São inúmeros os detalhes a se pensar na hora de planejar as férias dos sonhos. E se você é daqueles que ama conhecer novos lugares e suas histórias, o guia de viagem é uma excelente opção. 

No entanto, em alguns destinos, o profissional não acaba sendo tão requisitado. É aí que surge a dúvida: quando vale a pena contratar o guia turístico? Pensando em ajudar esses viajantes, separamos algumas dicas sobre quando cogitar o guia de viagem. Confira!
   

Afinal, por que contratar o guia de viagem? 

Se você escrever o termo “guia de viagem” no buscador, irá aparecer: “Um livro de informações sobre um local projetado para uso de visitantes ou turistas”. Entretanto, muitas vezes é muito mais seguro e cômodo contratar uma pessoa para esse papel.   

Além de te ajudar com o idioma local em casos de viagens internacionais, os guias também são ótimos para apresentar novos lugares. Principalmente aqueles que não estão em livros mais antigos. 

Para completar, os profissionais também ajudam a planejar um roteiro de viagem mais completo e obter maiores informações sobre a cultura e história do local. 
 

Guia de viagem para destinos nacionais e internacionais 

Os viajantes que estão embarcando pela primeira vez em uma aventura são os que mais sentem necessidade de contratar o guia de turismo. Afinal, a experiência é totalmente nova e pode trazer certa insegurança, principalmente para destinos com idiomas difíceis. 

Agora, se no destino fala-se inglês ou até mesmo português, a necessidade do guia vem a partir dos lugares que o turista deseja visitar. Dessa forma, seja para viagens nacionais ou internacionais é sempre importante considerar o guia na hora de programar a viagem

Embarque pelo Brasil 

Dependendo de qual região, cidade e até mesmo estado do Brasil você está pensando em conhecer, o guia de viagem será muito importante. Isso porque alguns dos destinos queridinhos por aqui carregam construções que fazem parte da história do país. 

Portanto, optar pela ajuda do guia pode ser uma excelente opção para aprender ainda mais sobre a origem do Brasil e se surpreender com as antiguidades que se preservam intactas em meio à modernidade. 



Se escolher o Nordeste, por exemplo, o instrutor pode passar algumas dicas sobre o que fazer na Bahia e visitar lugares históricos que ainda possuem traços da época do Brasil Colônia. 

Além disso, no estado você pode aproveitar para conhecer o complexo de hotéis da Costa do Sauípe e explorar as belezas naturais da Mata de São João. O município possui localização privilegiada no litoral norte da Bahia e presenteia os turistas com piscinas naturais, cachoeiras e a melhor zona hoteleira da região.
 

Explore destinos internacionais com mais confiança 

Indo um pouquinho além da Costa do Sauípe, ao conhecer destinos de fora do Brasil a insegurança aumenta e os turistas tendem a escolher o guia de viagem para deixar os passeios ainda melhores. 

No entanto, algumas dicas são importantes. Para começar, certifique-se de que o guia fale bem o português ou passe as orientações em inglês — a língua universal.  

Além disso, os viajantes precisam seguir os horários, seja para visitas em grupos ou privativas. Por fim, optar pelo profissional em viagens internacionais também ajuda a entender melhor a história e a cultura de novos povos. 

Quando o guia de viagem é essencial? 

Se mesmo após avaliar o custo-benefício e os motivos para escolher o guia de viagem você ainda estiver em dúvida sobre sua necessidade, é hora de considerar um passeio específico. 

Essa, inclusive, está entre as melhores dicas de viagem para aqueles que adoram se aventurar e conhecer lugares onde as atrações turísticas envolvem certo perigo. Também vale para locais que necessitam de cuidados com a segurança e preservação do destino.  

Esses são os casos de visitas a monumentos religiosos, pontos turísticos mais afastados, como a Estátua da Liberdade, e lugares com longos e difíceis trajetos. 

Conheça o melhor da Costa do Sauípe! 

Na hora de planejar as férias, muitos turistas chegam a cogitar a ideia de contratar um guia de viagem. Mas será que vale a pena? Separamos algumas dicas para mostrar por que contratá-lo e aproveitar os pacotes promocionais da Costa do Sauípe para embarcar para a Bahia!