Escada de madeira que leva a um lago cristalino na Chapada Diamantina

E aí, você já sabe o que vai fazer no Carnaval 2024?

Se a sua resposta for “não”, saiba que você não está só: esse tipo de dúvida costuma aparecer em muitos lares brasileiros depois da virada de ano. Afinal, a Festa de Momo traz, ao mesmo tempo, a celebração popular mais badalada do Brasil e um feriado prolongado que sempre faz a alegria de quem deseja descansar.

Tanto para os fãs da folia quanto para a galera que escolheu o sossego, a escolha de curtir o Carnaval na Bahia garante experiências maravilhosas. Imagina só passar o Carnaval de 2024 com os pés na areia das praias paradisíacas de Morro de São Paulo. Ou, quem sabe, em meio às paisagens estonteantes da Chapada Diamantina. Gostou da ideia? Então pode continuar por aqui.

Hoje, vamos te ajudar a escolher uma programação carnavalesca diferenciada, perfeita para quem prefere viajar no feriado e se afastar das grandes folias. Vem com a gente conhecer algumas das melhores dicas de lugares tranquilos para passar o Carnaval 2024 em terras baianas!

O Carnaval também pode ser tranquilo e de muito descanso em destinos únicos:

O que vem à sua cabeça quando você pensa no Carnaval da Bahia?

Talvez a primeira imagem a se formar na sua mente tenha sido a das celebrações vibrantes de Salvador. Não é surpresa: a capital baiana é conhecida por abrigar algumas das maiores festas de Carnaval do país. Por isso, todos os anos, os soteropolitanos que querem fugir do agito e dos trios elétricos se refugiam nos vários destinos interioranos fantásticos distribuídos pelo estado.

Nos últimos anos, essa alternativa tem se tornado cada vez mais popular entre turistas de todas as partes do Brasil. Para te ajudar a curtir essa oportunidade também, fizemos uma lista especial com várias sugestões de cidades tranquilas nas quais você pode aproveitar o Carnaval de 2024 para desvendar alguns dos melhores pontos turísticos da Bahia.

Confere aí nossa seleção!

Chapada Diamantina

Vista panorâmica das planícies e chapadas na Chapada Diamantina

Queridinha de quem curte turismo de aventura, a Chapada Diamantina é uma grande estrela do interior baiano.

Situado no coração do estado, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem uma paisagem marcada por serras, montanhas, chapadões e outras formações grandiosas que rendem vistas cinematográficas. É o lugar ideal para quem curte contato próximo com a natureza, já que os principais atrativos da região incluem matas, nascentes, mirantes, grutas e algumas das mais incríveis cachoeiras da Bahia. Se você quer passar o Carnaval de 2024 entre trilhas emocionantes, banhos de rio e muita exuberância natural, esse é o destino perfeito!

Entre os atrativos que precisam fazer parte da sua experiência estão o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira da Fumaça, a Gruta da Pratinha, o Poço Encantado e o Parque Municipal de Mucugê. Para desbravar esses e outros encantos da Chapada Diamantina, você pode se hospedar em Lençóis, um charmoso município situado a aproximadamente 430 quilômetros de Salvador.

Itacaré

Assim como a Chapada Diamantina, Itacaré também é uma ótima pedida para viajantes que se interessam por ecoturismo.

Parte da fantástica Costa do Cacau, a cidade proporciona aventuras inesquecíveis em muitos cenários diferentes: em Itacaré, seu roteiro carnavalesco pode ir de praias desertas e trechos de Mata Atlântica preservada até morros e rios. Também não faltam oportunidades de praticar esportes aquáticos: o destino é um verdadeiro paraíso para surfistas. Vale a pena visitar a Praia de Itacarezinho, a Praia do Resende e a Praia da Ribeira.

Depois de passar o dia curtindo o sol e o mar, tire um tempinho para conhecer também o Centro de Itacaré. Ele está cheio de restaurantes, bares, lanchonetes, lojinhas de artesanato e vários outros estabelecimentos bem legais. Itacaré está separada de Salvador por 250 quilômetros.

Barra Grande

Barco azul navegando no mar com o forte e vegetação de Barra Grande ao fundo

Apesar de ser menos famosa do que os lugares que já mencionamos na nossa lista, Barra Grande com certeza merece um espacinho na seleção de destinos carnavalescos.

Afinal, ela guarda algumas das joias naturais mais fascinantes da região conhecida como Península de Maraú. Na Praia de Barra Grande, as piscinas naturais de coloração turquesa convidam os visitantes a longos mergulhos despreocupados. A grande faixa de areia macia forma com os coqueiros verdes um cenário digno de sonho. É tranquilidade pura!

Para fechar o passeio com chave de ouro, visite a adorável Vila de Barra Grande para conhecer o comércio e desfrutar das várias iguarias autenticamente baianas servidas nos restaurantes de comida caseira. Justamente por ser um destino pouco conhecido, Barra Grande é uma opção fantástica para quem quer passar o Carnaval de 2024 na calmaria total.

Morro de São Paulo

Talvez você já tenha se deparado por aí com as imagens impressionantes do Morro de São Paulo.

Separado de Salvador por apenas 60 quilômetros, o distrito fica no incrível Arquipélago de Tinharé, um refúgio de natureza preservada que esbanja cenários de tirar o fôlego. Ao longo da extensa linha costeira enfeitada por coqueirais e piscinas naturais, você terá a oportunidade de visitar mais de dez praias. Vale a pena conhecer todas elas! Morro de São Paulo é famosa por agradar praieiros de todos os perfis: tem trechos de mar tranquilo, points ideais para surfe, vida noturna, passeios de lancha e muito mais.

O destino é procurado principalmente por turistas que gostam de aproveitar toda a beleza do litoral sem abrir mão do conforto. Afinal, Morro de São Paulo conta com uma infraestrutura excelente: não faltam opções de hospedagem, espaços gastronômicos e outros estabelecimentos.

Ilha dos Frades

Sua meta é evitar a agitação do Carnaval de Salvador sem se afastar muito da cidade? Então você vai adorar conhecer a Ilha dos Frades.

Na verdade, esse pedacinho do paraíso está na região metropolitana da capital, mas tem um jeitão pacato de interior que conquista qualquer pessoa. Com apenas oito quilômetros de extensão, a Ilha dos Frades é um tesouro natural que flutua no mar da Baía de Todos-os-Santos. Pode acreditar quando a gente diz: o azul do mar, as grandes áreas de vegetação nativa e a tranquilidade das praias te farão esquecer que você está tão perto de uma metrópole.

Durante sua estadia, não deixe de visitar a Praia do Loreto e a Praia do Tobar. Para chegar à Ilha dos Frades, você pode pegar uma embarcação no Terminal Marítimo Madre de Deus, que fica a 60 quilômetros do Centro de Salvador.

Corumbau

Você já ouviu falar na Ponta do Corumbau?

O nome completo dessa encantadora faixa de areia é, na verdade, Reserva Extrativista Marinha de Corumbau. Ela fica na região conhecida como Costa do Descobrimento, que abriga também a cidade histórica de Porto Seguro. Corumbau é um daqueles tesouros escondidos que têm tudo para entrar na lista de melhores viagens da sua vida. O mar de águas calmas e mornas é a melhor pedida para quem procura uma oportunidade de relaxar sem pensar no amanhã.

Aproveite para fazer um mergulho com snorkel nas piscinas naturais e explorar a fauna marinha do recife de corais de Itacolomi. Entre junho e novembro, também é possível observar a dança hipnotizante das grandes baleias jubarte. Se quiser completar sua experiência com um mergulho na água doce, dê uma passadinha no Rio Corumbau.

Para chegar até Corumbau, você pode contratar um passeio saindo das praias vizinhas, Caraíva ou Cumuruxatiba. A partir de Caraíva, também dá para fazer o percurso a pé, passando por Barra Velha e pelo Parque Nacional do Monte Pascoal. É só ter disposição – a caminhada é de aproximadamente 8 quilômetros –.

Caraíva

Acabamos de mencionar Caraíva como ponto de partida ideal para quem deseja visitar Corumbau.

Mas ela com certeza merece um espaço próprio entre as nossas sugestões de lugares para passar o Carnaval 2024. Ao chegarem nessa simpática vila do Litoral Sul, os visitantes são recebidos pela emblemática frase pintada na fachada de uma das casinhas coloridas: “sorria, você está em Caraíva!”. De fato, é difícil não abrir um sorriso diante da atmosfera rústica e aconchegante do destino.

A palavra de lei é “sossego”: Caraíva é um vilarejo livre de automóveis, com ruas de terra batida e cheiro de mar. Não faltam trechos de areia quase desertos, como a Praia do Camarão e a Praia do Satu. Caso você prefira contemplar as paisagens enquanto desfruta de um bom drink, vai adorar os bares “pé na areia” da Praia de Caraíva. Aproveite a estadia para fazer um passeio bate e volta até Corumbau, hein?

Taipu de Fora

Chalé de palha na areia da Praia em Taipu de Fora

Em Taipu de Fora, as piscinas naturais se formam pertinho da areia, aos pés dos visitantes.

Você não precisará contratar passeios e nem fazer travessias de barco para se banhar nas águas límpidas que se acumulam entre os arrecifes de corais. Essa facilidade – junto com os cenários espetaculares da orla – faz com que a Praia de Taipu de Fora seja um dos pontos mais adorados da Península de Maraú.

As piscinas naturais se formam durante a maré baixa, mas também há muitos trechos ótimos para banho nos momentos de maré alta. A faixa de areia conta com quiosques, barraquinhas e restaurantes excelentes na parte mais agitada da praia e também com áreas bem menos movimentadas. É possível acessar a Praia de Taipu de Fora por meio das orlas vizinhas, a Praia da Bombaça e a Praia do Cassange.

Ilha de Boipeba

Ilha de Boipeba

Assim como Morro de São Paulo, a Ilha de Boipeba é uma das preciosidades abrigadas pelo Arquipélago de Tinharé.

Situada no município de Cairu, Boipeba está entre as ilhas mais lindas do Brasil. É uma escolha à prova de erros para quem adora relaxar de frente para a imensidão azul do oceano: as incríveis faixas de areia da ilha podem ser conhecidas em uma caminhada tranquila. O destaque vai para a Praia do Tassimirim, a Praia da Cueira e a Praia de Moreré.

Além disso, a Ilha de Boipeba é conhecida pelas fascinantes áreas de manguezal, que também proporcionam passeios super legais. Vale a pena percorrê-las de caiaque ou de canoa. No final do dia, conheça os estabelecimentos tradicionais do povoado de Velha Boipeba para fechar a programação com os deliciosos pratos da culinária baiana. Para chegar a esse destino, você pode pegar uma lancha no município de Valença, que fica a 120 quilômetros de Salvador.

Aratuba

Para muita gente, a Praia de Aratuba é o cantinho mais apaixonante da Ilha de Itaparica.

Diferente de outras praias da ilha, Aratuba tem um movimento turístico discreto. Em muitos trechos, é uma praia selvagem, onde você não vai encontrar quiosques nem vendedores ambulantes. Por isso, essa é uma das melhores faixas de areia de Itaparica para quem busca privacidade, silêncio e vários cenários de beleza intocada.

Em outras partes da orla, a areia macia e alaranjada recebe um toque de animação por causa dos bares à beira-mar, que costumam oferecer atrações como música ao vivo. Por causa dessa vibe eclética, a Praia de Aratuba é a pedida ideal para os praieiros que desejam calmaria durante o dia e agito noturno na medida certa. Tem jeito melhor de passar o Carnaval 2024?

Curtir o descanso também faz parte do feriado de Carnaval, mas se você quiser misturar os dois mundos, vem pro Ziriguidum do Costa do Sauípe!

Pessoas pulando carnaval no Ziriguidum do Costa do Sauípe

Depois de conhecer tantos lugares fantásticos, você com certeza já está sonhando com a possibilidade de passar o Carnaval 2024 na Bahia.

Que tal transformar o feriado dos sonhos em realidade mergulhando nos mares cristalinos do litoral baiano? Aqui no Costa do Sauípe, sua família aproveita um paraíso de belezas tropicais com todo o conforto de um resort all inclusive. E o melhor é que dá para relaxar muito sem deixar a magia do Carnaval passar em branco.

No Ziriguidum, o evento carnavalesco do Costa do Sauípe, a festa acontece juntinho da praia. A programação inclui shows incríveis de artistas locais, rixô elétrico, festas temáticas, customização de abadás e até oficina de capoeira. É diversão garantida para todas as idades.

Vem descobrir a Bahia de verdade! O equilíbrio perfeito entre tranquilidade e folia no Costa do Sauípe!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos