As comidas típicas de cada estado e região do Brasil é o que faz a cozinha brasileira ser tão rica e diversificada. Dentre as inúmeras cozinhas do nosso país, uma das mais populares e amadas é, sem dúvida, a culinária baiana.

Os pratos típicos carregam traços da cultura africana, indígena e portuguesa. E, não poderia ser diferente! São amados em todo o território nacional. 
O tempero forte, muito azeite de dendê, pimenta e coco são os principais responsáveis por essa popularidade. Confira a lista de cinco pratos da culinária baiana que você precisa experimentar!

1. Mungunzá


Sabe aquele dia mais friozinho, que só dá vontade de ficar debaixo das cobertas comendo algo bem quentinho? O Mungunzá, prato típico da Bahia, um dos estados mais quentes do Brasil, é perfeito para dias assim. Mas, também é uma delícia quando servido gelado. Perfeito em qualquer ocasião!
Um dos doces mais queridos do Brasil, é feito com milho branco, ou milho para canjica, leite condensado, coco e leite de coco, canela em pó e cravo. Dá água na boca só de pensar, não é mesmo?

2. Abará


O Abará é feito da mesma massa do deliciosíssimo Acarajé. Mas, diferentemente da iguaria super famosa, ele não é frito, na verdade, é envolto por folhas de bananeira e cozido em banho-maria. 

O prato é adorado pelos baianos, e é impossível não amar depois de comer pela primeira vez. Você encontra a iguaria em diversos pontos de venda, em serviços online, e, claro nos melhores restaurantes da Bahia.

3. Pudim de tapioca


Não há dúvidas de que o Pudim de Tapioca é uma deliciosa! O prato encanta a todos, desde as crianças até os mais velhos. E, não é pra menos! O doce é feito com tapioca granulada, coco e leite de coco, leite condensado, leite e ovos.

O pudim é inteiramente caramelizado, o que traz o equilíbrio ideal entre os sabores do prato. Assim, a sobremesa é perfeita para aquele almoço em família ou com os amigos em restaurantes típicos da Bahia.



4. Xinxim de galinha


Você pode nunca ter ouvido falar desse prato, mas ele é uma especiaria muito deliciosa e suculenta. O prato é perfeito para quem está viajando pela Bahia e pretende experimentar o que há de melhor na culinária baiana.

A carne de galinha, ou de frango, é refogada junto a ingredientes como castanha de caju, amendoim, azeite de dendê, gengibre, camarão, entre outros, originando um molho deliciosamente saboroso.

5. Acarajé


É claro que o Acarajé não poderia faltar nessa lista! Se você nunca esteve na Bahia e nunca teve oportunidade de apreciar o bolinho de feijão, não sabe o que está perdendo. A massa básica dos bolinhos é feita com feijão-fradinho, cebola e sal, o que por si só é deliciosa!

O bolinho frito, provavelmente o prato mais conhecido da culinária baiana, é, originalmente, servido com recheios de pimenta, camarão, vatapá e caruru.

Conheça o Costa do Sauípe


Se você está pensando em onde comer comida baiana para aproveitar esses pratos deliciosos, vale a pena visitar o Costa do Sauípe! O complexo fica no litoral do estado, junto as praias mais encantadoras da região e oferece os melhores restaurantes de comida típica baiana.

Aproveite e conheça nossos pacotes promocionais! Faça a sua reserva e aproveite a culinária baiana com todo o conforto possível em meio a paisagem litorânea de um dos estados mais bonitos do país!