Grávida pode viajar de avião? Confira as condições e os cuidados para embarcar

Por ser uma fase de grandes mudanças e atenção constante, há receios em se fazer uma viagem durante a gravidez devido às condições do trajeto. Mas, apesar disso, grávida pode viajar de avião sim, basta tomar alguns cuidados.

Para que você saiba tudo a respeito e prepare sua viagem com total segurança, preparamos este artigo completo com todos os cuidados necessários para viajar grávida e ter um embarque tranquilo. Confira abaixo.

Quais são as condições para a grávida viajar de avião?

De acordo com as diretrizes da maioria das companhias aéreas, a gestante pode viajar de avião até a 36ª semana de gravidez. O prazo pode diminuir em algumas condições especiais ou gestação de gêmeos, por exemplo. Lembrando que as empresas ainda solicitam um atestado médico para fazer a viagem.

Alguns médicos não recomendam viajar de avião grávida antes dos primeiros três meses, devido à maior chance de aborto, aos enjoos e à sonolência, que poderão causar grande desconforto, principalmente em trajetos longos. 

Condições que não permitem viajar grávida

Existem algumas condições que podem comprometer a saúde da mamãe e do bebê. Por isso, é necessário ficar atenta e buscar aval médico para a viagem em casos como: pressão alta, diabetes comum ou gestacional, além de casos anteriores de aborto ou partos prematuros.

Por isso, antes de realizar uma viagem, procure sempre uma orientação e a aprovação médica, para que você embarque segura e consiga manter todos os cuidados antes e durante a viagem.

gravida pode viajar de avião

Grávidas podem viajar em qualquer tipo de avião?

A gestante pode andar de avião, mas não em todos os modelos. Para maior segurança, o ideal é não viajar em aeronaves pequenas, que não tenham cabines pressurizadas, pois a viagem pode se tornar desconfortável e trazer riscos à gravidez. 

Por isso, no caso de embarque em aviões de porte pequeno, como helicópteros, por exemplo, ele deve ser feito apenas em casos de extrema necessidade e até a 35ª semana.

Cuidados durante a viagem

A grávida pode viajar de avião em segurança seguindo alguns cuidados básicos. Antes de tudo, é importante verificar se as condições de saúde, medicamentos e vitaminas estão em dia, além de receber todas as orientações médicas para o embarque. E não se esqueça de levar pouca bagagem para evitar o excesso de peso.

Para melhor locomoção, a grávida pode viajar sentando-se nos assentos do corredor para facilitar as idas ao banheiro e demais movimentos dentro da aeronave. Para sentir menos o impacto das turbulências, vá na região próxima à asa do avião, onde há mais estabilidade. 

Não se esqueça ainda de usar roupas e calçados confortáveis e cuidar bem da alimentação durante o percurso, evitando refrigerantes e outras bebidas gaseificadas.

Venha para a Costa do Sauípe

Agora que você já sabe como a grávida pode viajar de avião em segurança, venha para a Costa do Sauípe! Localizado no distrito de Sauípe, litoral norte da Bahia, esse complexo de hotéis oferece aconchegantes acomodações para todos os gostos.

Além das melhores praias e piscinas da região, a Costa do Sauípe ainda possui várias atividades gastronômicas, esportivas e culturais para você aproveitar! Conte ainda com as bebidas e comidas incluídas no valor do pacote por meio do sistema all-inclusive.

Faça sua reserva

Venha curtir o melhor do litoral baiano na maior mordomia na Costa do Sauípe! Conheça nossos pacotes promocionais e faça sua reserva. Ficou com dúvida sobre nossos pacotes ou atrações? Confira nosso FAQ com mais informações.


Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia