* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Como funciona o Projeto Tamar na Praia do Forte?
Você já deve ter ouvido falar do Projeto Tamar alguma vez. Afinal, a organização atende mais de 20 localidades de oito estados diferentes espalhadas pelo litoral brasileiro. A fundação nasceu em 1980 e é reconhecida internacionalmente. Saiba mais sobre o Projeto Tamar na Praia do Forte!
O que é?
O nome Projeto Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras "tartaruga" e "marinha". De acordo com a fundação, a missão é “promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social”.
Ao longo desses anos de atuação, mais de 43 milhões de tartarugas foram protegidas. Ainda, a tendência de recuperação das populações de quatro espécies de tartarugas marinhas foi alcançada, 1.800 oportunidades de trabalho foram geradas, e cerca de 25 mil ninhos foram protegidos a cada temporada de desova.
Além do trabalho na linha de frente, o projeto também busca oferecer um serviço de educação ambiental para as comunidades litorâneas se conscientizarem acerca das urgências da natureza.
Na Praia do Forte, inclusive, existe o Projeto Tamarzinhos, no qual crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos têm a oportunidade de participar das ações e entender a importância da preservação ambiental.
Onde o Projeto Tamar é realizado?
Mas afinal, onde o Projeto Tamar é realizado? Confira a lista com as localidades:
- Fernando de Noronha;
- Pipa;
- Ponta dos Mangues;
- Pirambu;
- Aracaju;
- Abaís;
- Mangue Seco;
- Sítio do Conde;
- Costa do Sauipe;
- Praia do Forte;
- Arembepe;
- Busca Vida;
- Guriri;
- Pontal do Ipiranga;
- Trindade;
- Povoação;
- Regência;
- Vitória;
- Farol de São Thomé;
- AquaRio;
- Ubatuba;
- Beto Carrero World;
- Florianópolis.

Projeto Tamar na Praia do Forte
Agora que você já sabe o que é o Projeto Tamar, vale conhecer mais detalhes sobre o trabalho e o funcionamento da organização na Praia do Forte (Bahia). A história da vila com a fundação começou em 1982, quando pesquisadores do projeto chegaram na região.
A base do Projeto Tamar fica localizada na Bahia e monitora 30 km de praias, entre os rios Jacuípe e Imbassaí. Na temporada de desova das tartarugas, que dura de setembro a março, mais de 100 mil filhotes são protegidos. Além disso, toda a Praia do Forte — 14 km de extensão — é considerada Área de Estudo Integral (AEI).
Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar
O Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar da Praia do Forte ocupa uma área total de 10 mil metros quadrados. Ele atende cerca de 500 mil pessoas por ano, sendo o centro mais visitado do país.
Em um dia de passeio, você tem contato com tanques e aquários, além de quatro espécies diferentes de tartarugas marinhas. O local é dividido em espaços temáticos que ajudam a contar a história e os desafios desses animais.
Dinâmicas interativas, como alimentação das tartarugas, dos peixes e dos tubarões e atividades de enriquecimento ambiental são disponibilizadas. Além disso, é possível realizar visitas orientadas por monitores capacitados ou até participar do programa "Biólogo por um dia" e acompanhar o trabalho da Fundação Projeto Tamar.
Por fim, o local conta com um espaço cultural que já recebeu grandes artistas, como Milton Nascimento e Lenine, e também há lojas para compra de artigos sobre o projeto.
Localização, ingressos e horário de funcionamento
O Projeto Tamar está localizado na
Praia do Forte, na Av. Farol Garcia D'Ávila, s/n. A instituição funciona de terça a sexta, das 11h às 17h. Já nos finais de semana, é possível visitar o local das 10h às 17h.
O ingresso do Projeto Tamar na Praia do Forte possui as modalidades inteira, meia-entrada (para estudantes) e passaporte família (dois adultos e duas crianças). O local ainda oferece gratuidade para crianças até cinco anos, bem como visitantes naturais da cidade de Mata de São João e funcionários da Marinha, Petrobras e CLN.
Para saber quanto custa a entrada no Projeto Tamar na Praia do Forte, basta entrar em contato com o Projeto pelos telefones: (71) 3676-0321 ou (71) 98127-2010.
Aproveite para conhecer o Costa do Sauípe
Além de visitar o Projeto Tamar na Praia do Forte, existe outro lugar que é parada obrigatória no caminho. O resort Costa do Sauípe fica localizado a menos de uma hora da fundação e oferece a melhor estadia para você e sua família.
O complexo de hotéis, além de contar com um sistema
all-inclusive, possibilita um maior contato com a natureza e apoia o
ecoturismo. Nada melhor do que juntar dois passeios incríveis em uma viagem só, não é mesmo?
A infraestrutura possui praia com piscinas naturais, lagoas, esportes de aventura e entretenimento para todas as idades. Ainda, as acomodações garantem muito conforto e tranquilidade. A gastronomia não fica atrás, uma vez que o resort oferece três opções de restaurantes de cair o queixo.
Transporte do Costa do Sauípe para a Praia do Forte
Quer ir do Costa do Sauípe para o Projeto Tamar? O resort oferece translados para a Praia do Forte que saem do hotel pela manhã ou à tarde. Assim, você poderá conhecer melhor a região e o projeto. Para mais informações, consulte a recepção do local.
Reserve já
Confira nossos
pacotes promocionais e usufrua de benefícios especiais durante sua estadia. O Costa do Sauípe conta com o melhor da gastronomia e com muito lazer para toda a família. Não perca tempo e venha conhecer o paraíso do litoral da Bahia!