peque

O charme histórico do Pelourinho, a riqueza natural da Chapada Diamantina e igrejas que são verdadeiras obras de arte a céu aberto: que tipo de ponto turístico da Bahia é mais a sua praia?

Talvez você ache a pergunta meio difícil de responder. Tudo bem, a gente entende. Afinal, estamos falando de um estado com quase 560 mil quilômetros de área – um território gigantesco cheio de atrações capazes de encantar todos os perfis de viajantes –. E pode confiar quando dizemos que qualquer ponto turístico da Bahia fica ainda mais maravilhoso por causa da alegria e do aconchego que só a baianidade tem.

É muita coisa pra ver nesse lugar massa! E se você quiser saber mais sobre como curtir tudo isso sem se perder, é só vir com a gente: aqui, vamos te mostrar alguns atrativos que merecem um espacinho no seu roteiro quando você estiver de férias na Terra do Dendê. Bora lá descobrir os mais famosos pontos turísticos da Bahia?

Pelourinho: o coração de Salvador
Rua central do Pelourinho, em Salavador. Rua de paralelepídos e casas coloniais coloridas

Não dá para falar sobre ponto turístico da Bahia sem mencionar o nosso amado Pelô, como é chamado carinhosamente o Pelourinho.

Esse que é um dos bairros mais antigos de Salvador se tornou praticamente uma parada obrigatória para quem visita a capital baiana. Ele abriga uma bagagem histórica e cultural fantástica, que vibra em cada rua antiga, em cada manifestação de fé, roda de capoeira e barraquinha de acarajé. O Pelourinho é mágico justamente por reunir tantos símbolos da baianidade e da cultura afrobrasileira.

Além disso, o Pelô está cheio de construções belíssimas, que são alguns dos maiores tesouros arquitetônicos do Brasil. Vale a pena visitar a Igreja de São Francisco,a  Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Museu da Câmara Municipal. Para completar seu rolê cultural no Pelourinho, inclua no roteiro a Fundação Casa de Jorge Amado.

Centro Histórico de Porto Seguro: o berço do Brasil

Todo mundo sabe que Porto Seguro é uma das principais cidades turísticas da Bahia. Mas o que muita gente nem imagina é que os encantos desse destino clássico vão muito além das praias paradisíacas.

O Centro Histórico de Porto Seguro, por exemplo, é um sonho para quem curte roteiros focados na história do nosso país. Pense que esse apaixonante município litorâneo ganhou até o apelido de “berço do Brasil”: foi lá que os primeiros colonizadores portugueses atracaram seus barcos, no ano de 1500. Até hoje, o Centro Histórico de Porto Seguro guarda a lembrança desse ocorrido em monumentos como o Marco do Descobrimento, que foi trazido pelos próprios navegadores lusitanos.

Para aprender ainda mais sobre essa trajetória, você pode visitar o Museu de Porto Seguro (ou Museu do Descobrimento, como também é chamado), no prédio que antes abrigava a Casa da Câmara e Cadeia. O Farol de Porto Seguro e o Mirante das Fitinhas vão fechar sua passagem pelo Centro Histórico de Porto Seguro com chave de ouro!

Solar do Unhão - MAM: arte e história à beira mar

Solar do unhão, na Bahia. Prédio branco em estilo colonial na beira do mar cristalino.
No coração de Salvador, bem às margens da Bahia de Todos-os-Santos, você vai encontrar um ponto turístico da Bahia que é o casamento perfeito entre arte e história: o Solar do Unhão.

Apesar do nome, o atrativo é na verdade um sítio histórico composto por várias construções seculares preciosas. Ele inclui a Capela de Nossa Senhora da Conceição, o Solar, um chafariz, aquedutos, uma senzala e um alambique. A beleza impecavelmente preservada desse conjunto, por si só, já valeria uma visita. Mas o melhor de tudo é que o Solar do Unhão ainda é lar do Museu de Arte Moderna da Bahia.

Inaugurado em 1969, ele é um dos centros culturais mais animados da capital baiana. Suas oito salas de exposição são ocupadas por obras contemporâneas de grandes nomes como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. As mostras temporárias também não ficam para trás, sempre cheias de exemplares incríveis da nova arte brasileira. Confira a programação e aproveite para conhecer também as outras atividades culturais do Museu de Arte Moderna da Bahia, que incluem rodas de conversa, palestras, oficinas e até momentos musicais.

Basílica do Senhor do Bonfim: Fé e devoção

Até quem nunca pisou na Bahia já ouviu falar na icônica Lavagem do Bonfim, que acontece todos os anos na Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador.

O tradicional festejo é responsável por encher as ruas da cidade com o aroma maravilhoso das ervas sagradas e a fé contagiante dos devotos. Desde o século 18, a lavagem ritualística atrai para as escadarias da Basílica do Senhor do Bonfim uma gigantesca quantidade de católicos, candomblecistas, turistas e entusiastas da cultura baiana.

Mesmo que você não consiga participar dessa festa incrível, vale a pena visitar a Basílica, que segue lindíssima e conserva uma energia acolhedora única durante todos os meses do ano. Com uma arquitetura que mistura os estilos neoclássico e rococó, ela é rica em detalhes que vão de afrescos dourados até elaboradas peças de azulejaria. Não se esqueça de pensar em um desejo, separar a sua fitinha do Bonfim e amarrá-la com três nós nas grades do templo. Quem sabe seu pedido não recebe uma forcinha dos céus?

Centro Histórico de Salvador: um encontro com a história viva

Sabia que o Centro Histórico de Salvador vai muito além do Pelourinho?

Pois é, embora o Pelô seja o mais famoso dos bairros que compõem a área, precisamos falar também de joias como a Praça da Sé, o Terreiro de Jesus, Santo Antônio Além do Carmo e Largo de São Francisco. Juntos, os espaços que fazem parte do Centro Histórico de Salvador representam o maior conjunto arquitetônico colonial preservado de toda a América Latina!

Em outras palavras, esses bairros esbanjam riqueza quando o assunto é monumentos históricos, igrejas antigas, centros culturais, museus e restaurantes que servem o melhor da culinária baiana. Não deixe de visitar o Largo de Santo Antônio Além do Carmo, o Palácio Rio Branco e o Solar Ferrão. Aproveite para apreciar Salvador de um ângulo privilegiado andando no Elevador Lacerda.

Museu Náutico da Bahia - Farol da Barra: navegue pela história marítima

O Farol da Barra é, sem dúvidas, um ponto turístico da Bahia que não pode ficar de fora do seu itinerário quando você estiver em Salvador.

Ele é a edificação militar náutica mais antiga de todo o Brasil e ainda preserva a mesma beleza de 1534, quando foi erguido. Marco do nascimento de Salvador, essa construção icônica também abriga o Museu Náutico da Bahia, que tem um acervo arqueológico sensacional. A exposição inclui antigos instrumentos de navegação, miniaturas de grandes embarcações que já cortaram os mares brasileiros e muitas outras relíquias, como utensílios de uso doméstico, moedas e itens bélicos encontrados no fundo do mar.

A visita ao Museu Náutico da Bahia traz aquela sensação incrível de viagem no tempo! E a chance de entrar em uma estrutura tão emblemática quanto o Farol da Barra, é claro, traz uma emoção toda especial. Os ingressos para conferir as exposições do museu custam R$ 15,00 por pessoa.

Parque Nacional da Chapada Diamantina: tesouros naturais da Bahia

piscina natural cristalina cercado de vegetação natival com algumas pessoas nadando na Chapada Diamantina, Bahia

A essa altura da lista, talvez os aventureiros de plantão já estivessem sentindo falta dela: a Chapada Diamantina!

Mas a gente não poderia deixar esse famoso paraíso de fora da nossa seleção. Queridinho entre fãs do turismo de aventura, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem uma área de 152 mil hectares repleta de paisagens de tirar o fôlego. Tocando os limites de 5 municípios com seu gigantesco território, ele geralmente é acessado por meio das charmosas cidades de Lençóis e Mucugê.

É difícil encontrar as palavras certas para descrever a imensidão da Chapada Diamantina: no interior do parque, os visitantes podem aproveitar o contato direto com a exuberante natureza que ostenta morros, chapadões, cânions, rios, cachoeiras, poços, matas, cavernas e uma infinidade de outras maravilhas. Tudo isso pode ser apreciado por meio de trilhas, mergulhos, camping e atividades mais radicais, como escalada e rapel.

Na Chapada Diamantina, as opções de atrativos são incontáveis, mas os mais populares são o Morro do Pai Inácio (que tem um pôr do sol como você nunca viu na vida), a Gruta da Fumaça, o Poço Encantado e as várias cachoeiras (com destaque para a Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira do Sossego).

Os pontos turísticos da Bahia são inesquecíveis, e alguns dias na Costa do Sauípe podem deixar tudo melhor!

Já deu para perceber que tem ponto turístico da Bahia para todos os gostos, né?

A gente disse: em um estado tão grande e repleto de belezas variadas, só quem não tem espaço é o tédio. E olha que nem falamos sobre as adoradas zonas costeiras, onde ficam atrativos badalados como as praias do litoral norte. Imagina só conhecer de perto os pontos turísticos da Bahia que acabamos de te apresentar e depois ainda passar uns dias relaxando com os pés na areia.

Se você gostou da ideia, já estamos te esperando aqui no Costa do Sauípe, um resort all inclusive com tudo que você precisa para uma experiência completa. Que tal descobrir tudo que a Bahia tem a oferecer e ainda proporcionar férias inesquecíveis para a sua família?

A gente te espera aqui!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos