* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Confira quais são as restrições COVID para quem vai viajar

A pandemia causada pelo novo coronavírus transformou completamente a vida das pessoas. Se 2020 foi marcado pelas limitações no contato social e pela suspensão de muitas atividades, neste ano, a vida começou a voltar à normalidade. Entretanto, as restrições COVID ainda existem e devem ser respeitadas. 

Para quem está planejando uma viagem, seja nacional ou internacional, é fundamental conhecer as orientações sanitárias e as restrições COVID vigentes no destino. A seguir, você conhece as regras para viajar em 2021. Confira!

Medidas gerais de prevenção à COVID-19

Se você está planejando uma viagem nacional, seja de trabalho ou férias, precisa conhecer as medidas gerais de prevenção ao Sars-Cov-2. De acordo com orientações da Anvisa e do Ministério da Saúde, o viajante deve:

  • usar máscaras nos locais públicos, incluindo aeroporto e avião;
  • lavar as mãos com água corrente e sabão. Quando não houver acesso a eles, usar álcool em gel 70%;
  • evitar tocar olhos, nariz, boca e máscara. Se isso for necessário, higienizar as mãos antes;
  • evitar aglomerações desnecessárias. Caso ocorram, usar máscara;
  • cubrir o nariz e a boca ao tossir e ao espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • manter uma distância mínima de um metro entre pessoas em lugares públicos.

Essas medidas aplicam-se a toda e qualquer situação, independentemente do estado ou da cidade em que você esteja. Além disso, quem vai viajar precisa verificar a legislação em vigor no estado e no município de destino.

Uso de máscara

Entre as restrições COVID, a principal e que mais impacta quem vai viajar diz respeito ao uso de máscara. O item é obrigatório nos voos nacionais e internacionais, assim como durante a permanência em aeroportos.

Algumas companhias aéreas exigem tipos específicos de máscaras. Por isso, antes de viajar, verifique quais são as exigências e as orientações específicas junto à companhia aérea que emitiu o seu bilhete.

Bagagem e serviço de bordo

Em geral, uma das restrições COVID para voos nacionais diz respeito à suspensão de serviço de alimentação a bordo. A medida visa evitar que os passageiros retirem a máscara durante o voo.

Se o turista segue alguma alimentação especial, não há problema. Lembrando que todos os passageiros podem ingerir água durante a viagem.

Com relação à bagagem e outras condições de embarque, podem haver restrições COVID especiais da companhia aérea. Nesse caso, confira as exigências com antecedência para evitar qualquer tipo de problema durante o embarque.

restrições covid

Sintomas gripais

A recomendação do Ministério da Saúde é que, caso apareça qualquer sintoma compatível com a COVID-19, o turista deve buscar atendimento imediato em um serviço de saúde. Isso vale para qualquer pessoa, não só para quem faz viagem nacional ou internacional. Entre os principais sinais da doença, estão:

  • tosse;
  • coriza;
  • febre;
  • dor de garganta;
  • perda do olfato e do paladar. 
Se estiver com a data marcada, transfira a passagem e/ou reagende o passeio, mas não viaje doente! A mesma recomendação vale para quem esteve recentemente em viagens nacionais. Reforce os cuidados de higiene pessoal e proteção. Use máscara e esteja atento a qualquer sintoma.

Carteira de vacinação

As companhias aéreas não exigem apresentação da carteira de vacinação. Entretanto, diversas cidades e atrações não aceitam ingresso no local sem a apresentação do documento.

Para quem vai fazer uma viagem em 2021, a dica é ficar atento às restrições COVID do destino. Viaje com seus documentos pessoais e a carteira de vacinação. 

Quem viajou sem a carteira, pode acessar o certificado pela internet. Também é possível obter o certificado de vacinação na plataforma do Conecte SUS.

Informações importantes

Este artigo usa informações do 14 de outubro de 2021. Até o momento, todos os dados estão atualizados. Entretanto, em razão da natureza da pandemia e da crise sanitária, as informações e restrições COVID podem mudar rapidamente.

Elas variam de acordo com as políticas de cada região, cidade, estado e país. Por isso, a orientação é que, antes da viagem, você verifique quais são as regras vigentes no período da sua estadia junto à companhia aérea e ao hotel de destino.

Este material foi criado como um mecanismo de orientações gerais. Porém, é recomendável que você busque dados governamentais e sanitários na data em que pretende viajar. Caso apresente sintomas da doença, busque orientação médica. 

Os hotéis estão seguindo todos os padrões sanitários e os cuidados necessários para garantir a proteção da saúde e da segurança dos hóspedes. Siga as normas para garantir a melhor experiência para você e a sua família.

Agora que você já sabe tudo sobre as restrições COVID para quem vai viajar, aproveite para começar a planejar as suas próximas férias. Afinal, todo mundo está com saudades de passear. Confira nossos pacotes promocionais e viva sua próxima experiência em um destino inesquecível!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia