quiser!”.  

Origem da palavra Axé

Mulher de branco amarrando fitas do senhor do bonfim em uma grande em frente a uma igreja
A origem da palavra axé, com todos aqueles significados lindos que mencionamos ali em cima, está ligada às raízes afro-brasileiras da nossa língua.

Isso porque ela vem do termo iorubá àṣẹ, que quer dizer “poder” ou “força”. Na fé dos iorubás – conservada no Brasil por religiões como o candomblé e a umbanda –, axé é a força sagrada carregada pelos orixás e a energia vital presente em todas as criaturas da natureza. Em outras palavras, axé é o poder mágico responsável por mover tudo que existe!

Sabe o que representa tanto a Bahia de verdade quanto o Axé? Passar alguns dias curtindo a Costa do Sauípe!  

Homem em pé em uma das piscinas do Costa do Sauípe

A gente até que poderia passar muito mais tempo falando sobre os vários significados desse termo tão poderoso. Mas a verdade é que axé não se explica em palavras.

Axé é sentimento, é o toque revigorante da natureza, é o arrepio de quem se deixa levar pela batida do axé music, é a ancestralidade contida em expressões como a capoeira e o amor transmitido nos deliciosos pratos da culinária baiana. Resumindo: a Bahia é puro axé! Sem dúvidas, não tem lugar melhor para descobrir pessoalmente a beleza dessa energia.

E todo esse axé você encontra no Costa do Sauípe. Aqui, sua família pode mergulhar nos vários encantos da baianidade enquanto curte as praias mais incríveis do país e aproveita todo o conforto de uma estadia all inclusive. Vem viver as férias mais cheias de axé da sua vida na Costa do Sauípe!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos