Aprenda como juntar dinheiro para viajar com 5 dicas práticas

Para curtir as férias e fazer uma viagem especial sem comprometer o orçamento, você pode começar a economizar desde já. Pode parecer algo impossível ou muito difícil, mas se você se planejar direitinho, conseguirá atingir a meta sem problemas.

Para isso, hoje você vai aprender como juntar dinheiro para viajar de maneira prática, em 5 passos. Tudo de modo equilibrado, sem pesar tanto no salário. Confira nosso artigo abaixo.

Por que saber como guardar dinheiro para viajar?

Às vezes, algumas pessoas podem achar exagero economizar dinheiro para viajar, pois, afinal, dependendo do destino, os valores acabam nem sendo tão altos. Porém, durante a viagem, surge uma série de despesas além das planejadas, como transporte, alimentação e passeio guiado, por exemplo.

Além disso, é necessário planejar a documentação necessária, custos com passagem, hospedagem e bagagem. Afinal, mais do que simplesmente apreciar um lugar novo, você precisa ter condições de usufruir o máximo do local e, é claro, contar sempre com imprevistos que podem ocorrer durante a estadia.  

Por isso, confira abaixo 5 dicas de como guardar dinheiro para viajar.

1.Faça um planejamento da viagem

O primeiro passo de como poupar dinheiro para viajar é planejar todos os detalhes do passeio. Para onde você vai? Terá companhia? Quanto tempo pretende ficar? O que vai aproveitar por lá? Quanto vai custar? Após definir tudo isso, será muito mais fácil executar o plano de economia.

A partir daí, é possível enumerar quais serão as despesas e quanto você precisará guardar para atingir o objetivo. 

2. Faça um planejamento financeiro

A partir do roteiro definido, para guardar dinheiro para viajar, é preciso verificar as finanças. Como está a situação? Muitos gastos? Débitos a longo prazo? Faça uma análise de como é e como serão os próximos meses até a viagem.

Com isso, você já pode definir quanto consegue economizar por mês. Para isso, use  uma porcentagem de 10% a 30% do salário, dependendo das suas despesas fixas. Lembre-se que não importa o valor, o importante é começar dando o pontapé inicial.

3. Diminua os gastos

A terceira etapa de como economizar dinheiro para viajar é diminuir os custos do orçamento. Você pode optar por fazer atividades mais baratas e alternativas, como ir a parques e a piqueniques ou curtir mais sessões de filmes em casa, no sofá da sala.

Ou então, deixar o carro na garagem e optar pelo transporte público, meios como bicicleta e caminhada, se o trajeto não for longo. Não se prive de tudo, mas diminua os valores de itens do orçamento que não sejam as despesas e, assim, consiga, pouco a pouco, ir economizando.

como juntar dinheiro para viajar

4. Procure adquirir uma renda extra

Se você ainda não consegue guardar parte do salário devido às contas, não desanime. Você pode arrecadar algum capital por meio de uma renda extra. Isso pode vir da venda de produtos, de aulas particulares ou até mesmo de um trabalho freelancer.

O importante é encontrar maneiras de como juntar dinheiro para viajar, sem pesar nas finanças. De início, não será fácil, mas você verá que ter uma renda complementar vai lhe auxiliar — e muito — a conquistar o sonho de fazer uma viagem.

5. Venda o que você não usa mais

Uma outra maneira de juntar dinheiro para viajar é vender aqueles itens que estão parados em casa e você não usa mais. Podem ser roupas, móveis ou até equipamentos eletrônicos. O importante é desapegar para garantir o passeio especial. 

Por isso, faça um apanhando em casa, veja se algum familiar tem algo para doar, que você possa vender e adquirir uma renda. Assim, você libera espaço nos cômodos e ainda garante um dinheiro a mais para viajar.

Faça uma viagem para a Costa do Sauípe

Agora que você já sabe como juntar dinheiro para viajar, venha para a Costa do Sauípe. Localizado no distrito de Sauípe, no litoral norte da Bahia, esse complexo de hotéis, possui aconchegantes acomodações e as melhores praias e piscinas da região.

Para seu conforto e tranquilidade, a Costa do Sauípe trabalha com o sistema all-inclusive, que inclui o consumo de bebidas e alimentos na sua estadia, para que você possa aproveitar sem preocupações. Você ainda pode vivenciar várias experiências esportivas, gastronômicas e culturais no resort.

Faça sua reserva

Venha aproveitar o melhor do litoral baiano no sistema all-inclusive. Conheça nossos pacotes promocionais e faça sua reserva! Ficou com dúvida sobre nossos pacotes ou atrações? Confira nosso FAQ com mais informações.


Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia