Cinco frutos do mar que você precisa experimentar

Leves, frescos e deliciosos, os frutos do mar são uma ótima opção para variar o cardápio e promover novos sabores. Presentes em diversos pratos típicos de muitas regiões do país, principalmente da Bahia, esses alimentos ainda trazem uma série de benefícios à saúde. 

Ricos em vitaminas e minerais, eles fortalecem o sistema imunológico e ainda trazem uma diversidade de gostos à nossa mesa. Para que você conheça mais sobre essas iguarias, preparamos uma lista com os cinco principais tipos de frutos do mar. 

1.Siri

A carne de siri é uma das maiores delícias marítimas! Apesar de ser encontrado com mais facilidade nas regiões litorâneas, esse crustáceo também é vendido congelado nas demais áreas do país. Rico em vitaminas e minerais, está presente  em vários pratos tradicionais da culinária brasileira.

Devido à sua composição nutricional, o siri é uma ótima opção para substituir a carne vermelha sem a perda de nutrientes. Esse fruto do mar está presente em diversas refeições, como moquecas, caldinhos e, na clássica, casquinha de siri.

2.Camarão

O camarão é, com certeza, um dos mais amados nessa categoria, uma vez que tem a flexibilidade de se adaptar a vários ingredientes e é fácil de preparar. Nutritivo e saudável, ele é fonte de proteínas, ferro, cálcio e vitaminas.

Democrático, o camarão pode estar nos pratos mais comuns, como no pastel e no strogonoff, e nos pratos mais elaborados. Na Bahia, ele é a principal estrela da culinária e está no recheio do acarajé e em opções mais requintadas, como o bobó de camarão, vatapá e caruru.

frutos do mar

3.Lagosta

Um dos mais nobres e suculentos frutos do mar, a lagosta é um ingrediente indispensável da gastronomia de luxo. Com a possibilidade de chegar a ter mais de 1 kg, essa iguaria possui um sabor levemente adocicado e pode ser preparada para compor um prato principal ou um acompanhamento.

Rica em nutrientes e com vitaminas E, A e C, a lagosta é uma ótima opção para ser incluída em uma dieta saudável. Ela pode ser encontrada na moqueca, como filé flambada no vinho branco ou na clássica versão a Thermidor — gratinada com vinho, champignon e queijo prato.

4.Polvo

Com um sabor exótico, macio e de textura elástica, o polvo é de fácil preparo e vai bem com diversos pratos. Presente na culinária japonesa, o alimento possui poucas calorias, sendo rico em nutrientes, como ômega 3, que auxilia no funcionamento do sistema cardiovascular.

Esse molusco pode estar incluído em refeições acompanhando massas, legumes e arroz. As refeições mais conhecidas são com polvo cozido, à lagareiro — com louro, batatas e azeite —  ou grelhado.

5. Mariscos

Encontrados em grande quantidade no litoral brasileiro, os mariscos também são conhecidos como mexilhões. Eles podem ser alaranjados ou brancos, dependendo do gênero, sendo composto por vários nutrientes e minerais.

Com um gosto sofisticado, eles podem ser preparados puros ou combinados com outros frutos do mar ou especiarias, como curry e gengibre. Esses moluscos são utilizados em moquecas, cazuela de mariscos ou cataplana de frutos do mar.

Prove os sabores do mar na Costa do Sauípe!

O Complexo Costa do Sauípe, localizado no litoral norte da Bahia, oferece além de aconchegantes acomodações e várias opções de lazer, um roteiro gastronômico com os sabores da Bahia e outras receitas da alta culinária, que são preparadas com essas delícias marítimas.

O restaurante Benditos Frutos fica no resort Costa do Sauípe e oferece um cardápio diversificado com refeições no sistema à la carte, com peixes, moquecas, camarão, lagosta, entre outros frutos do mar. 

O ambiente é tranquilo, aconchegante, inspirado nas praias baianas e ideal para  aproveitar pratos deliciosos a dois ou com toda a família. 

Faça sua reserva

Desfrute dos sabores e belezas marítimas no melhor all-inclusive da Bahia. Confira nossos pacotes promocionais e faça já sua reserva!



Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia