Dia da Mulher: conquista de liberdade

No dia 8 de março, inúmeros países pelo mundo comemoram o Dia da Mulher. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, após anos de protestos e manifestações por direitos iguais.

Ou seja, diferentemente de como acontece com muitas datas comemorativas, o dia das mulheres não surgiu com o comércio, por mais que tenha se tornado comum presentear as mulheres nessa data.

Mais do que celebrar a vida e a existência das mulheres de forma genérica, a data serve para lembrar daquelas que lutaram no passado e reafirmar a luta atual por direitos sociais, trabalhistas e políticos.

O aumento de mulheres na liderança de empresas e de mulheres que sustentam suas casas são exemplos claros do porquê devemos celebrar o 8 de março sem nos esquecermos das lutas do passado que contribuíram — e muito! — para nossa liberdade.

Continue conosco para saber muito mais sobre o Dia da Mulher e os impactos que os protestos e manifestações têm para a construção do empoderamento feminino.

Origem do Dia Internacional da Mulher

Você já sabe que a data, 8 de março, foi escolhida pela ONU em 1975. Mas, desde o final do século 18 e início do século 19, muitas manifestações em prol dos direitos femininos já aconteciam em diversos países, sobretudo, os europeus.

Durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na Alemanha, em 1910, foi escolhida uma data para manifestações anuais. Ou seja, todo ano, naquela mesma data, mulheres de diversos países se organizariam em greves e protestos por direitos e melhorias no trabalho. 

O primeiro Dia da Mulher foi em 19 de março de 1911. Como planejado, muitas mulheres se manifestaram no mundo não apenas nesse dia mas nos dias seguintes também.

Nos Estados Unidos, contudo, 125 mulheres foram mortas, queimadas em uma fábrica têxtil com ordens dos patrões no dia 25 de março desse mesmo ano. Elas pediam direito à licença-maternidade e diminuição do horário de trabalho.

Apesar desses eventos terem acontecido em março, a escolha da ONU em oficializar o Dia Internacional da Mulher no oitavo dia do mês foi uma referência a uma passeata feminina na Rússia em 1917, que contribuiu para o fim do czarismo do país.

Mulheres como chefes da família

O Brasil é um dos países que se desenvolveram com base no patriarcado. Ou seja, com a ideia de que o homem é quem deve sustentar e representar a família perante a sociedade. Para a mulher cabia o papel de ficar em casa e cuidar da educação dos filhos, sendo sustentada pelo marido.

Por isso, até pouco tempo, a ideia de uma mulher sustentando a sua casa era sempre ligada a mães solo, que não poderiam contar com um parceiro. 

Mas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), a quantidade de mulheres com cônjuge que assumem o papel de chefe do lar tem crescido muito.

A exemplo, em 2001, apenas 1 milhão de mulheres com cônjuge eram responsáveis pelo sustento do lar; mas, em 2015, o número aumentou para 6,8 milhões. 

costa do sauipe

Mulheres em cargos de liderança

Segundo os resultados da última Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de mulheres com cargos de gerência e diretoria de empresas foi de, respectivamente, 32,3% e 32,9%, em 2003, para 38,2% e 42,2%, em 2017.

Além desse indicador, uma pesquisa realizada pelo instituto Great Place to Work, que avalia as melhores empresas para se trabalhar, aponta que, entre as 150 melhores empresas de se trabalhar no Brasil, o número de mulheres em cargos de liderança aumentou de 11% para 42% de 1997 até 2018.Isso demonstra o empoderamento da mulher ao conquistar espaço no mercado de trabalho e escolher o que ela deseja para o seu futuro.

Aproveite o Dia da Mulher na Costa do Sauípe

Não dá para negar que muita coisa já foi conquistada, mas sabemos que, como mulheres, ainda temos um longo caminho pela frente para a equidade. Por isso, não podemos deixar de celebrar o Dia da Mulher.

Uma das melhores formas de comemorar essa data tão importante é fazendo aquela viagem libertadora, sozinha ou ao lado de quem você ama. 
E, claro, não existe destino melhor para relaxar, se divertir e curtir uma viagem sensacional do que o resort Costa do Sauípe.

Confira nossos pacotes promocionais e aproveite para economizar muito e ainda ter uma viagem perfeita com todas as mordomias que só um verdadeiro all-inclusive pode proporcionar!





Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

WhatsApp

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

Santo André

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Uberaba

Uberlândia