* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Qual a máscara mais segura? Tipos, modelos e níveis de proteção

Aposto que você já se perguntou qual a máscara mais segura, não é mesmo? Afinal, na hora de se proteger da COVID-19, todos os cuidados são necessários para ter o máximo de proteção ao sair para o trabalho ou realizar outras atividades. 

Pensando nisso, a Costa do Sauípe traz um guia completo sobre quais são os principais modelos de máscaras, os níveis de proteção e qual a máscara mais segura. Confira esses e outros detalhes em nosso artigo a seguir. 

Como a COVID-19 é propagada?

Para saber quais são as máscaras mais seguras, é importante entender como ocorre o contágio do coronavírus. Após muitas pesquisas, os especialistas constataram que o principal meio de propagação do vírus é pelo ar. 

Quando uma pessoa contaminada fala ou espirra, por exemplo, ela libera, além das gotículas de saliva, aerossóis, que são micropartículas que podem ficar suspensas no ar por horas, principalmente em locais fechados. Por isso, utilizar uma máscara segura é indispensável para se proteger do contágio da COVID-19. 

Outras formas de contágio

Além da saliva e das micropartículas, o vírus pode permanecer vivo em superfícies, tecidos e objetos por até três dias. Porém, apesar da probabilidade de contágio ser baixa nesse caso, é importante ficar atento, higienizando sempre as mãos após o contato com as superfícies externas. 

O coronavírus também pode ser transmitido por meio do compartilhamento de objetos pessoais, como copos, pratos e talheres. Saiba quais são os modelos e qual a máscara mais segura para usar abaixo.

Máscaras de tecido

As máscaras de tecido foram uma das primeiras opções para se proteger em meio à escassez do modelo cirúrgico. Com o tempo, elas conquistaram o mercado por sua variedade de modelos e custo-benefício, já que podem ser reutilizadas após a higienização. 

Elas oferecem, sim, um nível de proteção a quem as utiliza. As máscaras de uma única ou dupla camada de tecido, por exemplo, impedem que outras pessoas tenham contato com o vírus, caso você esteja contaminado.

Porém, você ainda tem um contato direto com o ar, o que pode fazer com que tenha contato com o vírus se estiver em um ambiente contaminado. Por isso, no início deste ano, os aeroportos proibiram os passageiros de embarcarem com máscaras de tecido com uma dupla ou única camada de proteção. 

Máscara com tripla camada de proteção

A máscara mais segura para ser utilizada é a que oferece uma camada tripla de proteção. De acordo com especialistas, esse modelo oferece 25% de proteção. Lembrando que essa máscara deve ser trocada a cada três horas e higienizada logo após o uso. 

qual a mascara mais segura

Máscara cirúrgica

As máscaras cirúrgicas foram um dos primeiros modelos a serem utilizados para se proteger do contágio da COVID-19. Elas são amplamente utilizadas em vários setores da saúde, feitas a partir de materiais como o TNT, por exemplo. 

Muitas pessoas não sabem se as máscaras descartáveis são seguras. Em média, elas oferecem um nível de proteção que chega a 40%, devendo ser trocadas a cada duas horas. Esse modelo costuma ser uma opção mais prática, principalmente para ambientes fechados e com pouca ventilação.

PFF2 (N99)

Muito utilizada para evitar o contato com a poeira ou resíduos de materiais, como concreto, por exemplo, esse modelo era utilizado em alguns setores de construção civil como um equipamento de segurança. Com o tempo, ela passou a ser utilizada na prevenção à COVID-19.

Por possuir presilhas que se moldam ao rosto e um sistema de filtragem, ela pode ser considerada a máscara mais segura do mundo. Pesquisas indicam que ela oferece até 99% de eficiência na prevenção do contágio pelas gotículas aerossóis presentes no ar. 

Apesar de não ser um dos modelos mais estilosos, a PFF2 se encaixa perfeitamente ao rosto, criando uma barreira de entrada de ar. Sendo assim, todo ar que entra deve passar pelo filtro da máscara, e os micro-organismos presentes no ar ficam presos no filtro, o que evita que você tenha contato com eles. 

O modelo PFF2 é regulamentado de acordo com as diretrizes do INMETRO (Instituto de Pesos e Medidas do estado de São Paulo) Sendo assim, a PFF2 original deve conter conter o selo do órgão e atender às especificações determinadas, como elásticos que se encaixam na parte traseira da cabeça, e não nas orelhas, como os modelos tradicionais.

A PFF2 é reutilizável?

A PFF2 pode ser reutilizada. Ela deve ser trocada num período de quatro a seis horas, mas não deve ser lavada. O ideal é que após o uso ela seja deixada em um ambiente arejado e com boa ventilação por 36 horas. Por isso, é importante ter vários modelos e alternar os dias de uso. 

Viaje com segurança

Agora que você já sabe qual a máscara mais segura, é indispensável tomar todos os cuidados de prevenção na hora de viajar. Pensando na sua segurança, a Costa do  Sauípe vem adotando uma série de protocolos de prevenção à COVID-19.

Aproveite o melhor das belezas naturais e da cultura da Bahia em um ambiente com o selo de Turismo Responsável. Confira nossos pacotes promocionais e faça já sua reserva. 


PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia