O folclore da Bahia é a representação cultural dos costumes e das tradições do povo baiano, estando presente em hábitos, ritmos, vestimentas e até na culinária. Sempre enaltecendo e preservando parte de suas origens até os dias atuais. E o estado da Bahia é uma das regiões recheadas de diversos elementos culturais.
Cada região do estado contribui significativamente para construir o folclore baiano. Por isso, separamos uma lista com alguns hábitos do folclore da Bahia para você conhecer e apreciar durante seu passeio pela região. Confira!
1.Maculelê
O maculelê é um dos ritmos da cultura baiana que possui raízes indígenas e africanas, muito praticado pelos negros da época do Brasil Colônia. Essa expressão artística está presente no estado há mais de 100 anos, sempre sendo desenvolvida com homens fortes que interagem com bastões em uma espécie de luta.
Os espetáculos de maculelê costumam ser encenados juntos a músicas animadas de origem africana, ao som de instrumentos como o atabaque e o pandeiro. Essa atividade do folclore da Bahia costuma ser praticada sobretudo na cidade de Santo Amaro da Purificação.
2.Bumba Meu Boi
O Bumba Meu Boi faz parte do folclore brasileiro da Bahia, também sendo praticado em outras regiões do país como na região da Amazônia e em Santa Catarina. Segundo historiadores, a dança do Bumba Meu Boi surgiu no século 17, sendo praticada por escravos e trabalhadores braçais da época.
O espetáculo envolve um dançarino representando a figura de um vaqueiro, que realiza alguns enfrentamentos com um boi, e que, logo após, acaba saindo da cena, sendo “ferido” por dois outros colegas. A cena representa a lenda do Bumba Meu Boi, em que o animal favorito de um poderoso vaqueiro acaba ressuscitando.
3.Capoeira
Uma das danças folclóricas da Bahia é a capoeira, uma expressão artística e cultural também considerada uma arte marcial. Sua origem se deu como um treinamento de luta para que os escravos pudessem se defender das agressões sofridas.
Para que os senhores não desconfiassem, os escravos faziam uma roda, e, ao som do berimbau, faziam vários movimentos de dança e de luta. Com o passar da história, a modalidade acabou conquistando não só o país, mas todo o mundo, ganhando visibilidade internacional.
4. Puxada de mastro
Outra herança da época da colonização é a puxada de mastro, uma expressão da cultura da Bahia e folclore regional. O evento é realizado anualmente, sempre na primeira semana de janeiro na cidade de Ilhéus. Nele, o povoado homenageia São Sebastião.
As primeiras puxadas de mastro eram feitas pelo povo indígena, como uma espécie de penitência, clamando aos deuses pela proteção de todos os males que afligiam a humanidade. Hoje, o evento se tornou uma tradição no estado, sendo a principal festa folclórica da região.
5. Caboclinhos
Uma das atividades culturais do folclore da Bahia para homenagear seus antepassados são os caboclinhos. No movimento, algumas pessoas se fantasiam de índios, com flechas e instrumentos musicais, representando a figura indígena no Carnaval.
Geralmente, os grupos de caboclinhos são compostos por uma personalização de cacique, mestre e contramestre. O grupo desfila pelas ruas da região sempre representando ações e movimentos de músicos e guerreiros indígenas.
Conheça a cultura da Bahia na Costa do Sauípe!
Localizado no litoral norte da Bahia, o complexo de hotéis da
Costa do Sauípe oferece acomodações aconchegantes, ideais para cada tipo de viagem, seja ela a dois, sozinho ou com toda a família. Além disso, você ainda poderá aproveitar as melhores praias e piscinas da região.
Por lá, também é possível desfrutar de várias atividades artísticas, culturais e gastronômicas da
cultura baiana. Tudo com a comodidade do sistema all-inclusive, que inclui bebidas e alimentos no valor do pacote.