* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Planejamento de viagem: 10 passos para montar seu guia

O planejamento de viagem é o primeiro passo para quem deseja ter uma experiência tranquila e aproveitar cada segundo do destino escolhido. Muitos fatores devem ser considerados ao organizar as férias da família, por isso fique por dentro de cada etapa!

O que é planejamento de viagem? 

Um planejamento de viagem é um tipo de guia com o passo a passo de tudo o que você precisa realizar antes e durante o passeio. Isso engloba escolha do destino, orçamento, duração, pontos turísticos a serem visitados, entre outros detalhes indispensáveis para a viagem ser perfeita. 
 
Muitas pessoas acreditam ser um trabalho desnecessário, por isso deixam tudo para a última hora. Porém, convenhamos: é muito melhor ter tudo organizado com antecedência, certo?
 
Fique tranquilo, é supersimples criar seu próprio guia. Esse momento pode ser, na verdade, divertido e leve. Que tal juntar toda a família e montar roteiros de viagem? Nada é melhor que sentir aquele friozinho na barriga antes das experiências incríveis que estão por vir. A seguir, veja como planejar uma viagem do zero.

1. Que tipo de viajante você é?

Se você fechar os olhos e visualizar mentalmente a sua viagem dos sonhos, para onde a sua imaginação lhe levaria? Antes de mais nada, é necessário descobrir o que mais gosta! Para quem curte aventura e prefere ambientes descontraídos, programar uma viagem com mochilão é ideal.
 
Já se você não abre mão de segurança, tranquilidade e conforto, uma experiência em hotéis all inclusive é a sua cara! O ideal é encontrar um meio-termo para todo mundo aproveitar ao máximo.
 

2. Qual vai ser o seu destino?

Aonde está pensando em ir: uma cidade turística, praias maravilhosas ou um estado que ainda não visitou? Faça essas perguntas para descobrir o destino perfeito da próxima viagem. 
 
Nosso conselho é dar preferência aos nacionais, afinal planejar uma viagem pelo Brasil é menos trabalhoso que uma para fora do país. Sem contar que os pacotes de viagem saem mais em conta. Menos dor de cabeça, não é?

3. Qual mês é melhor para viajar?

Sabemos que cada destino é mais indicado em determinada época do ano, por conta de características do clima, aumento de turistas e outros fatores. Portanto, planeje sua viagem e escolha a melhor data para embarcar conforme a sua rotina.
 
Caso goste de praia, sol e mar, lembre-se de que existem regiões no Brasil com dias ensolarados durante a maior parte do ano, como o Nordeste. Se você preferir o clima mais gelado, verifique a previsão do tempo para as datas em que deseja viajar para a cidade escolhida.

4. Qual é o tempo ideal de viagem?

Planejar o tempo de viagem é fundamental para não se arrepender de não ter visitado algum lugar importante. Contudo, sabemos que, muitas vezes, não é possível passar tantos dias fora de casa.
 
Por isso, atente-se aos dias de férias ou do feriado escolhido e faça um planejamento realista. Uma pesquisa publicada no Journal of Happiness Studies revelou que o tempo ideal para fazer uma viagem é oito dias. Já deu vontade, não é?

Imagem de uma mala de viagem com documentos e mapa em cima

5. Quanto quer gastar?

O orçamento dita tudo o que você vai fazer na viagem, como compra de passagens, hospedagens, alimentação, passeios e produtos de supermercado. Então, é muito importante definir um valor para seu período de férias sair como planejado. 
 
O ideal é ser flexível e aproveitar as ofertas que surgirem enquanto faz o planejamento de viagem. Muitas pessoas se perguntam qual é a melhor forma de juntar dinheiro para viajar. Uma boa alternativa é montar um roteiro, planejar os gastos dos passeios e da alimentação, além de ter uma reserva para depositar uma quantia de dinheiro todo mês.

6. Onde deseja se hospedar?

Quando estiver organizando a viagem, faça pesquisas de hospedagens e priorize de acordo com seu perfil de viajante e seu orçamento. A escolha de um resort all inclusive pode ser a melhor opção se você deseja aproveitar a estadia, as atividades oferecidas, as refeições, todos os serviços e comodidades oferecidos ao máximo.

7. Quais locais turísticos visitar?

Pesquise bastante sobre os pontos turísticos do seu destino durante o planejamento de viagem e busque o máximo de informações que tiver sobre cada atração. Assim, você não deixa de conhecer o melhor de cada lugar.
 
Saiba com antecedência como chegar, o que levar, onde comer e muito mais. Dessa forma, fica mais fácil montar um roteiro com os lugares a serem visitados durante cada dia da viagem.

8. O que levar na mala?

Procure montar a mala com itens básicos e roupas adequadas para o destino. Caso vá à praia, não se esqueça de levar roupas leves, peças de banho e protetor solar. É sempre bom ter um guarda-chuva e um casaquinho em mãos, independentemente do destino escolhido, já que, às vezes, São Pedro surpreende com um banho de água. 
 
Além disso, se for uma viagem de avião, lembre-se de pesar a mala com antecedência ou já se programe para pagar o excesso de bagagem no aeroporto.

9. Quais documentos são necessários?

Devemos nos lembrar dos documentos básicos, como carteira de identidade e CNH, caso possua. Durante o planejamento de viagem, verifique se o local escolhido para viajar exige outro documento específico.

10. É preciso levar máscaras e álcool em gel?

Com o avanço da vacinação e a flexibilização do uso de máscaras, alguns cuidados não são mais exigidos em determinados locais. Entretanto, é melhor prevenir que remediar, não é mesmo?
 
Leve algumas máscaras na mochila e lembre-se de higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel. Além disso, ao programar uma viagem, verifique se o destino escolhido solicita a apresentação do comprovante de vacina ou do teste negativado.

Conheça o Costa do Sauípe

Viu como é fácil planejar sua viagem com um roteiro incrível? Agora que você já sabe como fazer o passo a passo antes da sua viagem, que tal conhecer a Costa do Sauípe?
 
Com um modelo all-inclusive, o resort coloca você e sua família em contato com a natureza, sem perder o conforto e a sofisticação. Nada é melhor que se hospedar em um hotel com pé na areia e aproveitar todas as belezas da Bahia. Não perca tempo e confira os pacotes promocionais
 

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia