Ah, separar as roupas, agendar a hospedagem, pesquisar sobre o destino…planejar uma viagem é tão gostoso, né? Se for uma viagem de férias então, a alegria toma conta!

Mas, como tudo que é bom tem o seu lado um pouco mais trabalhoso para que tudo dê certo, é preciso saber organizar além do roteiro de viagem, viu?

E já que os detalhes podem passar batido quando chega a hora de pensar em destino e todas as coisas que precisam ser organizadas, hoje a gente decidiu te ajudar a criar sua próxima planilha de viagem. Você vai ver que quando ela estiver prontinha, vai dar pra ver como tudo será mais fácil.

Vem com a gente e saiba como uma planilha de viagem pode mudar toda a sua experiência como viajante.

Saiba a importância de um bom planejamento de viagem

casal sentado no sofá com uma criança pulando e malas de viagem no chão

Depois de adultos, percebemos que viajar vai muito além de arrumar a própria mala e embarcar rumo ao destino, não é mesmo?

Acontece que, inevitavelmente, a viagem começa muito antes de embarcar. Afinal, ao decidir o destino, é preciso pensar no roteiro de viagem, onde se hospedar e por quanto tempo, quando ir, valor do orçamento para viagem…é preciso se organizar até para relaxar!

Mas isso não é para te fazer desistir, é para te ajudar! Viajar com um bom planejamento faz toda a diferença, principalmente no seu bolso. Essa parte fica com a planilha de controle da viagem.

O que é uma planilha de controle de viagem?

Criança correndo em uma piscina na Costa do Sauípe, com os pais ao fundo

Como você já deve estar imaginando, a planilha de controle de viagem é para você conseguir planejar e organizar em um só lugar tudo que envolve a parte financeira da sua viagem.

Sabe quando você fica abrindo várias abas no seu navegador para comparar os preços de hospedagens, passeios, alimentação e tudo mais para tentar decidir como será a viagem? Com a planilha de controle, essa visualização fica bem mais fácil!

Você pode criar a planilha do zero, ou baixar modelos prontos gratuitamente. Independente da sua decisão, você vai precisar das mesmas informações para conseguir utilizá-la.

Confira o que não pode faltar e como construir a sua:

Melhor do que pensar em planejar, é colocar as mãos na massa!

Então, já vai anotando tudo o que precisa para construir a sua planilha de controle de viagem:

Roteiro de viagem: como fazer?

Aqui, pode considerar a parte mais fácil e também a mais importante do seu planejamento. Neste primeiro passo, é hora de decidir o destino.

Será que vai ser aquela viagem dos sonhos para um resort all inclusive? Ou será uma viagem mais pé no chão como um mochilão?

Com o destino decidido, é preciso pesquisar os pontos turísticos que você quer conhecer, atrações para aproveitar, trilhas pela natureza, eventos, festivais e tudo o que o destino tem a oferecer.

Afinal, é possível que o tempo que você irá passar por lá não seja o bastante para conhecer tudo. E aí, é só priorizar o que faz mais sentido para o seu gosto.

Defina a época do ano e quantos dias de viagem

Com a pesquisa sobre o destino, você vai descobrir qual é a melhor época para visitar o destino.

Isso pode depender do clima, eventos ou festivais sazonais do local. Por exemplo, se você já sabe que quer passar as férias de verão relaxando, prefira evitar lugares que ficam agitados nessa época do ano, como Salvador.

E aí, isso ajuda também a determinar quanto tempo passar no destino. Para aproveitar bem o clima ou a época de um lugar, vale conferir a temperatura média anual antes de tomar a decisão.

Tenha em mente sua forma de deslocamento

A não ser que você esteja planejando viajar para uma cidade ao lado da sua - o que também exige um planejamento para o deslocamento - é muito importante saber o que você prefere na hora de viajar.

Carro, ônibus ou avião? Bom, isso pode depender de onde você está partindo e também do nível de conforto e tempo que está disposto a gastar viajando.

Por exemplo, uma viagem de ônibus pode ser muito mais em conta e confortável do que a de avião. Mas, dependendo de onde for partir, a diferença do tempo de viagem é bastante considerável.

Pesquise, compare preços, avalie o tempo de viagem e decida a sua forma de deslocamento com calma.

Não esqueça de também pensar no deslocamento pelo destino. Como você vai se locomover por lá? Transporte público? Carros de aplicativo? Caminhando? Confira os trajetos da sua hospedagem para os pontos turísticos e faça suas escolhas.

Anote informações úteis e importantes

Visão de cima das mãos de pessoas planejando uma viagem com celulares, mapas e câmera

Aqui vale para todo e qualquer destino. Não fique na dúvida de nada!

Se você viu algo sobre o lugar para qual está viajando e não entendeu muito bem, procure descobrir antes de chegar ao destino.

Pode ser que você esteja pensando em visitar um Parque Nacional mas não sabia que é necessário o agendamento prévio, por exemplo. Chato, né? Confira todas as informações possíveis e anote absolutamente tudo!

Conte com mapas e estabeleça um roteiro para cada dia

É claro que hoje em dia todo smartphone, até os mais simples, contam com um GPS de qualidade para ajudar quando precisa.

Mas, e se faltar a internet? E se não tiver rede móvel? Wi fi?

Pode parecer impossível, mas nem todo lugar conta com sinal potente e você pode ficar na mão. Aqui vai uma dica: pesquise com antecedência todas as rotas dos dias da viagem, faça o download e salve.

Ainda, se você souber de coração - e na planilha - quais são os pontos turísticos e passeios que você vai fazer em cada dia, basta perguntar para algum morador local se precisar de informações. Acredite, o roteiro para cada dia pode te salvar!

Busque aplicativos que podem te auxiliar

E falando em internet, vale ressaltar que ela é a sua maior aliada para planejar a sua viagem.

Assim como há modelos prontos de planilhas de controle de viagem, você também encontra aplicativos que são uma verdadeira mão na roda.

Um dos mais utilizados é o Google Maps, que também pode servir como GPS. Nele, você vai encontrar rotas, simulações de tipo de transporte adequado, horário de funcionamento dos estabelecimentos, avaliações de outros viajantes e muito mais!

Outra boa opção é o TripAdvisor, mais focado na troca de informações e experiências entre os viajantes. É muito bom para ajudar a decidir se um passeio vale a pena ou não, por exemplo.

Roteiro geral, roteiro diário, atrações e gastos de viagem nas colunas da sua planilha

Agora que você já sabe o tipo de pontos importantes para planejar suas férias com tranquilidade, já é possível começar a criar sua planilha. Lembre que o principal objetivo dela é te ajudar a ter uma visão ampla da sua viagem. Ao invés de ter várias informações espalhadas por aí, na planilha é possível comparar e escolher tudo em um único lugar.

Para ficar mais fácil de visualizar, procure separar a planilha de controle de viagem em mais de uma aba. É claro que o Excel e as planilhas do Google são as mais utilizadas atualmente, mas se você não tiver tanta intimidade assim, nada te impede de criar a sua própria planilha no papel.

Caso esteja criando do zero, é só separar a primeira aba para uma visão geral do roteiro: datas de ida e volta, horários de voos/ônibus, valor total da viagem e endereço de onde estará hospedado.

A segunda aba você deixa para os detalhes: roteiro diário com os passeios de cada dia, gastos diários e locomoção (se houver).

Parece simples, mas essa divisão já vai clarear a sua mente quando estiver organizando a viagem!

Com este checklist de viagem completo você já está preparado para incluir o Costa do Sauípe no seu destino de viagem!

Placa Sorria você está na Bahia, na praia da Costa do Sauípe

A gente espera que este conteúdo tenha te ajudado a simplificar sua próximas férias! Por mais que muitos pontos que tratamos aqui possam parecer um pouco óbvios, ter esse checklist aqui, te ajuda a fazer tudo com mais agilidade.

E quando chegar a hora de escolher o destino, que tipo de passeio você pretende? Quem acompanha a gente por aqui sabe que nosso negócio é falar sempre um pouquinho mais sobre a nossa Bahia. Na Terra do Dendê, nunca faltam boas opções para quem gosta de natureza, gastronomia e experiências inesquecíveis.

Do Centro Histórico de Salvador à Ilha de Boipeba, a Bahia entrega experiências inesquecíveis. Se você quer aproveitar a exuberância fantástica do litoral baiano com todo o conforto que as suas férias merecem, o Costa do Sauípe tem tudo para ser o seu destino dos sonhos! Aqui, além de poder contar com a estrutura completa de um resort all inclusive, você ainda conhece as praias mais paradisíacas do Brasil e mergulha na riqueza cultural imensa que só a baianidade pode oferecer.

Planeje a melhor viagem da sua vida e vem conhecer o Costa do Sauípe! A Bahia de verdade já está esperando por você.

O Grand Premium Brisa foi premiado Travellers' Choice Awards - Best of the Best 2024.

Ficamos entre o 1% dos hotéis mais bem avaliados segundo o TripAdvisor. Somos um dos melhores na categoria "tudo incluído".

Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos