* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Conheça os diferentes tipos de mala de viagem

Quem vai planejar a próxima viagem, mas ainda não tem a mala apropriada, deve pesquisar entre os diferentes tipos de mala de viagem disponíveis no mercado, conhecendo suas características, diferenças e indicações de uso. A escolha depende do tipo de viagem e do manuseio da bagagem.

Neste artigo, você vai conhecer os tipos mais comuns de mala de viagem, os materiais, características e particularidades. Como essas dicas, você não vai ter mais dúvida com relação à escolha do produto que melhor atende às suas necessidades. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!

Os 3 tipos principais de malas de viagem

As malas disponíveis no mercado podem ser divididas em três grandes grupos, classificados de acordo com a sua flexibilidade. Assim, o consumidor tem a opção de comprar malas flexíveis, semiflexíveis e malas rígidas.

Dentro dessas categorias, é possível encontrar três capacidades: pequenas, médias e grandes. Falaremos dos tamanhos nos próximos tópicos. Primeiro, você vai conhecer cada um desses tipos de malas de viagem:

1. Malas flexíveis

As malas flexíveis, também chamadas mala de viagem tipo bolsa, são consideradas uma das opções mais práticas em termos de manuseio. Isso porque elas são produzidas com materiais como tecido, nylon e poliéster, o que traz maleabilidade, adaptabilidade e flexibilidade.

Entre os tipos de bagagem de mão, ela é favorita de alguns turistas, principalmente os que querem facilidade na hora de acondicionar os objetos dentro da mala. Confira a seguir suas principais vantagens:

  • opção prática e flexível;
  • ótima alternativa para uso como mala de mão em viagem aérea;
  • disponível também na opção com rodinhas;
  • tem um custo mais baixo se comparado com a outros tipos de mala de viagem.
Entretanto, assim como elas têm suas vantagens, algumas características devem ser um ponto de atenção para quem está comprando mala, tendo em vista tratar-se de produtos mais sensíveis, que demandam cuidado no manuseio, higienização, guarda e conservação.

Além disso, a maioria das opções de mala tipo bolsa com rodinhas, ou sem, não são impermeáveis. Desta forma, caso peguem chuva ou a bagagem seja molhada por alguma razão, os objetos transportados podem sofrer danos.

2. Malas semiflexíveis

A segunda categoria dos tipos de mala de viagem é das semirrígidas, ou semiflexíveis. Nesse grupo, estão as malas mais encontradas e comercializadas em lojas especializadas. Conheça as suas principais características:

  • material impermeável no interior, oferecendo mais proteção para os objetos transportados;
  • maior durabilidade se comparada com os modelos flexíveis;
  • várias opções de marcas, cores e tamanhos disponíveis;
  • uma boa opção de escolha para quem busca tipos de mala de bordo.
Quando se fala em viagem de avião e quais tipos de malas para viagem aérea são recomendados, o modelo semiflexível pode ser utilizado tanto como bagagem de mão como bagagem despachada, tendo em vista sua impermeabilidade e flexibilidade de uso.

Entre os pontos negativos, talvez a questão da higienização seja o ponto mais relevante. Nesses modelos, você pode encontrar mais dificuldade de higienização, sendo que o acúmulo de sujeira ocorre com mais facilidade, o que acaba interferindo na vida útil da mala.

tipos de mala de viagem

3. Malas rígidas

As malas rígidas, como o nome sugere, são aquelas fabricadas em materiais como ABS, policarbonato e propileno. São ótimas opções para proteger a bagagem, mas a sua rigidez faz com que elas também corram maior risco de danos no transporte. Sem a maleabilidade, elas podem ser danificadas em caso de forte impacto. Outro ponto importante é que são mais pesadas em razão do seu material.

Quais são os tamanhos de mala de viagem permitidos

Além das diferença entre os tipos de mala de viagem de acordo com a sua maleabilidade, você vai encontrar três divisões de acordo com o peso médio suportado:

  • malas pequenas: suportam um peso médio de até 10 kg e têm altura aproximada de 55 cm. São os modelos mais comuns em bagagens de mão;
  • malas médias: suportam um peso médio de até 23 kg e têm altura aproximada de 65 cm;
  • malas grandes: suportam um peso médio de até 32 kg e têm dimensões aproximadas de altura que alcançam uma faixa de 77 cm.
As diferenças de tamanho variam de acordo com a marca da mala. Quem pretende viajar de avião com bagagem de mão precisa ficar atento às regras de viagem de cada companhia aérea, inclusive em relação ao tamanho máximo permitido a bordo. De forma geral, malas médias e grandes precisam ser despachadas.

Como definir a melhor mala para a sua viagem

A mala certa depende de diversos fatores, a começar pelo tipo de transporte escolhido. Entre os tipos de mala para viagem de avião, por exemplo, recomendam-se principalmente os modelos de malas semiflexíveis, isso porque elas podem ser utilizadas tanto como bagagem de mão quanto como bagagem despachada.

No caso da bagagem de mão, é preciso estar atento à altura máxima exigida pela companhia aérea, bem como ao conteúdo transportado. Nesse caso, a bagagem flexível também é uma boa opção.

Para quem viaja de carro, a escolha deve levar em consideração o tamanho do porta-malas e a quantidade de pessoas que vão viajar juntas. Então, se tem pouco espaço opte pelas versões flexíveis ou semiflexíveis.

As malas rígidas são a melhor escolha para quem precisa proteger objetos delicados em transporte, mas é necessário ter um cuidado extra no seu manuseio para evitar impactos que causem danos.

Você gostou de conhecer mais sobre os diferentes tipos de mala de viagem? Então aproveite o momento para conhecer os nossos pacotes promocionais e venha aproveitar suas próximas férias conosco!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia