As danças da Bahia são uma manifestação cultural do estado recheada de muita animação. Por meio de ritmos e vestimentas, elas transmitem toda a energia, receptividade e paixão do povo baiano.
As danças baianas possuem uma forte influência africana e indígena, criando, assim, uma mistura de movimentos que representam a história e a cultura de seus viventes e antepassados.
Então, que tal conhecer um pouco mais sobre as danças da Bahia? Confira abaixo quais são os principais tipos de coreografias que animam esse povo arretado de bom!
1.Baião
Esse é um dos ritmos mais conhecidos da região. O baião é a dança cantada que mistura elementos indígenas, portugueses e africanos. A construção musical é feita por meio de instrumentos como flauta doce, triângulo, viola caipira e sanfona. Com sua melodia animada e marcante, o baião saiu do Nordeste e ganhou o Brasil.
O ritmo do baião é composto por vários movimentos realizados, como balanceios, rodopios, entre outros passos. Outra característica marcante do baião é seu figurino alegre, sempre com cores vivas, muitas flores e saias rodadas.
2. Maculelê
O maculelê é uma das danças folclóricas da Bahia que possui raízes indígenas e africanas. Com um ritmo animado, o maculelê se originou na época do Brasil colônia, sendo uma espécie de luta marcial com bastões praticada pelos escravizados nos canaviais.
Com uma música agitada e envolvente, a dança é sempre feita com homens e mulheres que dançam com bastões e tocam instrumentos como pandeiro e atabaques, sempre respondendo ao comando do macota, um mestre de cerimônias que coordena os movimentos da apresentação.
3. Samba de roda
Outra dança típica do estado da Bahia é o samba de roda. O ritmo surgiu no século 19, recebendo elementos como palmas, violão, pandeiro e cuíca, trazendo elementos marcantes da cultura da Angola e os unindo com elementos musicais portugueses.
O samba se trata de uma mistura de dança, capoeira e culto aos orixás, resultando em um mix cultural que, anos mais tarde, acabou alcançando todo o país. Não é a toa que, em 2013, o ritmo recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
4. Samba-reggae
Não podemos falar de dança típica da Bahia sem citar o samba-reggae. Originado na década de 80 pelo maestro Neguinho do Samba, do bloco Olodum, o ritmo é uma mistura do samba com o reggae jamaicano. O samba-reggae se tornou um sucesso nacional e internacional, virando uma marca registrada do estado baiano.
A construção do samba-reggae consiste em uma base de percussão, composta por elementos como atabaques, tambores, viola eletrônica e guitarra. A melodia envolvente cativou artistas renomados, como Michael Jackson, que, durante sua passagem pelo Brasil, fez uma visita à capital baiana e incorporou os elementos do samba-reggae em uma de suas músicas.
5. Axé
Outra das danças da Bahia que ganhou o Brasil é o axé. Originado na década de 80, o ritmo é composto por elementos de maracatu, frevo, reggae e forró, sendo um dos principais atrativos do Carnaval baiano. A expressão axé, significa “energia positiva”, termo utilizado como saudação no candomblé e na umbanda.
O ritmo animado ganhou ao longo dos anos a nomenclatura de axé music, representando as origens internacionais na construção da melodia. Não é à toa que a agitação e as coreografias marcantes desse exemplo de danças da Bahia conquistaram o Brasil.
Curta os ritmos baianos na Costa do Sauípe!
Localizada no litoral norte baiano, a
Costa do Sauípe é o lugar perfeito para conhecer o que a Bahia tem de melhor! Além de oferecer as melhores praias e piscinas da região, ainda é possível desfrutar de várias atividades artísticas e culturais dentro do complexo.
Sem contar ainda com a oportunidade de degustar os
sabores da Bahia, com um roteiro gastronômico recheado de opções deliciosas da culinária regional. Aproveite suas férias para fazer uma viagem especial ao litoral norte baiano na Costa do Sauípe.
Confira nossos
pacotes promocionais e venha viver momentos inesquecíveis em um dos melhores resorts
all-inclusive da América do Sul. Aproveite!