* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Esportes aquáticos: aprenda aqui como surfar de bodyboard!

Além de ser divertido, praticar esportes é uma forma de contribuir para a saúde física e mental. No verão, algumas atividades aquáticas se destacam, como é o caso do surf, por exemplo. Quem gosta do mar pode aproveitar as férias na praia para aprender como surfar de bodyboard e se divertir com toda a família.

Neste artigo, você entende melhor o bodyboard, assim como a diferença entre ele e outros tipos de práticas, como o surf tradicional Aqui, também incluímos dicas de quem pode praticar, quais são os acessórios utilizados e como começar a surfar de bodyboard mesmo sem nenhuma experiência. Acompanhe e descubra!

O que é o bodyboard?

O bodyboard ou bodyboarding é um esporte aquático praticado na superfície das ondas do mar. A diferença entre ele e o surf é que, neste caso, se usa uma prancha chamada bodyboard, no qual o praticante desliza pela face, pela curva ou pela crista da onda em direção à areia. Por muitos anos, esse esporte foi chamado de morey boogie, uma homenagem ao criador da prancha, Tom Morey. 

Há muitos destinos nacionais nos quais a prática pode ser realizada. As praias da Bahia, por exemplo, têm ótimas ondas para praticantes de diferentes níveis, tanto iniciantes quanto profissionais. Mas será que qualquer pessoa pode praticar bodyboard?

Quem pode praticar bodyboard?

Antes de saber como surfar de bodyboard, você precisa conhecer sua capacidade para a atividade. De forma geral, ela é indicada para pessoas de diferentes idades e preparos físicos. A principal regra é que o interessado em começar o surf de bodyboard saiba nadar e tenha familiaridade com o mar. 

Por ser um esporte aquático, envolvendo variações no comportamento dos mares e no risco com relação ao acesso para a área de prática, é recomendado ter segurança e domínio para lidar com eventuais imprevistos. Se você não sabe nadar, precisa aprender a nadar antes de buscar instruções de como aprender a surfar.

Quais são os principais acessórios utilizados?

Se você já sabe nadar, tem segurança para entrar no mar e começar a aprender como surfar de bodyboard, precisa estar atento aos acessórios utilizados. O primeiro e mais importante é a prancha. A seguir, elencamos os principais acessórios e as características. Confira!

  • Prancha de bodyboard: peça curta e retangular, é feita de material sintético hidrodinâmico. Há diferentes tamanhos, que devem ser escolhidos de acordo com a pessoa; 
  • Leash/Stringer: tira ligada ao centro da prancha, que pode ser presa na perna do praticante;
  • Pés de pato: o pé de pato de bodyboard é muito utilizado para auxiliar na propulsão e no controle da prancha;
  • Traje de neoprene: utilizado principalmente por quem pratica bodyboard profissional, é indicado para uso em água fria; 
  • Wax/cera: praticantes com mais experiência também podem usar esse produto, espalhado pela prancha para criar atrito entre com o traje, fazendo com que o atleta não escorregue. 
Como destacamos, a prancha é o principal acessório utilizado. Ela é encontrada em diferentes tamanhos, escolhidos conforme a altura do atleta. Confira as medidas de prancha indicadas:

  • 1,20 m — prancha 30’ (PP);
  • 1,45 m — prancha 34’ (P);
  • 1,65 m — prancha 38’ (M);
  • 1,85 m — prancha 42’ (G);
  • acima de 1,85 m — prancha 45’ (GG).

como surfar de bodyboard

Como surfar de bodyboard?

Quem quer saber como aprender a surfar do zero precisa estar ciente da importância de conhecer o mar e contar com o auxílio de profissionais com conhecimento sobre o assunto. 

Por isso, para aprender como surfar de bodyboard, conhecer as melhores manobras, interpretar os movimentos de ondas, saber o sentido do vento e se preparar para eventuais riscos, o ideal é buscar uma escola de bodyboard. A seguir, listamos um passo a passo simples que vai te ajudar a começar nesse esporte. Confira!

  • Para saber como surfar, a primeira coisa que você precisa aprender é a remada: movimento mais realizado por quem pratica surf, consiste no deslocamento necessário para entrar na onda;
  • É possível remar com os braços ou as pernas, em que o pé de pato faz toda a diferença;
  • Para remar com as mãos, é necessário apoiar o corpo no meio da prancha e puxar o máximo de água possível com o braço totalmente esticado. Quanto maior for a quantidade de água que você “empurrar”, mais rápido será o deslocamento;
  • Para remar com as pernas, você deve mover o corpo mais para trás da prancha, segurando o bico com as duas mãos. Mantenha os pés esticados e faça chutes alternados na água, mantendo as nadadeiras na horizontal;
  • Além da remada, é preciso aprender como entrar na onda e dropar, iniciar a descida da onda em cima da prancha. 
Perceba que a prática de bodyboard exige um pouco de técnica, por isso você deve ter paciência e, pelo menos no início, procurar a ajuda de um professor. Depois de aprender as técnicas básicas, você poderá evoluir na prática sozinho, apenas com os treinos. 

Agora que você já sabe como surfar de bodyboard, que tal praticar esse esporte nas praias mais bonitas do Brasil? Oferecemos várias opções de pacotes promocionais para você planejar atividades fantásticas contando com condições incríveis!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia