Que a Bahia está entre os estados queridinhos do nordeste brasileiro nós já sabemos, mas quais os motivos dessa fama? Além das belezas naturais surpreendentes e agradáveis temperaturas durante boa parte do ano, os passeios em Salvador também completam as justificativas de visitar o estado! 

Cercada por paisagens de tirar o fôlego, a cidade abriga atrações para agradar aqueles que gostam de diferentes tipos de turismo. Entre eles, visitas a lugares históricos, praias urbanas ou até mesmo monumentos que se misturam com a história do Brasil e da Bahia. 

passeios em salvador - elevador lacerda

Passeie pelas históricas ruas do Pelourinho

Qual a primeira coisa que vem à sua mente quando falamos da Bahia? Além das hospedagens da Costa do Sauípe, com certeza as ruas históricas do Pelourinho aparecem. Isso porque o famoso bairro de Salvador está localizado no coração do centro histórico da capital. 

Ele é ponto de encontro de dezenas de turistas todos os anos. Afinal, não tem como resistir às ruelas de paralelepídos e casarões do Brasil Colônia que permanecem preservados. Além, é claro, de se encantar pela arquitetura barroca em igrejas e conventos espalhados pelas ruas. 

Entre os bairros mais antigos da cidade, o Pelourinho em Salvador é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1985. No entanto, nem sempre o “Pelô” foi um lugar de alegria como hoje. Isso porque o local era utilizado pelos portugueses para torturar escravos.    

Por abrigar tanta história, o lugar é o preferido daqueles que preferem realizar passeios culturais e se apaixonar por pontos turísticos carregados de emoções e aventuras. 

Turismo religioso só se for em Salvador! 

A agitada capital baiana também abriga construções religiosas que atraem cristãos do mundo inteiro. Inclusive, a lenda dita que em Salvador há 365 igrejas, uma para cada dia do ano! 

Por isso, é quase uma obrigação incluir visitas às igrejas no roteiro de passeios turísticos em Salvador. Entre os principais santuários da região, a Igreja e Convento de São Francisco faz sucesso entre os turistas. O local, inclusive, conserva uma grande riqueza, com seu interior todo coberto de ouro, do chão ao teto. 

Além, é claro, de preservar preciosas pinturas dispostas em 55 mil azulejos que retratam a história de São Francisco de Assis e encantam a todos. Não à toa, já foi considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa e está entre as construções mais bonitas de Salvador. 

Veja toda a beleza de Salvador do alto! 

Aproveite a viagem para capital baiana e desfrute de um completo city tour em Salvador! Assim, é possível conhecer lugares históricos e pontos turísticos importantes sem perder nada. 

Entre eles, o impressionante Elevador Lacerda! Considerado o primeiro elevador urbano do mundo, foi inaugurado em 1873 com 63 metros e, até então, era considerado o mais alto da Terra. 

Localizado no centro da capital, o Elevador Lacerda em Salvador liga o bairro do comércio à cidade alta. Todo o percurso dura cerca de 20 segundos e é utilizado como transporte público pelos moradores locais. Vale a pena visitar o local para conhecer e apreciar as belezas da Bahia.    

Aproveite as atrações culturais da capital baiana 

Quem viaja para Salvador não pode deixar de apreciar os espetáculos culturais da cidade. Entre eles, as apresentações do Olodum! A banda, fundada ainda na década de 70, já se tornou marco da cultura baiana e une os moradores da região por meio da música. 

Além deles, o Mercado Modelo em Salvador é outro ponto turístico que carrega o melhor dos traços culturais da Bahia. Ele, inclusive, está entre os principais centros comerciais da cidade.    

Por lá, existem cerca de 236 lojas que oferecem desde artesanatos locais até deliciosas comidas típicas. O centro foi construído em 1861 e é tombado como Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional. Além de presentear os turistas com apresentações de capoeiras. 

Explore as belezas naturais com passeios de escuna 

Outra excelente opção de turismo na cidade, o passeio de escuna em Salvador é excelente para explorar as belas ilhas e conhecer a fundo os cenários naturais da costa litorânea da Bahia. 

Por isso, na viagem para Salvador, procure agências de turismo do local e feche pacotes para curtir passeios de escuna. É possível, por exemplo, aproveitar música ao vivo, escolher comidas tradicionais e, ainda, aproveitar as paradas para mergulhar em águas cristalinas e mornas do estado. 

Um dos trajetos mais queridos pelos turistas é o passeio para ilha dos frades. Localizada quase no centro da Baía-de-Todos-os-Santos, não à toa o local é considerado um paraíso escondido em Salvador. 

Isso porque a região com 8 km de extensão é cercada pela Mata Atlântica e forma cenários exuberantes. Tudo isso em contraste com o mar calmo de águas cristalinas e a impressionante arquitetura histórica de igrejas, além de um forte usado durante a Revolução da Farroupilha. 

Hospede-se no melhor all-inclusive da Bahia! 

Após conhecer os principais passeios em Salvador, prolongue um pouco mais sua viagem e explore as belezas do litoral norte da Bahia. Para isso, aproveite os pacotes promocionais da Costa do Sauípe e reserve a estada no complexo. Confira!