* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Tudo o que você precisa saber sobre como fazer check-in

O termo check-in, utilizado para referir-se ao procedimento de registro de entrada, é a etapa inicial de ingresso de um passageiro no transporte aéreo e de um hóspede em um hotel ou resort. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer check-in. Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar os tópicos mais importantes. 

Aqui, além de entender o que é o check-in e como o processo funciona, você vai conhecer os diferentes tipos, tendo acesso a dicas práticas de como fazer o seu check-in durante a viagem, tanto em aeroportos quanto em hotéis.

O que é check-in?

“Check-in” é um termo em inglês traduzido livremente como “dar entrada” ou “fazer um registro”. Por ser algo muito comum em viagens, o turista precisa entender como o check-in funciona na prática.

Para quem viaja de avião ou navio, aprender como fazer check-in é o primeiro passo antes de entrar no transporte, refletindo o momento em que o passageiro se apresenta, entregando a documentação da viagem, confirmando a presença e despachando as malas. 

Vale destacar que não é só no aeroporto e no porto que o turista se depara com esse termo. A etapa de dar entrada em um hotel, uma pousada ou um resort, apresentando a documentação pessoal e preenchendo formulários, também recebe o nome de check-in.

Aqui, ressaltamos a existência de outro termo importante: o check-out, que representa o fechamento da conta ou o encerramento de um processo, ou seja, o contrário do check-in de viagem

O check-out só é utilizado em hotéis, no momento em que o hóspede encerra a estadia, entrega as chaves na portaria e acerta as contas junto à recepção. No planejamento de viagem, esses processos fazem parte do roteiro, por isso é importante conferir as regras e as práticas adotadas tanto pelas companhias aéreas quanto pela hospedagem escolhida.

Quais são os diferentes tipos de check-in?

Como mencionamos no início deste artigo, existem diferentes tipos de check-in, os mais conhecidos são o check-in no aeroporto e o check-in no hotel. A seguir, explicamos melhor como realizar cada um deles. Confira!

Check-in no aeroporto

Para quem não viaja de avião com frequência, é natural ter dúvida sobre como fazer check-in no aeroporto. No embarque aéreo, o check-in é fundamental, já que, sem ele, você não vai conseguir entrar na aeronave. 

Existem duas formas de realizar esse procedimento: on-line, no site ou no aplicativo da empresa aérea, ou presencialmente, no balcão junto ao aeroporto. Para isso, você precisa estar preparado com todos os documentos necessários para viajar de avião.

Check-in on-line

O check-in on-line é um procedimento realizado diretamente no site ou no aplicativo da companhia aérea, no qual o passageiro realiza confirma dados e obtém o cartão de embarque. 

Este cartão pode ser impresso ou salvo diretamente no celular. Nele, além do assento no avião, haverá o seu nome e um QR Code que permitirá o acesso à área de embarque do aeroporto.

Vale destacar que, em algumas companhias aéreas, principalmente fora do Brasil, o check-in on-line é a melhor opção, já que a realização no aeroporto pode estar atrelada ao pagamento de taxas adicionais. Para saber quais são as regras da e como fazer check-in, recomenda-se buscar informações junto à empresa escolhida.

como fazer check-in

Check-in presencial

O check-in no aeroporto, também chamado de check-in presencial, é outra alternativa. Nela, o passageiro realiza todo o procedimento no balcão da companhia, apresentando documentos de identificação, código de reserva do voo ou número do bilhete para receber o cartão de embarque.

O check-in presencial costuma estar disponível três horas antes do voo. Para quem precisa despachar malas é fundamental chegar no aeroporto mais cedo. Se você não sabe como fazer o check-in on-line ou prefere interagir com um atendente, vale a pena optar por essa modalidade.

Check-in no hotel

O check-in no hotel formaliza a entrada do hóspede no estabelecimento. Alguns locais oferecem exclusivamente a modalidade presencial, no qual o cliente realiza todo o procedimento na recepção.

Outras hospedagens oferecem a modalidade de web check-in, na qual o hóspede preenche todas as informações em um formulário on-line, confirmando a reserva.

Também conhecido como check-in antecipado, ele vem se tornando cada vez mais popular, pois evita aglomerações e reduz a burocracia quando da chegada no hotel.

Como fazer check-in no aeroporto?

Se você quer saber como fazer check-in presencial, basta comparecer ao balcão da companhia aérea escolhida, munido de documentos de identificação, código de reserva do voo ou número do bilhete. O funcionário da companhia vai emitir o cartão de embarque e entregá-lo impresso.

Por outro lado, se você vai fazer o check-in on-line, basta acessar o site ou o aplicativo da companhia aérea com a qual você vai viajar, escolhendo a opção “fazer check-in” e seguindo o passo a passo com o preenchimento das informações solicitadas. Ao final, você seleciona os assentos. O sistema emitirá o cartão, que poderá ser salvo no celular ou impresso.

Como fazer check-in no hotel?

O check-in pode variar de um hotel para o outro, por isso é importante verificar quais são as regras vigentes no local escolhido. A modalidade web check-in é recomendada, já que traz mais praticidade para o turista. No check-in presencial, o hóspede deverá dirigir-se à recepção, apresentar documentos de identificação e preencher um formulário. 

Dependendo da política e do serviço contratado, o pagamento da hospedagem é realizado na chegada. Posteriormente, ocorre a entrega das chaves do quarto. Antes de chegar no local é interessante conhecer a política e os detalhes adotados pelo local.

Agora que você já sabe como fazer check-in, aproveite para planejar a sua próxima viagem e conhecer excelentes opções de hospedagem. Consulte nossos pacotes promocionais!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia