O Projeto Tamar na Praia do Forte começou em 1982, após um levantamento que indicou quais praias brasileiras tinham ocorrências de tartarugas marinhas. 

O local é sede nacional do projeto e fica a 70 km de Salvador, capital do estado da Bahia, e a 30 km do resort Costa do Sauípe.

Atualmente, são 26 bases espalhadas por nove estados, sendo oito delas abertas à visitação – uma delas sendo a Praia do Forte.

Uma curiosidade é que o nome do projeto é a junção das primeiras sílabas das palavras tartaruga (TA) e marinha (MAR).

Como atua o Projeto Tamar na Praia do Forte?


A base atua monitora 30 km de praias, entre os rios Jacuípe e Imbassaí. Na temporada de desova das tartarugas, que dura de setembro a março, mais de 100 mil filhotes são protegidos.

Além disso, toda a Praia do Forte – 14 km de extensão – é considerada Área de Estudo Integral (AEI).



Atrações do projeto


Na Praia do Forte, há um museu do Tamar que, em conjunto com a base de pesquisa, ocupa uma área total de 10 mil m².

A área foi doada pela Marinha do Brasil e fica ao redor do farol Garcia D’Ávila. Lá, ficam disponíveis diversas atividades e atrações para todos os visitantes.

Tanques e aquários


No museu, é possível apreciar mais de 600 mil litros de água salgada com quatro espécies de tartarugas marinhas e outros exemplares da fauna marinha.

Visitas orientadas


Com atividades distintas a cada horário, as visitas orientadas mostram setores do museu e suas particularidades para todas as idades.

Solturas de filhotes


Uma das atividades mais legais de participar é a soltura de filhotes na época de reprodução das tartarugas. Neste momento, aprende-se também sobre manejo e proteção dos ninhos que são feitos em áreas de risco.

Espaços temáticos


No local, também existem espaços com temas específicos relacionados às atividades do Tamar, como importância dos arrecifes, ameaças à sobrevivência das tartarugas marinhas, manejo e proteção e captura incidental de tartarugas por pescadores.

Lazer e souvenirs


Ainda é possível conhecer o cinema que tem no local, exposições fotográficas e a Cabana Digital, que conta com brincadeiras com fotomontagem ou vídeo e-mail. Além de lojas para compra de artigos sobre o projeto.

Espaço cultural


No Projeto Tamar, existe também um espaço cultural que recebe artistas internacionais, nacionais e regionais com apresentações artísticas.

Ecoturismo


Manter o patrimônio natural é um dos pilares do ecoturismo. Com grande diversidade de biomas e atrações ecológicas variadas, o Brasil é um ótimo destino para desbravar a natureza.

O Projeto Tamar é reconhecido no mundo todo como um local de referência de preservação da natureza e ecoturismo consciente.

Transporte da Costa do Sauípe para a Praia do Forte


Quer ir da Costa do Sauípe para o Projeto Tamar? O resort oferece translados para a Praia do Forte que saem do hotel pela manhã ou à tarde para você conhecer melhor a região e o projeto.

Conheça a Costa do Sauípe!


O ecoturismo e a Costa do Sauípe andam juntos. Além do Projeto Tamar, o resort conta com integração com a natureza, atrações turísticas naturais e convívio com a fauna e flora local no hotel.

Confira nossos pacotes promocionais e respire a natureza de maneira consciente com toda a sua família!