Todo mundo ama descansar e fugir da rotina. No entanto, o primeiro passo para curtir as férias perfeitas é preparar um roteiro de viagem completo! De preferência sem deixar nada de fora, estabelecendo todos os objetivos ao chegar no destino e determinando como explorar a fundo as atrações do local!   

Não importa se é uma pequena viagem de 3 dias, para desfrutar do final de semana na serra ou na praia. De toda forma, preparar um roteiro de viagem é fundamental. Separamos 4 dicas para ajudar você a organizar tudo e embarcar livre de preocupações. Confira! 
  

1. Defina o tipo de turismo! 

Todo mundo tem um estilo diferente de viajar. Enquanto alguns preferem embarcar em destinos de aventura, outros gostam de curtir a tranquilidade. Por isso, antes de montar o roteiro de viagem é muito importante definir o tipo de atração que mais lhe atrai e ir em busca dele. 

Coloque em uma folha os destinos com maior chance de oferecer aquilo que você gosta de fazer. Então, comece a riscá-los conforme o dia, os horários das atrações e as atividades disponíveis nos meses da viagem

Além disso, essa é uma excelente forma de descobrir algumas vantagens para aproveitar os passeios no destino. Se for uma viagem para conhecer pontos turísticos e visitar museus, por exemplo, há alguns dias e meses em que as atrações são gratuitas. 

 2.  Utilize aplicativos de viagem

Após decidir o destino com passeios e atrações turísticas que lhe agrade, é hora de contar com a ajuda da tecnologia para se informar sobre como montar um roteiro corretamente. Isso porque, com alguns aplicativos do seu smartphone, você pode ter na ponta do dedo algumas informações importantes. 

Com o Google Maps, por exemplo, é possível marcar os lugares da região que você visitará. Basta criar seu próprio mapa e colocar os pontos nos quais pretende passar. O programa vai mostrar uma rota com o tempo estimado e proximidade das atrações. 



O sistema do Google também apresenta alternativas de transporte. Este, aliás, é o próximo passo na hora de se atentar a como montar um roteiro de viagem. Antes de embarcar, instale aplicativos de transporte no seu celular. Há diversas alternativas no mercado que funcionam tanto em território nacional como no internacional.

3. Faça um orçamento! 

O orçamento é outro ponto muito importante na hora de viajar. Por isso, faça um planejamento de viagem, levando em consideração os recursos necessários por pessoa. Além de o quanto cada um pode gastar no destino.  

Considere o tempo das férias, pode ser uma viagem de 4 dias ou até mais. Posto isso, o viajante precisa saber a sua disponibilidade e o quanto precisará economizar. Se escolher embarcar na alta temporada, por exemplo, os custos serão maiores. 

Uma dica é: não vá com dinheiro contado! Afinal, imprevistos podem acontecer e você vai acabar ficando sem recursos no local. Além disso, caso esteja fazendo uma viagem internacional, consulte o preço da moeda do destino e analise se vale a pena comprá-la antes ou durante as férias. 

4. Reserve passagens e hotéis com antecedência

Para completar esse guia (básico) de como fazer um roteiro de viagem, a dica é: faça reservas com antecedência! Procure pela hospedagem no destino que mais lhe atraia. Leve em consideração as atrações, o tipo de regime de alimentação oferecido e a proximidade das acomodações com os passeios da região.  

Se estiver planejando uma viagem para Bahia, por exemplo, o complexo da Costa do Sauípe é a melhor opção. Afinal, seus hotéis oferecem o melhor regime all-inclusive do estado e atrações imperdíveis para adultos e crianças desfrutarem do melhor do litoral norte baiano. 

Sem falar que, ao planejar embarcar para a Costa do Sauípe, você acaba economizando muito mais. Isso porque acaba reservando pacotes com hospedagem e aéreo incluso. Assim, pode riscar dois itens do seu roteiro de viagem. 

Não pense que acabou! Ao escolher montar um roteiro para a Bahia, mais precisamente para as atrações de Sauípe, você também aproveita os serviços de transfer e despacho de bagagem já incluídos na reserva. 

Coloque outros itens na lista do roteiro! 

Além das quatro dicas acima, também é importante considerar outras tarefas na hora de planejar sua viagem. Para começar, não se esqueça do seguro-saúde e seguro-viagem. 

Eles são extremamente importantes para evitar que imprevistos atrapalhem o passeio. Além disso, esses serviços garantem a segurança dos viajantes em qualquer destino. 

Outro ponto é a antecedência! Antes de embarcar, chegue no mínimo duas horas de antecedência ao aeroporto. Assim, você poderá fazer seu check-in com calma e conferi-lo. Não se esqueça de verificar todos os documentos necessários antes mesmo de sair de casa. 

Viaje para o melhor do litoral norte da Bahia! 

Agora que você já sabe como montar um roteiro de viagem completo, é só fazer as malas e embarcar. Uma ótima alternativa é aproveitar os pacotes promocionais da Costa do Sauípe e conhecer as belezas do litoral baiano. Confira!