A gente sabe que você está precisando de uns dias de descanso. E é por isso que viemos te apresentar o destino perfeito para as suas próximas férias: a Ilha de Boipeba.

Parte do paradisíaco litoral baiano, esse destino encantador tem tudo para te ajudar a recarregar suas energias. Para você ter uma ideia, a imensidão azul do mar e as paisagens litorâneas impecavelmente preservadas já renderam à Ilha de Boipeba o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ela também abriga tesouros como a Praia do Moreré, que entrou várias vezes na lista das praias mais bonitas do Brasil segundo o Guia Quatro Rodas.

Se você gosta de relaxar com os pés na areia enquanto sente a brisa do mar e o calor do sol, é só vir com a gente. Hoje, vamos te apresentar a natureza espetacular da Ilha de Boipeba e passar todas as informações necessárias para te ajudar a planejar a viagem dos sonhos. Separa suas roupas de banho preferidas e pode se preparar para mergulhos inesquecíveis!

Entenda onde fica a Ilha de Boipeba

A Ilha de Boipeba fica no município de Cairu, no litoral sul da Bahia.

Junto com a Ilha de Tinharé e várias outras ilhas, ela forma o fantástico Arquipélago de Cairu. É o mesmo conjunto onde fica a famosa vila de Morro de São Paulo, outro destino turístico super adorado. Separada de Salvador por aproximadamente 135 quilômetros, Cairu divide suas fronteiras com os municípios de Nilo Peçanha, Taperoá e Valença. A Ilha de Boipeba fica no extremo sul do arquipélago, sem nenhum ponto de conexão com o continente.

Por causa de sua localização completamente insular, a Ilha de Boipeba desperta dúvidas em muitos viajantes. Afinal, como chegar a esse destino cercado pelo mar? Felizmente, a resposta para essa pergunta é mais simples do que a maioria das pessoas imagina – e a gente explica tudo direitinho na seção abaixo –.

Ilha de Boipeba: como ir até este destino

Como você deve imaginar, não dá para ir até a Ilha de Boipeba somente por via terrestre.

Por isso, quem decide visitar o destino precisa chegar primeiro na cidade de Valença e, de lá, pegar uma lancha rápida para a ilha. As embarcações saem em vários horários e costumam realizar a travessia em um pouco menos de uma hora. Geralmente, o preço da passagem para ir de Valença à Ilha de Boipeba fica entre R$ 30 e R$ 50 por pessoa.

É claro que existem várias formas de completar a primeira etapa da viagem: para quem sai de Salvador, é possível chegar em Valença de carro usando a BR-101, em um trajeto de 317 quilômetros que dura cerca de 5h30. A alternativa mais rápida é atravessar a Baía de Todos-os-Santos por meio de um Ferry Boat para chegar em Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e então seguir viagem pela BA-001. Nesse caso, o percurso encurta para 175 quilômetros de distância e 4h de viagem.

O Ferry Boat de Salvador também é um bom ponto de partida para quem decide viajar para Boipeba de ônibus. Em Bom Despacho, você vai encontrar ônibus regulares que vão direto para Valença. Por fim, existem pequenas aeronaves de táxi aéreo que saem do Aeroporto de Salvador com destino à Ilha de Boipeba. Embora essa seja a opção de deslocamento mais rápida (o voo dura apenas 30 minutos), ela não é tão popular porque o preço salgado das passagens não é acessível para todos os viajantes.

Saiba o que fazer neste lugar inesquecível conhecendo as praias de Boipeba:

O que fazer em um paraíso tropical como a Ilha de Boipeba? Curtir as praias, é lógico!

Rodeada pelas águas do Oceano Atlântico, a ilha é perfeita para quem gosta de passar as férias com os pés na areia. Com paisagens dignas de cinema e orlas de beleza selvagem, esse destino garante sossego e diversão para praieiros de todas as idades. Se quiser montar o roteiro litorâneo perfeito, confira nossa lista de dicas para descobrir quais são as melhores praias de Boipeba e o que esperar de cada uma delas.

Praia da Ponta dos Castelhanos

Pessoa fazendo Stand up Paddle no meio do mar da Praia de Ponta dos Castelhanos, com os coqueiros da orla ao fundo

Tão bela quanto sua vizinha – a Praia do Bainema –, a Praia da Ponta dos Castelhanos tem alguns diferenciais que tornam a visita ainda mais fascinante.

Além de caminhar pelo banco de areia e curtir as piscinas naturais, você também pode conhecer o acervo do Museu do Catu. Ele fica logo no início da orla e abriga uma curiosa coleção de ossos montada por um morador da ilha. Quem gosta de beber e comer bem tem tudo para se apaixonar pela Ponta dos Castelhanos. Aproveite a boa variedade de barracas e quiosques para experimentar o drink mais famoso da região, a caipirinha de cacau com biri-biri (uma fruta típica que lembra o limão). Prove também os quitutes da famosa Barraca da Nega – o pastel de lagosta com queijo é simplesmente divino! –.

Praia da Boca da Barra

A Praia da Boca da Barra é a porta de entrada para a Ilha de Boipeba.

Sempre movimentada, ela é campeã quando o assunto é infraestrutura: ao caminhar pela longa faixa de areia, você vai encontrar muitos restaurantes, quiosques e outros estabelecimentos “pé na areia”. Com uma paisagem espetacular marcada pelo encontro entre o Rio do Inferno e o mar, a Praia da Boca da Barra é o point dos esportes náuticos, já que tem águas tranquilas que são perfeitas para a prática de caiaquismo e stand up paddle. Se puder, passeie pela orla no fim da tarde – o pôr do sol nessa área é maravilhoso –.

Praia do Moreré

Piscinas naturais formadas pelo mar na Praia de Moreré

As piscinas naturais da Praia do Moreré estão entre os atrativos favoritos dos turistas que visitam a Ilha de Boipeba.

Nesse pedacinho do paraíso, o mar é tão calmo que parece um gigantesco espelho de águas cristalinas. Ideal para longos banhos relaxantes, a Praia do Moreré é uma ótima pedida para as famílias que pretendem viajar com crianças. Apesar de ser menos agitada do que a Praia da Boca da Barra, ela tem alguns quiosques que servem várias delícias típicas da culinária baiana. Para chegar, é preciso atravessar o Rio Oritibe – o que pode ser feito por meio de um passeio de barco, de quadriciclo ou a pé, durante a maré baixa –.

Praia da Cueira

Orla da Praia da Cueia na Ilha de Boipeba

Situada entre a Praia do Moreré e a Praia do Tassimirim, a Praia da Cueira é o ponto de parada número um nos passeios que saem de Morro de São Paulo.

Elegida por muitos visitantes como a mais linda entre as praias de Boipeba, ela chama atenção pelo visual arrebatador. A faixa de areia macia é limitada por coqueirais verdes e por um mar de tom azul intenso, garantindo o cenário perfeito para um dia de descanso. No começo da orla, a infraestrutura comercial é bem variada, mas basta caminhar por alguns minutos para se deparar com um trecho praticamente deserto que é maravilhoso para quem curte silêncio e privacidade. Se quiser viver uma experiência gastronômica inesquecível, almoce na conhecida Barraca do Guido da Lagosta ou na Barraca da Cueira do Sr. João, os estabelecimentos mais adorados da Praia da Cueira.

Praia do Tassimirim

Quer conhecer de perto a biodiversidade incrível da Ilha de Boipeba? Então vá à Praia do Tassimirim!

Ela tem águas límpidas e serenas que são ideais para mergulhos com snorkel. É uma oportunidade super legal de nadar entre peixinhos coloridos e outros animais marinhos – dependendo da época do ano, você pode até se deparar com uma família de tartarugas –. Para chegar até a Praia do Tassimirim saindo da Praia da Boca da Barra, é preciso caminhar por cerca de 20 minutos. Aproveite para conhecer também a Praia do Outeiro e a Praia das Pedrinhas, que ficam no caminho.

Praia do Bainema

A Praia do Bainema é um dos pontos mais sossegados da Ilha de Boipeba.

Praticamente intocada por atividades humanas, ela tem aquela vibe de praia deserta que proporciona um passeio revigorante. Menos frequentada do que as outras orlas que já apresentamos aqui, a Praia do Bainema abriga recifes de corais que formam piscinas naturais de água morna na maré baixa. Com aproximadamente 3 quilômetros de extensão, a faixa de areia quase não tem infraestrutura de serviços, mas há algumas poucas barracas no final da praia.

Praia da Cova da Onça

Durante sua estadia na Ilha de Boipeba, reserve um tempinho para visitar a Praia da Cova da Onça.

Essa é a orla mais afastada da Vila de Velha Boipeba: ela fica junto de um pequeno povoado chamado São Sebastião. Aqui, a natureza é a estrela absoluta: com pouco movimento turístico e infraestrutura rústica, a Praia da Cova da Onça é um verdadeiro refúgio de sossego. No centrinho de São Sebastião, que é um simpático vilarejo de pescadores, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura do interior baiano.

Aproveite passeios incríveis pela Ilha de Boipeba:

Não dá para negar que as praias de Boipeba são as grandes estrelas da região.

Mas além de pegar um sol e mergulhar nos mares convidativos que cercam a ilha, você também pode enriquecer seu roteiro de viagem com algumas atividades e programas que com certeza deixarão sua experiência ainda mais inesquecível. Abaixo, listamos algumas sugestões de passeios fascinantes que com certeza merecem um pouquinho do seu tempo durante a estadia na Ilha de Boipeba.

Curta as piscinas de água natural de Bainema, Ponta dos Castelhanos e Moreré  

Nós já comentamos sobre as piscinas naturais da Ilha de Boipeba, mas elas com certeza merecem um espaço próprio na nossa lista de sugestões.

Afinal, nas horas de maré baixa, os corais e bancos de areia da ilha dão origem a vários conjuntos de piscinas absolutamente paradisíacos. Os mais famosos são os das praias de Bainema, Moreré e Ponta dos Castelhanos. Embora seja possível chegar até elas por conta própria, você também pode contratar um passeio guiado para ter uma experiência ainda mais completa. É possível desbravar as belezas das piscinas naturais de Boipeba de várias formas: nas agências de turismo locais, você vai encontrar opções de passeios realizados a pé, de barco e de quadriciclo. Seja qual for sua escolha, lembre-se de levar (ou alugar) equipamentos de snorkel para apreciar a fantástica vida marinha da região.

Visite Morro de São Paulo

Orla da Praia no Morro de São Paulo, com alguns barcos ancorados proximos à praia.

Quando for visitar a Ilha de Boipeba, separe um dia para conhecer também o famosíssimo Morro de São Paulo.

Também situado em Cairu, o distrito fica na Ilha de Tinharé e pode ser acessado por meio de lanchas ou catamarãs. Para conhecer as praias mundialmente aclamadas de Morro de São Paulo, vale a pena fazer o passeio Volta à Ilha, que cobre todos os principais pontos turísticos da região. Caso prefira montar seu próprio roteiro, não se esqueça de incluir a Primeira Praia, a Quarta Praia e a Praia do Encanto. Aproveite para conhecer também as piscinas naturais da Praia de Garapuá e a beleza histórica da Praia do Forte.

Manguezal do Rio do Inferno: o melhor lugar para andar de caiaque

Depois de aproveitar as praias de Boipeba, que tal curtir um passeio com paisagens diferenciadas?

Você pode se aventurar pela grande floresta de mangue formada pelo Rio do Inferno, onde a beleza fica por conta das águas escuras e da abundante vegetação verde. É só escolher a sua modalidade favorita: dá para percorrer os incríveis corredores aquáticos em um passeio de canoa ou remando por conta própria, em um caiaque. Não deixe de fazer uma parada no Povoado de Canavieiras para degustar as deliciosas ostras que são marca registrada do manguezal.

Confira os meses em que é possível observar baleias jubarte

A Ilha de Boipeba é tão maravilhosa que nem as baleias jubarte resistem a ela.

Durante o período que vai de junho a novembro, esses majestosos animais presenteiam a ilha com sua presença e garantem uma experiência incomparável aos visitantes. Caso você pretenda viajar para Boipeba nesses meses, feche um passeio de barco para chegar pertinho das baleias jubarte: é uma oportunidade incrível de contemplar a dança hipnotizante dos gigantescos mamíferos aquáticos e observá-los em seu habitat natural. Você não vai se arrepender!

Garanta as melhores lembranças das belezas da Ilha de Boipeba e aproveite para se hospedar no Costa do Sauípe!

Complexo de hoteis do Costa do Sauípe  com o mar ao lado

É, não tem como não se apaixonar pela Ilha de Boipeba.

Esse é um daqueles lugares onde a vida acontece em um ritmo diferente. Nada se compara ao sossego de acordar junto do paraíso e passar os dias aproveitando a natureza sensacional da Bahia. Você e sua família merecem essa experiência, né? A gente garante que a sua viagem para a Ilha de Boipeba vai ficar na sua memória para sempre.

Se quiser garantir uma experiência ainda mais inesquecível, aproveite para conhecer também as maravilhas do Litoral Norte! Aqui no Costa do Sauípe, você curte toda a beleza das praias baianas com o conforto sem igual de um resort all inclusive. Vem conhecer a Bahia de verdade! A Ilha de Boipeba e o Costa do Sauípe estão prontos para te receber de braços abertos.

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos