* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Como funciona o Projeto Tamar na Praia do Forte?

Você já deve ter ouvido falar do Projeto Tamar alguma vez. Afinal, a organização atende mais de 20 localidades de oito estados diferentes espalhadas pelo litoral brasileiro. A fundação nasceu em 1980 e é reconhecida internacionalmente. Saiba mais sobre o Projeto Tamar na Praia do Forte!

O que é?

O nome Projeto Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras "tartaruga" e "marinha". De acordo com a fundação, a missão é “promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social”.

Ao longo desses anos de atuação, mais de 43 milhões de tartarugas foram protegidas. Ainda, a tendência de recuperação das populações de quatro espécies de tartarugas marinhas foi alcançada, 1.800 oportunidades de trabalho foram geradas, e cerca de 25 mil ninhos foram protegidos a cada temporada de desova.

Além do trabalho na linha de frente, o projeto também busca oferecer um serviço de educação ambiental para as comunidades litorâneas se conscientizarem acerca das urgências da natureza. 

Na Praia do Forte, inclusive, existe o Projeto Tamarzinhos, no qual crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos têm a oportunidade de participar das ações e entender a importância da preservação ambiental.

Onde o Projeto Tamar é realizado?

Mas afinal, onde o Projeto Tamar é realizado? Confira a lista com as localidades:

  • Fernando de Noronha;
  • Pipa;
  • Ponta dos Mangues;
  • Pirambu;
  • Aracaju;
  • Abaís;
  • Mangue Seco;
  • Sítio do Conde;
  • Costa do Sauipe;
  • Praia do Forte;
  • Arembepe;
  • Busca Vida;
  • Guriri;
  • Pontal do Ipiranga;
  • Trindade;
  • Povoação;
  • Regência;
  • Vitória;
  • Farol de São Thomé;
  • AquaRio;
  • Ubatuba;
  • Beto Carrero World;
  • Florianópolis.

tartaruga boiando em piscina no projeto tamar na praia do forte

Projeto Tamar na Praia do Forte

Agora que você já sabe o que é o Projeto Tamar, vale conhecer mais detalhes sobre o trabalho e o funcionamento da organização na Praia do Forte (Bahia). A história da vila com a fundação começou em 1982, quando pesquisadores do projeto chegaram na região.

A base do Projeto Tamar fica localizada na Bahia e monitora 30 km de praias, entre os rios Jacuípe e Imbassaí. Na temporada de desova das tartarugas, que dura de setembro a março, mais de 100 mil filhotes são protegidos. Além disso, toda a Praia do Forte — 14 km de extensão — é considerada Área de Estudo Integral (AEI).

Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar

O Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar da Praia do Forte ocupa uma área total de 10 mil metros quadrados. Ele atende cerca de 500 mil pessoas por ano, sendo o centro mais visitado do país.

Em um dia de passeio, você tem contato com tanques e aquários, além de quatro espécies diferentes de tartarugas marinhas. O local é dividido em espaços temáticos que ajudam a contar a história e os desafios desses animais.

Dinâmicas interativas, como alimentação das tartarugas, dos peixes e dos tubarões e atividades de enriquecimento ambiental são disponibilizadas. Além disso, é possível realizar visitas orientadas por monitores capacitados ou até participar do programa "Biólogo por um dia" e acompanhar o trabalho da Fundação Projeto Tamar.

Por fim, o local conta com um espaço cultural que já recebeu grandes artistas, como Milton Nascimento e Lenine, e também há lojas para compra de artigos sobre o projeto.

Localização, ingressos e horário de funcionamento

O Projeto Tamar está localizado na Praia do Forte, na Av. Farol Garcia D'Ávila, s/n. A instituição funciona de terça a sexta, das 11h às 17h. Já nos finais de semana, é possível visitar o local das 10h às 17h.

O ingresso do Projeto Tamar na Praia do Forte possui as modalidades inteira, meia-entrada (para estudantes) e passaporte família (dois adultos e duas crianças). O local ainda oferece gratuidade para crianças até cinco anos, bem como visitantes naturais da cidade de Mata de São João e funcionários da Marinha, Petrobras e CLN.

Para saber quanto custa a entrada no Projeto Tamar na Praia do Forte, basta entrar em contato com o Projeto pelos telefones: (71) 3676-0321 ou (71) 98127-2010.

Aproveite para conhecer o Costa do Sauípe

Além de visitar o Projeto Tamar na Praia do Forte, existe outro lugar que é parada obrigatória no caminho. O resort Costa do Sauípe fica localizado a menos de uma hora da fundação e oferece a melhor estadia para você e sua família.

O complexo de hotéis, além de contar com um sistema all-inclusive, possibilita um maior contato com a natureza e apoia o ecoturismo. Nada melhor do que juntar dois passeios incríveis em uma viagem só, não é mesmo?

A infraestrutura possui praia com piscinas naturais, lagoas, esportes de aventura e entretenimento para todas as idades. Ainda, as acomodações garantem muito conforto e tranquilidade. A gastronomia não fica atrás, uma vez que o resort oferece três opções de restaurantes de cair o queixo.

Transporte do Costa do Sauípe para a Praia do Forte

Quer ir do Costa do Sauípe para o Projeto Tamar? O resort oferece translados para a Praia do Forte que saem do hotel pela manhã ou à tarde. Assim, você poderá conhecer melhor a região e o projeto. Para mais informações, consulte a recepção do local.

Reserve já

Confira nossos pacotes promocionais e usufrua de benefícios especiais durante sua estadia. O Costa do Sauípe conta com o melhor da gastronomia e com muito lazer para toda a família. Não perca tempo e venha conhecer o paraíso do litoral da Bahia!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades