Está se preparando para viajar de avião? Então você provavelmente tem dúvidas sobre a bagagem despachada.

Se esse é o seu caso, pode ter certeza de que você não está só. Na verdade, o tema costuma causar confusão na maioria dos viajantes! Afinal, a tarefa de arrumar as malas para viajar envolve decisões que vão muito além de escolher os melhores looks de férias. Quando o assunto é despacho de bagagem, os questionamentos são muitos: o que não pode levar na bagagem despachada? Quanto custa para despachar a bagagem? Qual é o limite de peso permitido?

Calma, a gente te ajuda. Para responder a essas e várias outras perguntas que tiram o sono dos viajantes de carteirinha, preparamos um guia completo que explica tudo que você sempre quis saber sobre bagagem despachada. Aqui, você vai entender direitinho como despachar a bagagem, quais são as cobranças envolvidas nesse tipo de serviço, que objetos você deve deixar de fora na hora de arrumar as malas e muito mais.

O despacho de bagagem pode ser bastante confuso: confira as principais dúvidas

Carrinho que leva bagagens até as aeronaves, cheia de malas despachadas

A bagagem despachada é uma das formas de levar seus pertences pessoais com você durante as viagens de avião.

Assim como o que acontece com a bagagem de mão, as malas despachadas estão sujeitas a várias regras e restrições determinadas pelas leis brasileiras e pelas próprias companhias aéreas. Mais do que as limitações de medida e peso, essas duas modalidades de bagagem têm várias outras diferenças entre si, como os tipos de objetos que podem ser transportados em cada uma.

Também vale mencionar que os requisitos para despacho de bagagem foram alterados depois das mudanças legislativas de 2017 – o que pode aumentar a confusão para os turistas que não voam há muito tempo e para quem está se preparando para fazer a primeira viagem de avião –. Quer acabar de vez com as dúvidas? Então confira, a seguir, as informações mais importantes sobre bagagem despachada.

O que é bagagem despachada?

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba exatamente o que queremos dizer quando falamos de bagagem despachada.

Conhecida também como bagagem de porão (ou registrada), a bagagem despachada corresponde àquelas malas que são levadas no compartimento de carga da aeronave durante voos comerciais. Em outras palavras, são aquelas bolsas que você despacha no balcão antes de embarcar e depois pega de volta em uma esteira rolante, quando chega ao destino.

Geralmente, essa modalidade é usada para transportar malas maiores ou mais pesadas do que as que são classificadas como bagagem de mão. Além disso, a bagagem despachada costuma ser necessária para quem precisa levar itens frágeis e objetos que não podem ser transportados na cabine de passageiros. Como o próprio nome sugere, a bagagem de mão é diferente da bagagem despachada porque ela viaja junto com você, nos compartimentos que ficam acima das cadeiras.

Para saber mais sobre o assunto, leia também nossos conteúdos especiais sobre o que pode levar na bagagem de mão e o que não pode ser levado.

O que pode levar na bagagem despachada?

Como você sabe, a sua bagagem despachada se separa de você antes do embarque.

Durante a jornada que percorrem para chegar até o porão do avião – e até as esteiras rolantes, no destino final –, essas malas passam por várias etapas de fiscalização. O objetivo é garantir que os itens transportados nas bagagens despachadas estejam de acordo com as determinações de segurança e com as regras estabelecidas pela alfândega de cada país.

Portanto, as determinações sobre o que pode levar na bagagem despachada podem variar de acordo com o tipo de voo – nacional ou internacional –. Mas, em geral, a sua bagagem despachada pode incluir:

  • Roupas, calçados e acessórios;
  • Cosméticos;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Instrumentos musicais;
  • Objetos pontiagudos, como tesouras e alicates;
  • Equipamentos esportivos e outros itens grandes.

Ah, e fica o lembrete: no caso de voos nacionais, produtos líquidos, cremosos e pastosos podem ser transportados na bagagem despachada, desde que estejam em embalagens lacradas de no máximo 1 litro. Mas essas determinações mudam um pouco dependendo da companhia aérea escolhida, então o ideal é conferir o site oficial da empresa responsável pelo seu voo.

E o que não pode levar na bagagem despachada?

Parte das mão de uma pessoa arrumando roupas em uma mala

Tão importante quanto saber o que pode levar na bagagem despachada é conhecer a lista de itens que são totalmente proibidos nessa modalidade.

Como as malas são submetidas a scanners durante a fiscalização regular das companhias aéreas, carregar um objeto indevido na sua bagagem despachada pode fazer com que ela precise passar por revistas – uma situação capaz de causar dores de cabeça e até mesmo atrasar o seu planejamento de viagem –. Para evitar esse tipo de situação desagradável, confira algumas dicas sobre o que não pode levar na bagagem despachada:

  • Substâncias e objetos inflamáveis (fogos de artifício, isqueiros, maçaricos etc);
  • Combustíveis líquidos (como fluido de isqueiro, etanol, gasolina, óleo diesel e similares);
  • Componentes explosivos de qualquer tipo, assim como detonadores e estopins;
  • Substâncias ácidas ou venenosas de qualquer tipo (incluindo inseticidas);
  • Gases comprimidos ou inflamáveis;
  • Extintores de incêndio;
  • Materiais radioativos;
  • Eletrônicos, pilhas e baterias de íon;
  • Bebidas com mais de 70% de teor alcóolico;
  • Cigarros eletrônicos.

Além disso, nossa recomendação é nunca levar jóias e outros objetos de alto valor na bagagem despachada, assim como documentos em geral. Afinal, a perda desses pertences pode causar prejuízos enormes em casos de extravio de bagagem. Melhor prevenir do que remediar, não é? Aliás, falando em remédio, algumas companhias aéreas também têm restrições para o transporte de medicamentos na bagagem despachada, então o ideal é conferir as normas específicas da empresa escolhida para a sua viagem.

Quais devem ser as medidas da bagagem despachada?

Agora que você já sabe quais objetos devem ficar de fora da sua bagagem despachada, é hora de escolher a bolsa que você vai usar para transportar seus itens.

Existem vários tipos de mala de viagem, e se você pretende realizar o despacho de bagagem, seus pertences precisam estar acomodados em uma bolsa ou mala que respeite os limites de tamanho estabelecidos pelas companhias aéreas. No Brasil, as empresas seguem as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Em geral, tanto para voos nacionais quanto para viagens internacionais, as medidas da bagagem despachada não podem ultrapassar 158 centímetros lineares. Isso significa que a soma das medidas (largura, altura e profundidade) da mala utilizada deve dar no máximo 158 cm. Na prática, o jeito mais fácil de garantir que você não terá problemas com a medida da bagagem despachada é escolher uma mala com dimensões de até 50 cm (largura) x 80 cm (altura) x 28 cm (profundidade).

Qual deve ser o peso da bagagem despachada?

Imagina só a situação: você cuida de todos os preparativos da sua viagem com bastante atenção, escolhe uma mala do tamanho perfeito, vai até o aeroporto… só para descobrir, na hora de fazer o despacho de bagagem, que acabou errando no peso da bagagem despachada. Que complicação, hein?

Para não ter que lidar com esse tipo de situação, se liga na dica: as malas transportadas no porão das aeronaves não podem ter mais do que 23 quilos. Esse limite de peso da bagagem despachada vale para voos nacionais e internacionais.

Como despachar bagagem?

fila de pessoas com malas para serem despachadas

Antigamente, o despacho de bagagem era sempre feito junto com o check-in, nos guichês do aeroporto.

Hoje em dia, entretanto, você pode facilitar o processo de embarque realizando o check-in online no site oficial da companhia aérea. Depois, é só ir até o guichê ou quiosque da empresa para pesar suas malas e solicitar o despacho. Sua bagagem será etiquetada e você receberá um comprovante, que deve ser guardado até o momento de recuperar a bagagem despachada (após a chegada ao destino). Fácil, né?

Como despachar bagagem frágil?

Alguns objetos precisam receber cuidados diferenciados quando são transportados como bagagem despachada.

Se você deseja despachar uma mala que contém itens frágeis, o ideal é consultar as normas de bagagem especial da companhia aérea. Além de ser usada para pertences com componentes sensíveis, essa categoria também inclui objetos que tenham tamanho, formato ou peso superiores às limitações de medida da bagagem despachada comum.

Geralmente, a bagagem especial é solicitada por quem precisa transportar equipamentos esportivos, instrumentos musicais, dispositivos audiovisuais, instrumentos científicos e outros itens com características que exigem um manuseio mais específico. Como cada companhia aérea tem requisitos e limitações próprias para o uso dessa modalidade, é preciso conferir as especificações da empresa responsável pelo seu voo.

Na maioria dos casos, é preciso desembolsar um valor extra para despachar bagagem frágil, já que a categoria de bagagem especial está sujeita a uma taxa diferente das malas convencionais. Algumas companhias aéreas também oferecem a possibilidade de transportar itens sensíveis na própria cabine de passageiros, por meio da compra de um assento adicional.

Quanto tempo antes do voo posso despachar a bagagem?

Você já entendeu como despachar a bagagem, mas talvez esteja se perguntando qual é o melhor momento para solicitar esse serviço.

O despacho de bagagem costuma seguir as mesmas regras de horário do check-in presencial – variam de acordo com a companhia aérea –. Por isso, não deixe de acessar o site da empresa para saber até quanto tempo antes da partida o check-in presencial pode ser feito. Para a maioria das companhias, o despacho de bagagem costuma ser liberado a partir de 3 horas antes do voo e pode ser realizado até 1h30 antes.

Não se esqueça de que a antecipação é a melhor amiga do viajante prevenido, hein? No geral, a recomendação é que você chegue ao aeroporto com 4 horas de antecedência em relação ao horário do seu voo caso seja uma viagem internacional. No caso de voos nacionais, a antecedência mínima é de 2h30.

Quanto custa despachar bagagem?

Você já deve ter ouvido falar que os valores das passagens aéreas não incluem mais a bagagem despachada.

Quem não viaja de avião há alguns anos pode até estranhar a mudança, que passou a valer em 2017. Essa alteração nas normas da ANAC deu permissão para que as empresas cobrassem uma taxa específica para o despacho de bagagem. Em outras palavras, a bagagem despachada é paga à parte na maioria dos casos.

Para voos domésticos, o custo para despachar bagagens convencionais costuma ficar entre R$ 110 e R$ 190 por mala – dependendo do número total de bagagens despachadas –. Em viagens internacionais, a taxa de bagagem despachada é muitas vezes calculada em dólares estadunidenses. O valor pode ir de US$ 45 (mais ou menos o equivalente a R$ 240, na cotação de junho/2024) a US$ 75 (aproximadamente R$ 395) por bagagem. A maioria das companhias aéreas permite que cada passageiro despache até 5 malas.

Como conseguir a bagagem despachada gratuita?

Não dá para negar que as taxas de despacho que você acabou de conhecer podem acabar encarecendo os custos de viagem. Por isso, muitos viajantes buscam formas de fugir dessas tarifas e despachar a bagagem sem pesar tanto no orçamento. Afinal de contas, tem como conseguir a bagagem despachada gratuita?

Para a alegria dos aventureiros que prezam pela economia, existem algumas formas de contornar as cobranças. Isso é possível por meio de opções oferecidas pelas próprias companhias aéreas: uma das alternativas mais populares é a contratação de cartões de crédito feitos em parceria com essas empresas. A Azul e a LATAM, por exemplo, disponibilizam soluções do tipo para clientes do banco Itaú. O mesmo acontece com a Gol, que tem uma parceria com a Clube Smiles.

Outra possibilidade para quem deseja conseguir bagagem despachada gratuita é a adesão aos programas de fidelidade das companhias aéreas. Disponíveis em quase todas as empresas do ramo, os programas funcionam como uma espécie de assinatura que garante outros benefícios além do despacho de bagagem. Entretanto, essa opção só costuma ser vantajosa para quem viaja com frequência.

Com todas estas informações sobre despacho de bagagem, você já está preparado para uma viagem ao Costa do Sauípe!

Coqueiros na praia da Costa do Sauípe, com as pessoas andando do resort até a praia

E aí, gostou de aprender mais sobre a bagagem despachada?

Com as informações valiosas que você acabou de descobrir, seu planejamento de viagem certamente ficou bem mais fácil. Agora que você já sabe tudo que precisa levar em consideração na hora de despachar a bagagem, é só caprichar na checklist de férias e se preparar para curtir ao máximo a sua próxima aventura! Caso queira conhecer mais dicas úteis que podem te ajudar nos preparativos, não deixe de conferir também os nossos conteúdos sobre como economizar espaço nas malas e como lacrar a bagagem.

Ainda está em dúvida sobre qual destino visitar na sua viagem? Se o que você busca é uma experiência inesquecível em meio às paisagens apaixonantes do litoral brasileiro, nem precisa mais procurar! Aqui no Costa do Sauípe, você e sua família mergulham nas praias mais encantadoras da Bahia com direito ao conforto de um resort all inclusive, opções de entretenimento para todas as idades e a riqueza cultural que só a baianidade tem para oferecer.

Aproveita pra dar uma olhada nos nossos pacotes promocionais, arruma as malas e vem, que a Bahia de verdade já está esperando por você!

O Grand Premium Brisa foi premiado Travellers' Choice Awards - Best of the Best 2024.

Ficamos entre o 1% dos hotéis mais bem avaliados segundo o TripAdvisor. Somos um dos melhores na categoria "tudo incluído".

Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos