* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Dicas de segurança: descubra como lacrar a mala de viagem

Em viagens de avião, além de todo planejamento com relação à documentação e horário, é importante que o passageiro esteja atento às boas práticas de como lacrar a mala de viagem. Afinal, não é incomum encontrar pessoas que relatam ter suas malas abertas ou danificadas após a retirada das mesmas.

Existem diversos cuidados que podem ser tomados a fim de evitar danos na sua mala. Neste post, você terá acesso a um panorama completo, com dicas práticas que vão desde o armazenamento de objetos frágeis até a colocação de lacres e plastificação da mala. Acompanhe!

Diferenças entre a mala despachada e a mala de mão

Antes de entender como lacrar a mala de viagem é fundamental saber as diferenças entre a mala despachada e a mala de mão. A mala despachada é aquela que você entrega à companhia aérea antes de embarcar — durante o check-in — e que são acondicionadas no bagageiro do avião. A companhia aérea devolve a mala ao passageiro no seu destino final. 

Já a mala de mão é aquela que vai junto com o passageiro dentro do avião. Existem regras que devem ser seguidas com relação aos objetos transportados na mala de mão, bem como aos cuidados na hora de embalar as mesmas.

Quando falamos em como embalar uma mala de viagem estamos nos referindo à mala despachada, já que ela será manuseada por várias pessoas até chegar ao destino final. A mala de mão não precisa de grandes cuidados pois ficará na posse do turista durante toda a viagem.

Objetos frágeis e de valor devem ir na mala de mão

Antes de começar a planejar como lacrar a mala de viagem você deve levar em consideração a sua montagem. Como a mala será despachada, a dica é que você não coloque dentro dela objetos frágeis ou de valor. Estes devem ser colocados na sua mala de mão.

As malas despachadas são manuseadas por diversas pessoas e muitas vezes não há um cuidado muito grande com relação a sua movimentação, desta forma, objetos frágeis podem sofrer danos se não estiverem bem acondicionados.

Identifique e personalize a mala despachada

Quem vai viajar de avião e já passou pela experiência de despachar uma mala, sabe que é comum ter dificuldade na identificação da bagagem na esteira rolante do aeroporto. Isso porque as malas podem ser muito semelhantes entre si, confundindo os passageiros na hora de encontrar a sua.

Desta forma, a primeira dica sobre como lacrar a mala de viagem diz respeito à identificação da mesma. Se a sua mala é preta, de um tom neutro e parecida com muitas outras malas que transitam no aeroporto, busque uma maneira de personalizá-la. Para isso você pode usar um lacre de mala grande e colorido ou colar adesivos.

como lacrar a mala de viagem

Utilize capas específicas para malas

Os lacres de mala, além da segurança são alternativas que ajudam na rápida identificação da bagagem na esteira rolante do aeroporto. Uma das causas dos extravios de bagagem está justamente no fato de que os passageiros se confundem na hora de pegar a mala, por isso, fique atento!

Somado a isso, as capas de mala são soluções desenvolvidas para ajudar na proteção da mala e também para facilitar a identificação das mesmas. Por isso, podem ser utilizadas tanto para lacrar quanto para ajudar na identificação da sua mala.

Aposte nos lacres para malas

Agora vamos falar dos lacres propriamente ditos. Para saber como lacrar malas de viagem você deve conhecer os diferentes tipos de lacre existentes no mercado. A seguir, falamos um pouco mais sobre cada um deles:

  • Lacre de plástico para malas: também conhecido como “abraçadeira de nylon”, o lacre de plástico é uma solução barata e segura para o fechamento da mala. Trata-se de um objeto que não pode ser reutilizado uma vez que, depois de aberto, precisa ser descartado. 
  • Lacre de aço para malas: são bem parecidos com o modelo anterior, a diferença é que a composição do material é de aço, mais resistente que o plástico. Na prática, a segurança oferecida por eles é a mesma. 
  • Cadeado: o cadeado é outra opção interessante para lacrar a mala. Existem cadeados com abertura por senha e por chaves. A vantagem é que eles são reutilizáveis. 
O lacre de segurança para malas pode ser encontrado na internet e em lojas especializadas em viagem. A escolha do modelo ideal depende de cada pessoa, de forma geral todas as opções cumprem bem o papel de trazer segurança para os objetos acondicionados dentro da mala.

Plastifique para uma proteção extra

Até aqui, trouxemos dicas de como lacrar a mala de viagem para garantir a segurança dos objetos transportados dentro da bagagem caso você opte por despachá-la. Mas, além disso, você deve levar em consideração a integridade da mala. Neste caso a plastificação é uma boa alternativa.

Ao plastificar a mala, além de protegê-la contra a ação de pessoas mal intencionadas que eventualmente queiram  abrir a mala, ela também protege a mesma contra danos e arranhões comuns no seu manuseio. Colocando essas dicas em prática você pode viajar mais tranquilo, com a certeza de que a sua bagagem está viajando em segurança.

Aprendeu como lacrar a mala de viagem e aproveitar o seu passeio sem dores de cabeça? Então não perca tempo e planeje suas férias conosco! Consulte nossos pacotes promocionais, aproveite os descontos e venha conhecer a Costa do Sauípe! 

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia