monumentos de alguns orixás no centro do lago no Dique do Tororó em Salvador

Que tal curtir um dia de diversão ao ar livre com um toque especial de cultura baiana? É isso que te espera no Dique do Tororó!

Esse charmoso espaço muito frequentado pelos soteropolitanos se tornou cartão-postal da capital baiana por causa do paisagismo encantador. Apesar de ser menos conhecido do que outros pontos turísticos, como o Pelourinho, o Dique do Tororó conquista os corações de todos os viajantes que passam por ele. Se você queria ideias de passeios em Salvador para fazer com a família, com certeza vai gostar dessa sugestão.

Mais do que um simples parque, o Dique do Tororó é um lugar que reúne áreas arborizadas, obras de arte cheias de significado e ótimas opções de entretenimento. Para saber mais, é só continuar aqui com a gente! Hoje, vamos te contar um pouco sobre a história do Dique do Tororó e mostrar por que ele é tão querido por quem visita Salvador.

Saiba mais sobre a impressionante história do Dique do Tororó

Eu fui ao Tororó

Beber água e não achei

Encontrei linda morena

Que no Tororó deixei…

Passados de geração em geração, os versos que aparecem aqui em cima pertencem a uma antiga quadrinha – um tipo de canção popular tradicional – bem conhecida na Bahia.

Eles são um ótimo exemplo de como o Dique do Tororó está presente no imaginário popular dos soteropolitanos há muito tempo. Não é à toa, já que os primeiros registros de sua existência datam do final do século 17. Represado para dar origem ao famoso lago, ele é o único manancial natural de Salvador.

Embora ainda cause algumas discordâncias entre os pesquisadores, a história do Dique do Tororó com certeza está ligada à necessidade de proteger a capital baiana. A represa foi construída para dificultar o acesso dos invasores que desejavam conquistar Salvador, mas é difícil determinar se essa medida veio dos colonizadores portugueses ou dos holandeses.

Independentemente da autoria, o Dique do Tororó acabou se popularizando entre os soteropolitanos e se tornou um ponto importante para o abastecimento cotidiano de água. Mais para frente, no século 19, o lago perdeu parte de sua área por causa de um aterramento.

Hoje, o Dique do Tororó é um badalado ponto de encontro, servindo como espaço de lazer e local perfeito para a prática de exercícios físicos ao ar livre. Ele também tem uma importância especial para os adeptos ao candomblé, o que motivou uma linda homenagem, como explicamos melhor abaixo.

Lago dos Orixás: beleza natural baiana

Sol se pondo no Lago dos Orixás no Dique do Tororó

Adorado por todo mundo, o Dique do Tororó é o queridinho dos candomblecistas. Tanto é que ele frequentemente serve como palco para a realização de alguns ritos tradicionais afro-brasileiros, que têm uma presença muito forte em Salvador.

Por isso, em 1996, o grande espelho d’água do Dique do Tororó recebeu uma instalação artística composta por oito estátuas que representam os orixás, entidades iorubás cultuadas no candomblé e na umbanda. As esculturas coloridas têm sete metros de altura e foram responsáveis por atrair ainda mais visitantes para o Dique do Tororó, rendendo a ele o apelido de Lago dos Orixás.

Essas imponentes obras de arte a céu aberto são sempre impressionantes, mas ficam ainda mais lindas depois que o sol se põe: à noite, o Lago dos Orixás recebe uma iluminação especial. É de cair o queixo!

Orixás que se destacam no Dique do Tororó:

Círculo formado por orixás no Dique do Tororó em Salvador

A essa altura, pode ser que você esteja aí se perguntando quem são as gigantescas figuras que adornam os 110 mil metros quadrados de água. Afinal, quais são os orixás do Dique do Tororó?

Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi são as forças sagradas que serviram como inspiração para as obras de arte. Queridas em toda a Bahia até por quem não é adepto às religiões afro-brasileiras, essas entidades são parte da identidade cultural do estado. Muitos eventos dedicados aos orixás, como a famosa Festa de Iemanjá (fazer linkagem), são protagonistas no calendário oficial de Salvador e reúnem pessoas de todas as crenças.

Se a curiosidade não foi embora por aí, não se preocupe: conheça, abaixo, um pouquinho mais sobre cada um dos orixás representados no Dique do Tororó.

  • Iansã: também conhecida como Oyá, Iansã comanda as ventanias e as tempestades. Deusa guerreira e dona de uma determinação quase invencível, ela também é associada ao fogo.
  • Nanã: na cosmologia iorubá, Nanã teve um papel importante na própria criação dos seres humanos. Uma das mais antigas orixás femininas, ela domina os lugares de terra úmida e água parada, como pântanos e poços (a até o próprio Dique do Tororó).
  • Ogum: senhor das armas, dos metais bélicos, da caça, dos exércitos e dos grandes caminhos. Ogum é um lutador nato, sempre representado com uma grande espada em mãos. No sincretismo religioso, é comparado com a figura católica de São Jorge.
  • Oxalá: considerado o “Pai de Todos”, Oxalá é uma das entidades primordiais responsáveis pela criação dos humanos e dos outros orixás. Ele é associado à paz, à vida e ao amor incondicional.
  • Xangô: guardião da justiça divina, Xangô se manifesta na natureza por meio dos raios, dos vulcões e do fogo. Representado pela cor vermelha, ele é conhecido por proteger seus filhos das injustiças e das mentiras.
  • Iemanjá: a Rainha do Mar é possivelmente a mais conhecida das entidades iorubás. Dona dos mares, ela protege os navegantes e pescadores. Chamada de “Mãe de Todos”, Iemanjá também representa a maternidade e a fertilidade feminina.
  • Oxum: enquanto Iemanjá domina o oceano, Oxum toma conta das águas doces. Ela comanda rios, riachos e cachoeiras, além de ser associada ao ouro, à beleza, ao poder feminino e ao oráculo sagrado dos búzios.
  • Oxossi: poderoso orixá da caça, Oxóssi estende seu domínio pelas matas e florestas. Portando sempre seu arco e suas flechas, está ligado à fartura e à cor verde.

Também é possível aproveitar o passeio de pedalinho

Depois de descobrir mais sobre os orixás do Dique do Tororó, talvez você sinta vontade de apreciar as estátuas de perto.

A boa notícia é que isso pode ser feito de várias maneiras. Os vários barqueiros que trabalham na área oferecem passeios de barco para quem deseja navegar pelo Lago dos Orixás. Se quiser uma opção mais divertida, que tal desbravar o Dique do Tororó em um pedalinho? Caso você planeje viajar com as crianças, essa é uma alternativa perfeita para deixar o roteiro ainda mais lúdico.

Os pedalinhos do Dique do Tororó ficam para aluguel nos fins de semana. Para usá-los por meia hora, a taxa por pessoa varia entre R$ 10,00 e R$ 30,00.

Para esticar o passeio nas proximidades

No Dique do Tororó, o passeio de pedalinho é apenas um dos atrativos populares. O espaço tem atividades maravilhosas para todos os gostos: ele conta com pistas de patins e caminhada, playgrounds infantis, anfiteatro, deques de pesca e palco para shows. Além disso, é comum encontrar rodas de capoeira e outras preciosidades culturais nos arredores do Lago dos Orixás.

E se depois de conhecer tudo isso você ainda quiser estender o rolê, nós temos mais algumas sugestões valiosas! O Dique do Tororó fica pertinho de algumas das melhores praias de Salvador, como você pode conferir abaixo.

Praia do Porto da Barra

A Praia do Porto da Barra está entre as mais badaladas da capital baiana.

Com uma linda orla de 600 metros de extensão, ela proporciona uma vista encantadora da Baía de Todos-os-Santos. Por causa das águas tranquilas, que muitas vezes formam piscinas naturais, a Praia do Porto da Barra é ideal para as famílias que desejam se divertir com liberdade e segurança. A proximidade com o centro facilita o acesso a essa maravilhosa faixa de areia.

Situada a apenas 6 quilômetros do Dique do Tororó, a Praia do Porto da Barra com certeza merece um espacinho no seu itinerário.

Praia de Ondina

Quem já teve a oportunidade de curtir o Carnaval de Salvador certamente já ouviu falar no tradicional bairro de Ondina.

Além de servir como passarela para os circuitos carnavalescos, ele também abriga a espetacular Praia de Ondina. Assim como a Praia do Porto da Barra, a Praia de Ondina é banhada por águas tranquilas e cristalinas. Localizada em uma área nobre de Salvador, ela também se destaca pela excelente infraestrutura: a orla tem muitas opções de restaurantes, bares, quiosques, lanchonetes e outros estabelecimentos.

A Praia de Ondina fica a 5,5 quilômetros do Dique do Tororó.

A Bahia de verdade te espera no Dique do Tororó e também na Costa do Sauípe!

Orla da praia com o complexo de hoteis do Costa de Sauípe

Seja para caminhar tranquilamente entre as árvores, curtir um piquenique de frente para o lago ou apreciar as lindas obras de arte que embelezam a água, você com certeza vai adorar os momentos vivenciados no Dique do Tororó.

Além de aproveitar o contato com a natureza e as várias atividades que esse rico espaço oferece, você também pode experimentar os deliciosos pratos servidos pelos ótimos restaurantes situados ao redor do parque. Curtiu a ideia de passeio? Então pode anotar o endereço: o Dique do Tororó fica na Avenida Vasco da Gama, bem ao lado da Arena Fonte Nova.

E se você gostou de desbravar as belezas de Salvador, vai adorar saber que elas são só uma parte do que a Bahia tem a oferecer! No Costa do Sauípe, você mergulha nos cenários paradisíacos do litoral baiano com todo o conforto de um resort all inclusive e uma estrutura pensada para acolher sua família da melhor forma. Que tal deixar suas férias ainda mais especiais?

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos