Futevôlei: saiba como praticar o esporte no litoral baiano

É impossível resistir às belezas naturais das praias brasileiras. Dessa forma, os turistas estão sempre em busca de entretenimento para curtir à beira-mar. E, não à toa, o futevôlei está entre os preferidos dos amantes da união de esportes + altas temperaturas. 

No entanto, você conhece todas as regras do futevôlei, sabe como montar o time, qual rede usar e como delimitar a quadra? Preparamos um guia completo para ajudá-lo a praticar o esporte de forma correta e, ainda, se divertir com os amigos ao pé da areia.  

Continue lendo e confira as dicas a seguir para visitar a Costa do Sauípe e, assim, praticar esportes com a excelente infraestrutura do complexo! 

Saiba como surgiu o futevôlei 

A história do futevôlei começa em 1962, quando a polícia proibiu os jogos de futebol nas praias do Rio de Janeiro. Na verdade, a fiscalização proibia qualquer esporte que não utilizasse em um espaço previamente delimitado. 

Pensando nisso, alguns grupos de amigos da época, entre eles o jogador de futebol Octávio Moraes (o Tatá do Botafogo), decidiram improvisar a modalidade utilizando a rede de vôlei. Assim, os jogadores utilizavam movimentos dos pés e cabeça para marcar pontos com a bola. 

Esses pioneiros na prática de futevôlei, só conseguiram burlar a lei carioca do momento porque Octávio resolveu jogar em uma quadra de vôlei com rede e espaço delimitado. O que era permitido na época. 

Com o tempo, o esporte se tornou popular em outras praias do estado. Em 1974, por exemplo, ele chegou ao tradicional bairro do Leme na Zona Sul do Rio de Janeiro. Cerca de 10 anos depois, após ter sido apresentado às praias de Ipanema, o futevôlei despertou interesse de patrocinadores e da imprensa. 

Afinal, como jogar futevôlei? 

Quando surgiu o futevôlei tinha algumas regras muito semelhantes ao de vôlei de praia. Os jogos de futevôlei, inclusive, eram disputados com até seis jogadores de cada lado. Além disso, os atletas poderiam dar apenas três toques com a cabeça e/ou pés. Claro que sem deixar a bola cair dentro do espaço marcado. 

Atualmente, as partidas podem ser disputados em duplas com dois jogadores de cada lado, ou até mesmo, em times de até cinco indivíduos. Sendo um deles, o jogador reserva. 

O primeiro saque marca o início do jogo, no entanto, o atleta deve esperar o apito do árbitro autorizando. A jogada deve ser feita com os pés e precisa atravessar a rede de futevôlei para chegar a quadra do adversário.  

No futevôlei, o atleta pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e mãos. Além disso, cada equipe só pode dar de um a três toques antes de devolver a bola para o outro lado da rede. 

Para completar, vale ressaltar que, de modo geral, as partidas de futevôlei são compostas por até três sets, de 15 pontos cada. 

Conheça as regras da quadra de futevôlei 

Com o passar do anos, as regras foram sendo aperfeiçoadas. Atualmente, a quadra de futevôlei possui dimensão determinada. Sendo 18 x 9 metros demarcados sempre em areia nivelada e livre de objetos cortantes. 

O espaço é separada por uma rede de 9,5 metros de comprimento por um metro de largura. Ela precisa ser colocada em uma altura de 2,20 metros. 

Já a bola de futevôlei utilizada precisa seguir algumas regras básicas. E, por isso, não deve ser a mesma das quadras de voleibol. Para começar, no esporte de praia do acessório deve conter de 68 a 70 cm e completa com pressão entre 0,56 e 0,63 kg/cm. 

Além disso, é extremamente importante que, durante uma partida, todas as bolas utilizadas estejam alinhadas com as mesmas características. 

Pratique esportes na Costa do Sauípe! 

Agora que você já conhece as regras do futevôlei e como praticar o esporte, está ainda mais preparado para curtir os serviços de praia da Costa do Sauípe

Dessa forma, você e seus amigos podem se tornar verdadeiros craques do futevôlei enquanto desfrutam de muita mordomia no all-inclusive da Bahia. Afinal, o complexo possui excelente infraestrutura com equipamentos próprios para quem deseja praticar esportes à beira-mar. 



Aproveite os pacotes promocionais para a Costa do Sauípe e curta férias inesquecíveis à beira-mar. No complexo, é possível encontrar atrações para adultos e crianças, hospedagens exclusivas e sofisticadas, regime all-inclusive com as principais refeições e muito mais! 

Entre as opções de entretenimento, é possível encontrar centros esportivos, como o Sauípe Sports. No local, há diversas opções de atividades para praticar com os pés na areia e, ainda, relaxar enquanto exercita o corpo e a mente. 

Reserve dias inesquecíveis na Costa do Sauípe! 

Quer conhecer o litoral norte da Bahia e, ainda, praticar futevôlei com muita mordomia à beira-mar? Então, aproveite os pacotes promocionais da Costa do Sauípe e faça já sua reserva para o melhor all-inclusive do estado. Confira! 

Trabalhe Conosco

Sempre estamos em busca de grandes talentos, de áreas diversas, para integrar a nossa equipe! Preencha o formulário de contato abaixo e nos envie junto com o seu currículo. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Envie seu currículo

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia