Vista da Praia do Forte, parte da Estrada do Côco, na Bahia.

Paisagens tropicais de tirar o fôlego, sol que abraça a pele e mar cristalino: todo mundo já ouviu falar no paraíso que é o litoral norte da Bahia. E esses são apenas alguns dos muitos encantos que acompanham o trajeto de quem percorre a Estrada do Coco.

Inaugurado em 1975, esse famoso trecho da BA-099 foi construído justamente por causa do grande número de visitantes que desejavam conhecer lugares fantásticos como Camaçari, Jacuípe e Praia do Forte. Hoje, a Estrada do Coco é responsável por interligar vários pontos adorados da maravilhosa zona costeira baiana, como vamos te mostrar daqui a pouco.

Além de ajudar os praieiros a se locomoverem pelo litoral, a Estrada do Coco também é conhecida por abrigar vários cenários encantadores formados por rios, praias, matas, lagoas e – é claro – coqueirais verdinhos. Pense numa viagem bonita! Para te ajudar a aproveitar tudo que a região tem a oferecer, separamos uma lista das praias da Estrada do Coco que com certeza merecem uma parada.

Separa os óculos de sol e vem cair na estrada com a gente!

Desbravando a rota: descubra como chegar à Estrada do Coco

Como mencionamos, Estrada do Coco é o apelido carinhoso dado a uma parte da rodovia estadual BA-099.

Inicialmente, ele se referia ao trecho que vai de Lauro de Freitas (município da Região Metropolitana de Salvador) até a Praia do Forte, em Mata de São João. Mas nos anos 90, depois do sucesso nacional, a rota foi estendida e ganhou uma continuação chamada de Linha Verde. Hoje em dia, a Estrada do Coco/Linha Verde tem mais de 200 quilômetros de extensão e vai até Mangue Seco, no município de Jandaíra, que faz fronteira com Sergipe.

Atravessando alguns dos mais adorados pontos turísticos da Bahia, a rodovia é bem conservada e super fácil de se acessar, principalmente para quem parte da capital baiana. O início da Estrada do Coco fica bem ao lado do Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães: saindo do terminal aéreo, basta pegar a Avenida Santos Dumont, logo à direita, e seguir em frente. Depois de poucos quilômetros, a via já se torna a Estrada do Coco.

Daí é só seguir na direção norte que você vai passar por Camaçari, Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte, Imbassaí, Porto do Sauípe, Subaúma, Costa Azul e Mangue Seco, nessa ordem – além de vários outros locais menos conhecidos –. Se você vem de Sergipe, também é possível fazer o caminho inverso, pegando a SE-100 na direção sul até a transição com a BA-099. Nesse caso, seu roteiro pela Estrada do Coco vai começar por Mangue Seco.

Explore a riqueza das praias da Estrada do Coco

Os cenários que você vai contemplar durante sua viagem pela Estrada do Coco são apaixonantes de todas as formas possíveis.

Pode acreditar quando dizemos: esse é um trajeto que vai ficar guardado no seu coração para sempre. E vai ficar melhor ainda se você fizer algumas paradas para conhecer as maravilhosas praias da Estrada do Coco! Passando por uma diversidade imensa de orlas paradisíacas, esse caminho de encantos está cheio de espetáculos da natureza.

Confira, abaixo, as melhores praias da Estrada do Coco.

Praia do Forte: aproveite para surfar com tranquilidade

A Praia do Forte é, sem dúvidas, uma das estrelas mais brilhantes da Estrada do Coco.

Situada no município de Mata de São João, a aproximadamente 80 quilômetros de Salvador, ela tem 12 quilômetros de faixa de areia e é nacionalmente conhecida pela exuberância de sua fauna e flora. E como se isso não bastasse, a Praia do Forte ainda abriga várias construções históricas lendárias, como o Castelo Garcia D’Ávila, que pertencia à Família Real Brasileira.

Por causa desse sucesso todo, o lugar também se destaca pela excelente infraestrutura turística. A Praia do Forte é tão incrível que até as tartarugas são apaixonadas por ela! É lá que fica uma das principais bases do Projeto Tamar, uma iniciativa que cuida das tartarugas marinhas, simpáticas habitantes do litoral baiano que você pode conhecer durante a viagem pela Estrada do Coco.

Arembepe em Camaçari: sinta a brisa do mar

Pode sair perguntando lá em Salvador: os soteropolitanos amam Camaçari!

E não é à toa, afinal, o município é lar da sensacional praia de Arembepe, outro ponto imperdível que fica juntinho da Estrada do Coco. Arembepe é um verdadeiro refúgio de tranquilidade a pouco tempo de viagem da capital. Separada de Salvador por apenas 46 quilômetros, ela é dona de uma atmosfera rústica perfeita para bons dias de descanso.

Além de contemplar as paisagens formadas pela areia clara, pelo mar azul e pelos coqueirais, aproveite para se banhar nas piscinas naturais de Arembepe e conhecer o famoso vilarejo hippie que existe lá.

Guarajuba: veja belas dunas e paisagens

Um pouco antes de chegar na Praia do Forte (para quem vem de Salvador), vale a pena separar um tempinho para passar em Guarajuba.

Também parte de Camaçari, a praia fica no distrito de Monte Gordo e também não poupa belezas: as águas mansas de Guarajuba formam piscinas naturais maravilhosas para um dia de diversão em família. Se você pretende viajar com crianças, não deixe de visitar esse cantinho especial! Além do sossego, Guarajuba tem ótimas atrações para quem prefere um pouquinho mais de emoção. Afinal, seu visual é marcado por grandes dunas de areia macia que você pode percorrer em divertidos passeios de buggy. Que tal adicionar um pouquinho de adrenalina ao passeio?

Barra do Jacuípe: curta as águas cristalinas  

Situada entre Arembepe e Guarajuba, a Barra do Jacuípe sempre tem espaço para todo mundo.

Lar de uma tradicional vila de pescadores, ela é outro ponto muito adorado de Camaçari e uma parada obrigatória para quem percorre a Estrada do Coco. Na Barra do Jacuípe, a atmosfera acolhedora de distrito interiorano convive com uma robusta infraestrutura de quiosques, bares e restaurantes. O visual diferenciado fica por conta do encontro entre o mar e o Rio Jacuípe.

Ah, a Praia de Barra de Jacuípe também é a queridinha dos fãs de esportes aquáticos: os ventos por lá são ideais para a prática de mergulho, kitesurfe, surfe e outras modalidades radicais. E dá para alugar os equipamentos nas barraquinhas espalhadas pela areia, hein?

Praia de Itacimirim: se refresque nas piscinas naturais

Não dá para falar sobre as muitas belezas de Camaçari sem mencionar a fantástica Praia de Itacimirim.

Apesar de estreita, sua faixa de areia é dona de um charme único: ao leste, ela é banhada pela imensidão do Oceano Atlântico. Ao oeste, é delineada pelas lagoas do Rio Itacimirim. Por causa do deságue do Rio Pojuca, o mar tem uma tonalidade mais escura, mas pode se banhar sem medo! Por causa dessa geografia privilegiada, a Praia de Itacimirim é o lugar perfeito para quem adora alternar entre mergulhos na água doce e na água salgada.

Porto de Sauípe: o lugar ideal para relaxar com os amigos

estrada de areia em Porto de Sauípe, na Bahia. Ambos os lados da pequena estrada estão repletas de coqueiros, com o mar ao fundo

Se você quer se hospedar no paraíso, o Porto de Sauípe é sua escolha certa na lista de melhores praias da Estrada do Coco.

Com relaxantes piscinas naturais que surgem durante a maré baixa, Sauípe tem cenários de encher os olhos durante o ano todo. Imagina acordar bem de frente para a imensidão do mar baiano! Incrível, né? E você ainda pode viver essa experiência com toda a comodidade de uma estadia completa, já que a praia é conhecida não apenas por sua beleza estonteante, mas também pela infraestrutura de primeira do Costa do Sauípe.

Estamos falando de um resort all inclusive com acesso especial à praia e tudo que sua família precisa para curtir as férias da melhor forma possível. No Costa do Sauípe, você também pode aproveitar a charmosa Vila Nova da Praia, o coração do complexo. É uma área super legal que tem bares, lojinhas, atrações ao vivo e restaurantes maravilhosos que servem o melhor da rica culinária baiana.

Depois de curtir este roteiro litorâneo inesquecível, vem pra Costa do Sauípe e aproveite mais um pouquinho da Bahia de verdade!

É, a Bahia tem muita coisa linda para conhecer. E a Estrada do Coco é a melhor prova disso.

Passar por esse caminho especial é a melhor forma de mergulhar em tudo que a baianidade tem a oferecer. Nas praias da Estrada do Coco, não faltam oportunidades para relaxar, se divertir e criar muitas memórias inesquecíveis em família. E o Costa do Sauípe garante a experiência all inclusive que você precisa para se desconectar do resto do mundo e aproveitar a magia da Bahia.

É hora de deixar a Estrada do Coco te levar até as melhores férias da sua vida!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos