* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Você sabe qual é a origem do surf? Confira aqui!

O surf é um esporte popular em todo o mundo. Na prática, considerada de aventura por muitos, o atleta desliza em pé na superfície da água com ajuda de uma prancha, aproveitando uma onda que se quebra. Mas você sabe qual é a origem do surf?

O esporte, que se tornou oficialmente uma prática olímpica em 2021, tem uma longa — e polêmica — história. Existem muitas contradições e discussões a respeito de qual é a origem do surf. A briga sobre como surgiu o surf fica entre os peruanos e os polinésios.

Neste artigo, vamos falar sobre como e onde surgiu o surf. Também vamos explicar melhor como ele se espalhou pelo mundo e de que maneira os brasileiros começaram a praticá-lo. Acompanhe!

Os primeiros relatos históricos

Existem longas polêmicas a respeito de qual é a origem do surf. O que se pode dizer é que, até o momento, não há um registro histórico que comprove a origem do surf. Ninguém sabe dizer ao certo como ele foi criado e quem foi a primeira pessoa a ter a ideia. 

As hipóteses mais aceitas por quem pesquisa a respeito da história do surf é que ele tenha nascido no Peru ou na Polinésia. As duas regiões são cercadas pelas águas do Oceano Pacífico.

Os primeiros relatos afirmam que o surf foi introduzido no Havaí por um rei polinésio. Porém, há registros que afirmam que, antes dos havaianos, os peruanos já usavam uma canoa de junco para deslizar sobre as ondas na praia. 

Em termos históricos, o primeiro relato escrito foi feito por um navegador inglês, chamado James Cook, em 1778, no qual ele afirma se tratar de uma prática de lazer. Mas será que os peruanos e os polinésios surfavam por diversão? 

Ao que tudo indica, após trabalhar no mar pescando, esses homens perceberam que era mais emocionante e desafiador retornar à praia em pé, sobre o casco das embarcações. Porém, assim como grande parte dos relatos existentes, a origem dessa informação é duvidosa. 

Quando se fala sobre onde foi criado o surf, muitas pessoas acreditam que tenha sido no Havaí. O que se sabe é que os polinésios eram grandes marinheiros, por isso conseguiram cruzar o Equador e chegar às ilhas havaianas.

No Havaí, eles deram origem a uma civilização, adaptando a cultura e o modo de vida, inclusive com relação à prática com as ondas. A atividade não era restrita a um grupo, portanto, participavam mulheres, homens, jovens e crianças.

qual é a origem do surf

O surf no mundo

Enquanto os nativos havaianos tinham o hábito de surfar, os europeus nem imaginavam que essa prática existia. Por isso, quando se fala sobre qual é a origem do surf, a descendência não é europeia.

Em 1778, James Cook viajava pelo oceano a bordo do HMS Endeavour em uma missão de descobrimento encomendada pela Marinha Real Britânica. No seu diário, que foi levado à Europa pelo tenente James King, havia duas páginas descrevendo como foi a experiência vendo havaianos pegar ondas em pranchas de madeira. Esse foi o início da história do surf no continente europeu.

O surf no Brasil

No Brasil, a habilidade de se equilibrar em cima de uma prancha de surf surgiu na década de 30, mas só ficou popular na década de 60. O esporte era praticado principalmente no Rio de Janeiro, sob a liderança de figuras importantes para o esporte, como Paulo Preguiça, Jorge Paulo Lehman e Irencyr Beltrão.

Não podemos deixar de citar Pepê Lopes, o primeiro brasileiro finalista em uma etapa de Pipeline e o primeiro atleta de surf brasileiro a vencer uma etapa do campeonato mundial do esporte.

O ano 1965 marca a fundação da Associação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro, a primeira nacional. Aos poucos, o esporte foi se tornando mais popular e se espalhando por regiões de todo o país, como Santa Catarina e Bahia. 

Hoje, nosso país está na rota do surf mundial e é o berço de grandes atletas que colecionam títulos mundiais. Entre eles, estão o campeão mundial Gabriel Medina e atletas renomados, como Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb, Adriano de Souza, Carlos Burle e Fábio Gouveia.

Para quem gosta de curtir o esporte, vale a pena conhecer mais sobre esses atletas e outros que têm erguido a bandeira brasileira em praias de diversos países. Além disso, se você gosta de praticar o esporte, antes de escolher a sua próxima viagem, vale a pena pesquisar mais sobre os principais destinos nacionais indicados para essa prática. 

Agora que você já sabe qual é a origem do surf, que tal aproveitar para surfar nas ondas incríveis das praias da Bahia? Conheça nossos pacotes promocionais para programar passeios inesquecíveis com condições incríveis!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades