Parte das pernas de uma pessoa sobre uma prancha de SUP, remando em direção ao sol que está se pondo

Se você está pensando em aproveitar o mar baiano de uma maneira diferente, o stand up paddle - também chamado apenas de sup - é uma ótima pedida!

E olha, não tem mistério. Nem precisa ser craque das ondas para se jogar nessa. Independentemente da sua idade, o SUP na Bahia é uma ótima aventura para todo mundo. De Porto Seguro a Salvador, de Itacaré a Morro de São Paulo, as águas da Bahia estão lá, de braços abertos, esperando você subir na prancha e sair remando por aí.

O que é stand up paddle?

Nos tempos antigos do Havaí, lá pelos anos 40, os instrutores de surf tiveram uma ideia: eles subiram na prancha e começaram a remar em cima dela, para ensinar melhor os aprendizes do surf sobre equilíbrio.

Foi assim que nasceu o sup, que desde então foi se aprimorando e ganhando equipamentos mais elaborados! Hoje em dia, quando perguntam o que é Stand Up Paddle ou SUP, automaticamente a imagem que vem na cabeça é aquela de uma pessoa em pé numa prancha de surf, navegando entre as ondas com um remo na mão. E a verdade é que o foco real desse esporte é explorar algumas manobras, em vários níveis de dificuldade, de um jeito bem ágil e habilidoso, usando só o remo e suas habilidades.

Afinal de contas, hoje é um concorrido esporte aquático.

Dá para se aventurar tanto no mar quanto nos lagos e rios, porque não precisa das ondas como no surf, windsurf, wakeboard e outros esportes do tipo.

É um esporte mais tranquilo, ainda mais se você não pretende fazer manobras! Ficou curioso para saber como praticar stand up paddle na Bahia? Continue com a gente que vamos te contar os segredos!

Quais os benefícios do stand up paddle?

Assim como esportes em geral, praticar o sup traz um tanto de vantagens para o seu corpo. Ele melhora o equilíbrio, fortalece os músculos, queima as gordurinhas, manda embora as dores nas juntas e ainda faz o seu coração bater no ritmo certo!

Tudo isso ainda ajuda a desenvolver as habilidades para quem quer aprender a pegar onda surfando, porque trabalha o equilíbrio e a resistência. Além disso, a prática do sup ainda ajuda a botar o estresse para correr, dá uma divertida e até faz o cérebro ficar mais afiado!

No que o SUP se difere de surf e caiaque?

Essa é uma boa pergunta, ainda mais tendo em vista que várias pessoas buscam o sup para depois aprender a surfar.

Mas estamos aqui para te explicar direitinho!

Algumas pessoas defendem que, se tiver pá, é caiaque, mas se tiver prancha, é surf. E tem gente que acha que o sup é uma espécie de surf, só que mais tranquilo. E aí, fica todo mundo nessa discussão. No fim das contas, o que a gente pode dizer é que o stand up paddle é diferente da canoagem porque, no sup, você pega uma pranchona para se jogar na água. E a diferença entre sup e surf está no uso do remo, que não tem no surf. Então, para resumir: sup tem suas próprias regras, contando com uma prancha e um remo para te dar um apoio. Não é canoagem e nem surf, é um esporte único, feito para quem prefere manobras mais tranquilas, além do clima à beira-mar!

Tipos de prancha e categorias de SUP

Quando falamos das pranchas de sup, é importante lembrar que elas não são iguais ao surf tradicional. As pranchas de surf costumam ser mais fáceis de virar e manobrar, enquanto as de sup são grandonas e preparadas para aguentar peso do seu corpo sem afundar no mar. E por causa disso, elas têm quilhas mais poderosas - aquelas partes que ficam debaixo da prancha e ajudam no equilíbrio - enquanto no surf, são um pouco menores e mais sensíveis. Em geral, as pranchas de sup têm um tamanho entre 3 m e 3,5 m, enquanto as de surf tradicional mal chegam a 2,2 metros. Agora, a largura varia. Se você está afim de remar longas distâncias, a prancha vai ser mais larga.

Mas tem aquelas pranchonas com a ponta fininha, ótimas para competição, e as mais arredondadas, feitas mesmo para surfar nas ondas. E você está pensando que sup é só subir na prancha e sair remando por aí, você está enganado! Existem modalidades e categorias de Stand Up Paddle!

Downwind: acontece geralmente em mar aberto. Se o vento e as ondas derem aquela força, dá para chegar a até 18 km/h.

Sprint: aqui é competir para ver quem é mais rápido na prancha, em percursos curtos de 100 a 200 metros. Todo mundo remando junto, e só os melhores passam para as próximas fases.

Race técnico ou Slalon: essa é uma corrida que testa velocidade e técnica do competidor. Aqui é para completar o percurso, que pode ir de 300 a 3 mil metros, no menor tempo possível.

SUP Fishing ou Supfish: quer dar um passeio de stand up paddle e ainda pescar? É essa a pegada do SUP Fishing, uma modalidade que une as duas atividades.

Maratonas: essas provas são mais longas, de 30 km a 50 km de remada, e exigem um preparo físico de primeira.

River SUP: se você gosta de uma água bravia, dessas que você encontra em turismo de aventura, essa é a sua modalidade. É para quem gosta de corredeiras, onde você desce nelas na prancha.

Wave: é o mix entre o surf tradicional e o SUP. Aqui é usar a prancha e o remo junto com as ondas, testando manobras incríveis.

Race: o objetivo é ser o mais rápido possível, completando um percurso que geralmente é de 12 km nas competições profissionais, ou 6 km para os que estão começando.

Freestyle: se não é velocidade que te interessa, dá uma olhada no freestyle. Aqui, a ideia é fazer várias manobras na prancha, só usando o corpo e o remo. E o espaço não precisa ser grande, dá até pra fazer isso em piscinas.

E aí, preparado para entrar nesse mundo do stand up paddle? Bora se jogar no sup e descobrir qual dessas modalidades combina mais com você!

Quais são os principais destinos para praticar SUP na Bahia?

Mulher sobre uma prancha de SUP, remando em mar aberto

O primeiro ponto é a Baía de Todos-os-Santos, lá em Salvador. É um presente dos deuses, com água tranquila e um visual que é de arrepiar até o último fio de cabelo.

E dá para curtir de tudo um pouco: tem para quem está começando e quer aprender a se equilibrar na prancha, e tem também as partes mais agitadas, para quem já manda bem nas manobras.

E você já ouviu falar do Morro de São Paulo? Por lá, as águas são perfeitas para sup, com um clima gostoso que vai te fazer querer ficar lá para sempre. Não podemos deixar de citar a Praia do Forte, também em Salvador. Com águas calmas, essa praia é a pedida certa para quem está a fim de remar sem pressa. E o melhor é que, depois de um dia de sup, dá para aproveitar para conhecer a região e explorar os comércios para fazer uma comprinha.

Ah, e se você gosta de explorar, não deixe de conferir o rio Imbassaí! Já deu para ver que tem diversos lugares incríveis para aproveitar o stand up paddle na Bahia, né? O importante é você escolher o seu pico favorito e se jogar!

Existem competições de SUP na Bahia?

A Bahia é um reduto de eventos imperdíveis, onde os praticantes se reúnem para mostrar todo o talento e habilidade em cima da prancha. E pode ter certeza, a adrenalina corre solta!

Para começar, tem o Circuito Baiano de SUP, que conta com uma série de etapas em vários picos diferentes, desde praias tranquilas até as águas mais agitadas. E se você prefere mais aquele clima de aventura, não pode perder o Campeonato de SUP em Águas Brancas. É uma competição que acontece em rios e corredeiras. É uma prova de resistência, habilidade e muita, mas muita disposição. E não pense que as competições são só para quem já é nível profissional. Tem também as provas amadoras, para quem está começando ou apenas querendo se divertir.

Se você quer sentir aquela emoção de competir, conhecer outros praticantes e aproveitar o clima de resenha à beira-mar, é só ficar de olho nas datas e não deixar essa oportunidade passar.

Quais cuidados tomar na prática de Stand Up Paddle?

A gente sabe que é massa demais pegar uma prancha e remar por aí, mas preste atenção nessas dicas para você conseguir aproveitar o melhor do esporte:

Primeiramente, o equipamento! Antes de sair remando, dê uma conferida na prancha e no remo. Verifique se está tudo em ordem, sem nenhuma rachadura ou algo do tipo.

Ah, e não esquece do leash, aquele fio que prende a prancha em você. Isso é importante para não deixar a prancha sair na maré! Outro ponto importante é ficar de olho na previsão do tempo e das marés. A Bahia é um lugar de belezas naturais, mas o tempo pode virar rápido. Então, não custa nada dar aquela conferida para saber como está a situação, né? Ainda, lembre-se que respeitar os limites do mar é fundamental. Tem ondas grandes demais? É melhor esperar um pouco! E não pense que um protetor solar é besteira. O sol na Bahia é tão forte quanto a alegria do povo baiano, e você não quer ficar todo queimado e dolorido, não é mesmo? Passe um protetor solar e se proteja para curtir o passeio sem preocupação.

Uma última dica essencial: não podemos esquecer da hidratação! A remada pode ser mais puxada do que você imagina, então é bom levar uma garrafinha d'água para se manter bem.

Viva essas e outras experiências incríveis na Costa do Sauípe!

Ansioso para praticar o stand up paddle na Bahia? Pois então separe a roupa de banho, o protetor solar e o óculos de sol para essa aventura!

E se por um acaso você estiver querendo associar esportes aquáticos à mordomia de um complexo de resorts all-inclusive, onde a hospitalidade e aconchego ficam por nossa conta, vem conhecer a Costa do Sauípe.

Vem viver um pouquinho da Bahia de verdade!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos