Balões e bandeirinhas coloridas de festa junina, ficadas no teto de um salão

Você já se viu no meio de uma festa junina, cercado por bandeirinhas coloridas, o cheiro delicioso de milho verde e o som animado da quadrilha?

Se sim, então você sabe que a festa junina é um dos eventos mais queridos e tradicionais do Brasil. E, é claro, não seria uma festa junina completa sem um bom e divertido casamento caipira! O casamento caipira, conhecido também como "casório matuto" ou "casamento na roça", é uma brincadeira e uma sátira dos matrimônios tradicionais. É uma parte essencial da festa junina, uma homenagem animada ao Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Agora, vamos mergulhar de cabeça na alegria do casamento caipira, explorando todas as brincadeiras, encenações e diversão que essa tradição carrega consigo.

Pega o chapéu de palha e com a gente!

Festa Junina

Essa celebração incrível traz à tona o espírito alegre e descontraído do povo brasileiro. Quando pensamos em junho, logo nos vêm à mente as fogueiras, as comidas típicas e, é claro, as danças animadas. E, no coração dessa festa, está o casamento caipira!

A festa junina, uma das festividades mais adoradas do Brasil, é uma explosão de cores, sabores e música. Durante todo o mês de junho, julho - ou às vezes até maio - cidades e comunidades se enfeitam para celebrar os santos populares, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

O casamento caipira, como comentamos anteriormente, é uma sátira hilária dos casamentos tradicionais, repleta de personagens divertidos, enredos malucos e muita dança de quadrilha!

Casamento Caipira: Roteiro

É hora de montar o roteiro perfeito para um casamento caipira bem divertido!

Primeiro, vamos falar sobre a noiva. Bom, ela tem um detalhe que é sempre um destaque da cerimônia: ela está grávida, surpresa!

É claro que, hoje em dia, e dependendo da região, esse tipo de acontecimento não impacta em nada uma cerimônia de casamento. Mas vale lembrar que o casamento caipira remonta à uma época mais tradicional e conservadora, em que um acontecimento como este era o bastante para gerar um escândalo digno de novela.

Portanto, não é tão simples quanto parece. Seguindo o roteiro, os pais da noiva, preocupados com a reputação da família, tomam uma decisão um tanto… inusitada. Eles decidem que o noivo tem que se casar com ela, custe o que custar.

Agora, o noivo, não fica feliz com a situação. Ele até tenta dar o fora, mas adivinha quem aparece para impedi-lo? O delegado local e o pai da noiva! Eles o arrastam até o altar, mesmo com ele tremendo que nem vara verde. E a noiva? Bem, ela está lá, radiante, com um barrigão de seis meses, pronta para a cerimônia.

O casamento, é claro, acontece em plena roça, no meio da agitação da festa junina. Tem forró animado e comidas típicas para dar e vender. A decoração? Um show à parte, tudo em tons de amarelo e laranja, com bandeirinhas coloridas espalhadas por todos os cantos.

A noiva veste um lindo vestido branco, cheio de babados e rendas, enquanto o noivo... Bem, ele está todo suado e nervoso, com uma camisa social que parece ter encolhido.

Mas a história não para por aí! Imagina só, no meio desse casamento já maluco, surge um novo personagem: um ex-namorado da noiva, aparecendo do nada para tentar impedir o casamento.

Afinal, ele ainda é completamente apaixonado por ela e fará de tudo para evitar que ela se case com outro homem. E agora? Será que ele vai conseguir atrapalhar o casório ou a noiva e o noivo vão superar todos os obstáculos e viver felizes para sempre? Só a festa junina vai dizer!

Essa é a ordem do roteiro do casamento caipira. Como você pode imaginar, existem vários outros detalhes que podem ser adicionados ou adaptados na história. Inclusive, se você não gostar de um ou outro detalhe, o importante é que você se divirta, então deixe a imaginação fluir!

Escolha a sua roupa de Festa Junina

Você já decidiu entrar de cabeça na diversão da Festa Junina e está ansioso para o casamento caipira mais hilário da sua vida? Ótimo! Agora, uma parte essencial desse evento é escolher as roupas perfeitas para você e seu par.

Afinal, na festa mais animada do ano, não pode faltar um traje à altura, não é mesmo?

Para a noiva caipira, o vestido é a estrela da festa. E a melhor parte é que ele pode ser tão colorido e cheio de detalhes quanto você desejar. Se você quer manter a tradição caipira, pode optar por um vestido com remendos e retalhos de tecidos coloridos, dando aquele ar de "fiz em casa com o maior carinho."

Mas se você é do tipo que adora um toque de ousadia, por que não escolher um vestido xadrez bem estiloso? Afinal, na festa junina, cores e estampas são sempre bem-vindas! E não se esqueça dos detalhes! Um chapéu de palha vai completar o visual e garantir que a noiva esteja pronta para o seu grande momento no casamento caipira.

Já para o noivo caipira, a escolha do traje é mais descontraída, afinal, na roça se preza pelo conforto. Uma calça jeans é uma escolha acertada, e uma camisa xadrez remendada vai dar aquele ar de caipira.

Se quiser adicionar um toque mais autêntico, um colete de retalhos ou uma gravata borboleta vão fazer toda a diferença. Assim como a noiva, o chapéu de palha é um acessório indispensável para o noivo. E, se você quiser destacar ainda mais, por que não um bigode postiço? Um bigodão à moda caipira para garantir boas risadas e muitas fotos engraçadas!

Se você vai participar do casamento caipira de uma festa junina apenas apenas como convidado, pode seguir o mesmo estilo dos noivos que não tem erro!

Se divirta com as tradicionais brincadeiras de Festa Junina

Com tanta alegria, boas risadas e um clima super descontraído, não podem faltar as brincadeiras de festa junina! Tudo bem que o nosso foco é o casamento caipira, mas não dá pra deixar de lado essas outras dicas que podem fazer sua festa ainda mais incrível.

Caso você não lembre ou não saiba quais são elas, confira:

Correio-elegante

Quer apimentar mais o clima de romance na sua festa junina? A brincadeira do correio-elegante é a pedida perfeita!

Aqui está como funciona: durante a festa, providencie uma caixa bonita e colorida, encha-a com papel em branco, canetas coloridas e convide seus amigos e familiares para participarem da brincadeira. Eles serão os "correios" responsáveis por entregar as mensagens. Agora, é hora de soltar a criatividade! Escreva mensagens carinhosas e engraçadas para o seu amor. Só não vale mandar bilhetinho pra noiva, tá? Você não vai querer mais problema com o pai dela.

Prepare-se para muitas risadas, suspiros e momentos fofos, afinal, o correio-elegante é uma tradição que promove a alegria e a paquera nas festas juninas.

Saltar a fogueira

Quem já não ouviu a música animada que embala essa divertida tradição?

Na festa junina,  Saltar a Fogueira é uma das atrações mais esperadas. Todos os convidados se reúnem ao redor da fogueira, com suas roupas típicas e sorrisos no rosto, prontos para a diversão.

A brincadeira é simples e consiste em pular sobre as chamas da fogueira, uma tradição que tem origens antigas e simboliza a purificação e a renovação. Claro, a fogueira é mais simbólica do que perigosa, mas sempre é preciso tomar precauções para evitar acidentes.

Para curtir com segurança, siga algumas dicas simples:

  • Mantenha uma distância segura das chamas para evitar queimaduras
  • Use roupas apropriadas, como calças e camisas de mangas compridas, para proteger a pele
  • De preferência, evite que crianças participem. É sempre melhor prevenir, né?
  • Evite pular a fogueira se estiver sob efeito de bebidas alcoólicas

Além de ser uma tradição muito divertida, é uma excelente maneira de aquecer a festa e criar momentos inesquecíveis!

Argola

Na brincadeira das argolas, você tem a chance de testar sua pontaria e habilidade. O objetivo é simples: lançar argolas e tentar encaixá-las em garrafas ou objetos específicos.

Parece fácil, não é? Mas a diversão está justamente na dificuldade em acertar o alvo!

As argolas costumam ser feitas de materiais leves, como plástico, e as garrafas são dispostas a diferentes distâncias, aumentando o grau de dificuldade.Além de ser uma brincadeira divertida, o desafio das argolas também é uma oportunidade de ganhar prêmios, geralmente pequenos brindes ou doces.

Então capriche na sua pontaria e se divirta ao máximo!

Cadeia

Uma das brincadeiras mais tradicionais que você não pode deixar de curtir é a famosa Cadeia! Prepare-se para dar boas risadas e aprisionar seus amigos e familiares nessa brincadeira tipicamente caipira.

A dinâmica da Cadeia é simples e engraçada. Primeiro, um voluntário se veste de policial (geralmente com um chapéu de xerife e um cassetete improvisado) e recebe uma "sentença" para prender os outros participantes.

As sentenças costumam ser frases divertidas ou tarefas engraçadas, como cantar uma música caipira, fazer uma dança maluca ou até mesmo declamar um verso rimado. Com sua sentença em mãos, o policial parte em busca dos "criminosos" da festa, que são escolhidos aleatoriamente ou por meio de brincadeiras anteriores.

Quando um participante é pego pelo policial, ele é "preso" e deve cumprir sua sentença antes de ser liberado.

As prisões podem ser bem engraçadas e, muitas vezes, envolvem performances divertidas que fazem todos rirem. É uma maneira bacana de quebrar o gelo e criar um clima descontraído na festa.

Pau de sebo

O Pau de Sebo é uma das brincadeiras mais icônicas das festas juninas e vai testar sua habilidade, equilíbrio e, é claro, seu espírito aventureiro.

A dinâmica dessa brincadeira é simples, mas cheia de adrenalina. Um mastro alto é untado com sebo ou banha de porco, ficando extremamente escorregadio. No topo do mastro, é fixada uma sacola ou objeto que contém prêmios, como doces, brinquedos ou até mesmo dinheiro.

O desafio é subir no mastro escorregadio e alcançar o prêmio no topo. Parece fácil, certo? Mas não se engane, o Pau de Sebo é uma prova de resistência e equilíbrio. Os participantes, geralmente crianças e adultos corajosos, tentam subir, mas é comum escorregarem e caírem no chão, para diversão de todos!

Pescaria

Quer uma maneira divertida de testar suas habilidades e ganhar prêmios incríveis? A Pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais das festas juninas, e certamente vai garantir boas risadas e muita diversão para você e toda a família.

A dinâmica da Pescaria é bem simples. Geralmente, há um grande tanque ou piscina onde são colocados peixes de plástico ou objetos que simulam peixes. Cada peixe tem um valor ou prêmio atribuído a ele. Sua missão? Pescar esses peixinhos usando uma vara com um anzol, como se estivesse em uma pescaria de verdade!

É uma atividade que envolve destreza, paciência e um pouco de sorte. As crianças adoram, mas os adultos também entram na brincadeira, competindo para ver quem consegue pescar os prêmios mais valiosos!

Quem sabe você não é o sortudo a pescar o prêmio dos seus sonhos?

Fogueira na Festa Junina é item obrigatório

Quando pensamos em festa junina, um dos primeiros elementos que vêm à mente é a famosa fogueira. Ela é tão importante que podemos até dizer que uma festa junina sem fogueira é como um bolo sem açúcar, simplesmente não tem o mesmo sabor.

Então, se você está pensando em organizar um casamento caipira para garantir a melhor festa junina, saiba que a fogueira é um item obrigatório! Ela é o ponto de encontro perfeito para amigos e familiares se aquecerem, compartilharem histórias e, é claro, assarem aquelas deliciosas guloseimas típicas, como o milho verde.

E não se esqueça da música! Uma boa moda de viola, acompanhada de um forró animado, é a trilha sonora perfeita para dançar ao redor da fogueira.

Não podem faltar as comidas típicas de Festa Junina

Uma festa junina de respeito tem que ser recheada de delícias típicas que fazem o paladar pular de alegria! Afinal, elas são parte fundamental da festança.

A pamonha, doce ou salgada, é uma delícia com aquele sabor de milho fresco que é irresistível. Já a paçoca, pé-de-moleque e outros doces de amendoim trazem um toque crocante e doce à festa. A maçã do amor é uma pedida perfeita para adoçar a noite e trazer uma dose extra de diversão. Já o doce de abóbora é uma mistura perfeita de sabores. E o milho verde cozido? Simples, mas indispensável. Seja na manteiga ou com um toque de sal, é um clássico que todo mundo adora. A canjica, com canela e um toque de leite condensado, é uma tentação.

Não podemos esquecer da tapioca, um clássico nordestino que tem tudo a ver com a festa junina e é versátil o suficiente para ser recheada com uma variedade de sabores. E, é claro, o cuscuz, feito com flocos de milho, que pode ser doce ou salgado e é uma escolha certeira para agradar a todos.

Agora que você já sabe quais comidinhas não podem faltar, é só preparar o cardápio e garantir que a sua festa junina seja um sucesso gastronômico!

A dança fica por conta da quadrilha de Festa Junina

E agora, meus amigos, vamos falar de uma das partes mais divertidas e animadas de uma festa junina de respeito: a famosa quadrilha! A quadrilha é uma tradição que está no coração de todas as festas juninas. Ela é uma dança cheia de alegria, coreografias divertidas e figurinos coloridos. E a melhor parte é que todos, independente da idade, podem participar e se divertir muito.

Então, como organizar uma quadrilha de sucesso? Primeiro, escolha um par de noivos caipiras para liderar a dança. Eles serão o ponto de partida para toda a coreografia e comandarão os passos. Lembre-se de que é uma brincadeira descontraída, então quanto mais engraçados os noivos, melhor!

A música é fundamental. Prepare uma playlist com aquelas músicas típicas de festa junina, como o famoso "Olha a chuva!" e "Capelinha de Melão". Elas darão o ritmo certo para os passos da quadrilha.

Depois de tudo pronto, é só curtir! Então, coloque sua melhor roupa caipira, calce suas botas e esteja pronto para dançar a noite toda!

Quando estiver planejando a próxima viagem, que tal curtir uma festa junina inesquecível na Costa do Sauípe?

Portal de entrada da Quermesse da Vila, com a Roda de Gigante ao fundo, na Costa do Sauípe

O que acha de viver uma festa junina em qualquer época do ano? Aqui no Costa do Sauípe, você pode!

Mas, especialmente em junho e julho, você pode viver o Arraiô por aqui! Durante a programação, você vai encontrar oficina de bandeirolas, oficina de forró, quermesse com roda gigante, além, é claro, do casamento caipira e várias outras atrações divertidas e caipiras.

Se ficar com alguma dúvida, clique no botão ao lado para conversar com a Sol, nossa assistente digital! Ah…e aproveita pra dar uma olhada no que te espera em qualquer um dos hotéis do complexo Costa do Sauípe!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos