Você pode nunca ter ouvido falar na Costa do Descobrimento, mas com certeza conhece os nomes de destinos como Porto Seguro e Caraíva

Junto com outros 6 lugares, esses pedacinhos do paraíso fazem parte de uma das zonas turísticas mais adoradas do litoral baiano. Carregada de história, a região foi responsável por receber os primeiros colonizadores portugueses que chegaram em terras brasileiras, há mais de 500 anos. Na época, eles se impressionaram com a beleza estonteante das muitas paisagens tropicais espalhadas pela costa.

Hoje em dia, a Costa do Descobrimento continua despertando o fascínio de quem chega até ela e se depara com a natureza exuberante. Além de abrigar algumas das praias mais lindas da Bahia, a área tem uma rica bagagem histórica que proporciona experiências incríveis para quem curte roteiros culturais. Hoje, vamos te levar para conhecer os tesouros desse lugar apaixonante!

Vem com a gente descobrir onde fica a Costa do Descobrimento, quais cidades fazem parte dela e o que incluir no seu roteiro de viagem para aproveitar o melhor que a região tem a oferecer.

Entenda onde fica a Costa do Descobrimento

Situada na porção sul da Bahia, a Costa do Descobrimento fica entre a Costa da Baleia e a Costa do Cacau.

Ela se estende por aproximadamente 200 quilômetros que vão da cidade de Belmonte até o distrito de Caraíva, em Porto Seguro. Mas os roteiros que exploram a Costa do Descobrimento não costumam percorrer apenas os destinos litorâneos. A zona turística também inclui cidades que ficam mais para dentro do continente, como Guaratinga, que está separada do mar por uma distância de 100 quilômetros.

Belmonte, o primeiro município da Costa do Descobrimento para quem vem do norte, fica a aproximadamente 700 quilômetros de Salvador por via terrestre (ou 580 quilômetros, fazendo a travessia aquática pela Bahia de Todos-os-Santos). Caraíva, último ponto dessa incrível faixa costeira, fica a 745 quilômetros da capital baiana.

Confira como chegar a este paraíso natural

Decidiu visitar a Costa do Descobrimento?

Então saiba que você pode contar com a infraestrutura do Aeroporto de Porto Seguro, único terminal aéreo da região. Ele recebe diariamente voos das companhias Azul, Latam e Gol, com opções de rotas diretas vindas de várias partes do país. Caso você não consiga encontrar um voo que valha a pena para você, pode ser uma boa conferir também as rotas disponíveis no Aeroporto de Ilhéus, que fica a 300 quilômetros de Belmonte e 315 quilômetros de Porto Seguro.

Para completar a viagem por via terrestre (e se locomover facilmente pela Costa do Descobrimento), muitos turistas escolhem alugar carros. Mas você também pode chegar aos destinos de ônibus: para Porto Seguro, cidade mais famosa da zona turística, é possível encontrar passagens saindo de Salvador, Ilhéus e várias outras cidades.

Saiba quais são as cidades que compõem a Costa do Descobrimento:

Agora que você já sabe como organizar sua viagem para a Costa do Descobrimento, é hora de descobrir o que a região tem a oferecer.

Para te ajudar a montar o roteiro das suas próximas férias, trouxemos algumas das informações mais importantes sobre os destinos que você terá a chance de visitar. As cidades da Costa do Descobrimento são Porto Seguro, Belmonte, Guaratinga e Santa Cruz Cabrália. Além disso, falaremos também de alguns distritos e vilarejos que fazem parte desses municípios citados, mas são tão fantásticos que merecem espaços próprios na nossa lista: Caraíva, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Santo André.

Porto Seguro

Queridinha dos jovens, Porto Seguro tem muitos motivos para carregar a fama de cidade mais badalada da Costa do Descobrimento.

Por causa da sua vida noturna animada e diversa, o município é a escolha número um para viagens de formatura e passeios com amigos. Não é à toa que a Passarela do Álcool (como é conhecida a Passarela do Descobrimento) está sempre cheia de turistas que desejam aproveitar a variedade incrível de bares, pubs, restaurantes e barraquinhas de drinks.

O destino também está repleto de passeios incríveis para quem curte história, já que o Centro Histórico de Porto Seguro guarda relíquias como o Marco do Descobrimento. No Memorial Epopéia do Descobrimento, você aprenderá tudo sobre o início da colonização no Brasil e a jornada marítima percorrida pelos portugueses. Tem até uma réplica da Nau Capitânia, navio responsável pela travessia de Pedro Álvares Cabral e seus exploradores.

Além da agitação noturna e da bagagem histórica, Porto Seguro também tem praias espetaculares que atraem visitantes de todos os perfis, como a Praia do Mutá e a Praia de Taperapuan.

Trancoso

Orla da Praia de Trancoso

Parte do território de Porto Seguro, Trancoso tem algumas das paisagens mais charmosas do litoral baiano.

A atmosfera de tranquilidade desse simpático distrito é perfeita para quem busca um bom equilíbrio entre calmaria e infraestrutura. Mas o destaque vai para a maravilhosa exuberância natural: na Praia do Rio da Barra, por exemplo, o encontro entre o rio e o mar é rodeado por lindas falésias, lagoas e matas de coqueiros. Também vale a pena visitar as praias de Curuípe e Itapororoca e a Ponta do Corumbau.

No pequeno Centro Histórico de Trancoso, a parada obrigatória é a Praça São João, considerada o marco zero do povoamento no distrito. Ela fica em uma área apelidada de Quadrado de Trancoso, que conserva belos exemplares de construções da época colonial e um mirante de onde é possível apreciar uma vista panorâmica incrível.

Arraial d’Ajuda

Praia em Arraial d'Ajuda

Outro distrito de Porto Seguro que com certeza merece um pouquinho do seu tempo é Arraial d’Ajuda.

Nessa pequena vila, os visitantes são recebidos pelas adoráveis construções coloridas que se tornaram marcas registradas do vilarejo. Em seus 20 quilômetros de faixa litorânea, Arraial d’Ajuda oferece praias ideais para quem deseja fugir da agitação de Porto Seguro. Uma das mais populares é a Praia de Apaga-Fogo, em que os arrecifes de corais formam piscinas naturais tranquilas e cristalinas. Além de atrair muitas famílias, o mar calmo também é varrido pelos melhores ventos da região, garantindo o cenário perfeito para a prática de windsurf. Na Praia do Taípe, você poderá aproveitar as propriedades mágicas da famosa Lagoa Azul – dizem que o alto teor de silicato de alumínio presente nas areias é excelente para a pele –.

Caso você curta um rolê mais animado, vale a pena visitar a Praia do Mucugê, onde é comum encontrar luais e outras festas “pé na areia” maravilhosas. Na Praia do Parracho, você vai encontrar uma barraca que sempre tem programações divertidas que vão de shows ao vivo a Carnaval fora de época.

Belmonte

Para quem vem da capital baiana, Belmonte é a porta de entrada da Costa do Descobrimento.

Situada no extremo norte da zona turística, o município está cheio de ótimas paisagens de boas-vindas. Pode começar seu passeio visitando a Praia do Caieira, onde os visuais estonteantes variam entre a faixa de areia cercada por coqueirais e os trechos de mangue. Na Praia do Moreno, que tem um movimento um pouco mais intenso, você pode escolher entre áreas praticamente desertas e outras com boa infraestrutura de bares e restaurantes. Se quiser curtir as boas ondas da Costa do Descobrimento surfando, vá à Praia da Barra Sul.

Depois de curtir o litoral, separe um tempinho para caminhar pelo centro de Belmonte e conhecer os antigos casarões coloniais e outras lindas construções preservadas. Aproveite para conhecer o farol da cidade, que é um dos principais cartões-postais da Costa do Descobrimento.

Caraíva

“Sorria, você está em Caraíva!”

A icônica frase pintada na fachada de uma simpática casinha colorida descreve bem a sensação de chegar a esse vilarejo de Porto Seguro. Você não vai conseguir conter o sorriso ao entrar nesse oásis de paz e beleza. Em Caraíva, a pressa e as preocupações desaparecem assim que você atravessa o rio que dá nome ao distrito. As ruas de areia e as construções rústicas fazem parte do cenário encantador que cerca faixas de areia paradisíacas, como a Praia do Espelho.

Para quem gosta de muito contato com a natureza, Caraíva reserva as maravilhas do Parque Nacional e Histórico de Monte Pascoal. Nessa exuberante área de preservação ambiental, você terá a oportunidade de conhecer a imensa riqueza da fauna e da flora baianas. Primeira unidade de seu tipo a ser inaugurada no Brasil, o parque abriga trilhas sensacionais e várias outras possibilidades de diversão, como banhos de rio e passeios de barco. Não deixe de chegar pertinho do Monte Pascoal, a imponente montanha que inspirou o nome do parque.

Guaratinga

Escondida entre vales rochosos, Guaratinga é menos popular do que os outros destinos da nossa lista. Mas isso não quer dizer que ela seja menos bela.

Distante 100 quilômetros do litoral, a cidade é dona de paisagens diferentes dos paraísos tropicais que você vai encontrar na maioria dos pontos da Costa do Descobrimento. Aqui, os mergulhos relaxantes ficam por conta das águas doces do Rio Bunharém, rodeado por uma fina faixa de areia conhecida como Prainha do Assentamento Novo Horizonte. Entre um banho e outro, você pode fazer uma trilha para conhecer a natureza preservada da região ou pedir um drink na cabana Timbokaqui, que também conta com infraestrutura de sanitários.

No centro de Guaratinga, os atrativos imperdíveis são a histórica Praça da Matriz, onde fica a igreja matriz do município, e o Museu Histórico de Guaratinga. No museu, você terá acesso a um acervo que vai de fotografias antigas até objetos artesanais indígenas e outras peças que mostram um pouco da riqueza cultural da região.

Santa Cruz Cabrália

Praia em Santa Cruz de Calábria

Em Santa Cruz Cabrália, as relíquias históricas dividem espaço com as incríveis paisagens praianas.

Dona do título de Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico, a cidade tem vários atrativos que proporcionam uma verdadeira viagem no tempo. A Igreja Imaculada da Nossa Senhora da Conceição, por exemplo, está entre os mais antigos templos católicos construídos no Brasil. No Mirante do Platô, você poderá contemplar de um ângulo privilegiado o local exato onde os navios dos colonizadores portugueses atracaram pela primeira vez.

A Praia da Coroa Vermelha, grande estrela de Santa Cruz Cabrália, é conhecida por ter sido o palco da primeira missa realizada em solo brasileiro. Ela faz parte de uma grande faixa litorânea de 35 quilômetros de extensão, onde você vai encontrar algumas praias praticamente desertas e outras muito frequentadas por surfistas, como a Praia de Arakakaí.

Santo André

Durante sua passagem por Santa Cruz Cabrália, não deixe de visitar o lindo vilarejo de Santo André.

Com pouco mais de 800 habitantes, esse é o destino perfeito para quem gosta de silêncio e privacidade. Apesar de ter ganhado alguma fama em 2014, quando foi local de treinamento para a seleção alemã de futebol durante a Copa do Mundo, Santo André nunca perdeu o ar de pacatez. Nos 13 quilômetros de faixa de areia, o mar é tão calmo que quase não forma ondas. O baixo movimento turístico e as fascinantes áreas de Mata Atlântica preservada completam a combinação ideal para quem busca dias de descanso.

Quando estiver em Santo André, tire um tempinho para contemplar a beleza do ponto onde o Rio João de Tiba deságua no mar. Vale a pena conhecer a região em um passeio de jipe, serviço oferecido por várias agências turísticas locais. Se puder, invista também em um passeio de barco para ir até os Corais do Araripe.

Se surpreenda com as belezas deste roteiro pela Costa do Descobrimento na Bahia e aproveite para curtir uns dias na Costa do Sauípe!

Costa do Sauípe

Já deu para perceber que a Costa do Descobrimento tem tudo para se tornar seu lugar favorito, né?

De fato, a Bahia nunca deixa a desejar quando os assuntos são natureza e bagagem histórica. Depois da sua viagem para a Costa do Descobrimento, a gente garante que você vai voltar para casa com memórias inesquecíveis e várias histórias incríveis para contar. Prepare-se para esquecer do mundo e mergulhar nas águas do paraíso que é o litoral baiano!

Aliás, se você quiser conhecer os encantos da baianidade com o máximo de conforto, é só dar uma passadinha no litoral norte antes ou depois de desbravar a Costa do Descobrimento. Aqui no Costa do Sauípe, você relaxa com os pés na areia de praias lindíssimas e ainda pode contar com a infraestrutura completa de um resort all inclusive. A Bahia de verdade já está esperando por você!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos