Pôr do Sol da orla da Praia da Praia do Forte

A gente nunca cansa de falar aqui sobre como a Bahia tem destinos maravilhosos para todos os gostos. E pode acreditar: a Terra do Dendê tem muitas razões para ser tão adorada pelos praieiros que curtem uma adrenalina. É por isso que o tema do nosso papo de hoje é a incrível variedade de praias para surfar na Bahia.

Conhecidos tanto pelas ondas radicais quanto pelos trechos de água tranquila, os mares baianos sempre têm espaço para todo mundo. Mas não dá para negar que o gigantesco litoral do estado é especialmente querido pelos surfistas. Se esse é o seu perfil de viajante – ou se você tem vontade de aproveitar as férias para aprender a surfar –, pode vir com a gente!

Aqui, vamos te mostrar por que as praias baianas são consideradas verdadeiros paraísos das ondas. De quebra, ainda separamos uma lista das 10 melhores praias de surf na Bahia para te ajudar a montar o roteiro dos sonhos.

Pode passar mais parafina na sua prancha pra não errar no drop, porque tem onda boa vindo aí!

Motivos para surfar na Bahia

Mar cristalino com uma beleza de tirar o fôlego, areia macia e paisagens que parecem saídas do cinema: precisa mesmo de mais motivos para querer surfar na Bahia?

Pois é, como se esse conjunto espetacular não fosse suficiente, o litoral baiano ainda é o maior do Brasil. São mais de 1000 quilômetros de costa, o que significa que é possível encontrar mares perfeitos para surfistas iniciantes, experientes e profissionais. Para melhorar, essa gigantesca linha costeira ainda é tocada pelos melhores ventos do Atlântico. Em outras palavras, a Bahia tem todas as condições perfeitas para o surgimento de ondas sensacionais.

Não é à toa que o estado é o queridinho absoluto dos surfistas e tem uma longa tradição no esporte. Vários dos grandes campeões nacionais e mundiais do surf são baianos, como o lendário Armando Daltro. Já que a modalidade é muito apreciada, é fácil encontrar excelentes praias de surf na Bahia com recursos úteis como quiosques para aluguel de pranchas e escolas que oferecem aulas introdutórias.

Além disso, a gente não poderia deixar de citar as temperaturas da Bahia, que estão sempre ótimas para pegar umas ondas. Mesmo no inverno, período em que o sol baiano não aparece com tanta força, dá para surfar em muitos dos pontos que vamos te apresentar daqui a pouco.

Por último, um dos maiores privilégios de surfar em um lugar de bagagem histórica rica e cultura vibrante é que você vai estar pertinho de vários pontos turísticos da Bahia que com certeza merecem um pouquinho do seu tempo entre um dia de praia e outro.

Melhores praias para garantir excelentes ondas

Chegou a hora de conhecermos os points mais badalados do litoral baiano para quem é fã de surf e de outros esportes aquáticos.

Tanto em Salvador quanto em destinos espalhados por todo o estado, não faltam opções de lugares onde você pode aproveitar todos os tesouros da natureza baiana com as doses certas de emoção. Confira, abaixo, nossa seleção especial das melhores praias de surf na Bahia!

Praia do Forte: um point clássico

Orla da Praia do Forte, Bahia

Quando o assunto é praias de surf na Bahia, a Praia do Forte é um verdadeiro clássico.

Situada em um pequeno distrito de mesmo nome, parte do município de Mata de São João, a Praia do Forte tem 12 quilômetros de orla delineados por lindos coqueirais verdes. De frente para esse visual encantador, os surfistas encontram um mar com muitos arrecifes de corais, o que origina ondas fantásticas com tamanhos que variam entre 2 e 6 pés.

Além disso, a Praia do Forte é lar do Projeto Tamar, que faz um trabalho incrível de proteção das tartarugas marinhas. Se tiver um tempinho, não deixe de visitar a sede do projeto para conhecer essas simpáticas hóspedes do litoral baiano.

Praia de Guarajuba: o pico ideal para aprendizado

A Praia de Guarajuba é uma das estrelas da maravilhosa cidade de Camaçari.

Famosa pelas águas mornas e convidativas, ela conta ótimos trechos para quem curte longos mergulhos tranquilos e também tem ventos sempre potentes. Por isso, a Praia de Guarajuba é a escolha certa para quem deseja praticar modalidades como surfe, windsurfe e kitesurf. Tem onda para todo mundo! Assim como a Praia do Forte, Guarajuba tem muitos arrecifes de corais, o que faz dela um destino recomendado principalmente para esportistas que já surfam há algum tempo.

A Praia de Guarajuba é um dos muitos encantos do litoral norte da Bahia. Para conhecer vários deles em uma viagem, você pode montar um roteiro pela Estrada do Coco.

Praia de Itacimirim: beach breaks e bancadas de coral

Orla da praia de Itacimirim, com as casas se misturando com a vegetação, enquanto o mar azul em contraste com a faixa de areia

Olha Camaçari aparecendo aqui de novo! Realmente, o charmoso município situado a 70 quilômetros de Salvador é campeão em variedade de opções quando o assunto é praias para surfar na Bahia. E a Praia de Itacimirim é uma prova disso.

Pertinho de Guarajuba e da Praia do Forte, a Praia de Itacimirim é outro ponto do litoral norte que garante ondas lendárias. Sempre cheia de turistas nos fins de semana, ela é parte de um vilarejo de pescadores onde é possível encontrar ótimos recursos de infraestrutura. Por causa do ponto de deságue do Rio Pojuca, a porção norte da Praia de Itacimirim geralmente tem águas mais turvas.

No trecho conhecido como Praia da Espera, você pode subir na prancha em uma bancada de areia muito apreciada pelos longboarders e pelos iniciantes no surf, já que as ondas são menores e mais estáveis. Já nos trechos chamados de Natural e Quebra-Coco, elas costumam ser intensas por causa do mar agitado.

Praia de Jaguaribe: para surfistas de todos os níveis

Assim como a Praia de Itapuã, a Praia de Jaguaribe faz sucesso entre os surfistas que passam uns dias na capital baiana.

Situada na foz do Rio Jaguaribe, ela acolhe bem praticantes dos mais variados níveis de experiência. As melhores ondas da Praia de Jaguaribe se formam principalmente nas direções sudeste, leste e sul, e costumam ter formatos “cheios”. Isso faz com que as ondulações sejam fáceis de acompanhar, motivo pelo qual a Praia de Jaguaribe é a escolha número um para quem deseja aprender a surfar em Salvador. Ela fica a aproximadamente 22 quilômetros do Centro.

Praia de Piatã: ondas constantes e divertidas

Bem ao lado da Praia de Jaguaribe, você vai encontrar uma outra orla de Salvador que está cheia de picos excelentes para surf: a Praia de Piatã.

Dona de um lugarzinho especial nos corações dos soteropolitanos, a Praia de Piatã também é parada obrigatória nos itinerários dos turistas praieiros. O lindo mar de tonalidade azul-turquesa abraça uma faixa de areia sempre badalada de onde é possível avistar o Farol de Itapuã. Assim como a Praia de Jaguaribe, a Praia de Piatã tem ondas cheias e constantes, excelentes para as práticas iniciais de surfe. Por lá, a ondulação de leste proporciona as melhores condições para surfar.

Praia de Itacarezinho: com bom acesso e sem crowd

Orla da Praia de Itacarezinho

A Praia de Itacarezinho é uma das orlas mais frequentadas de Itacaré, uma das muitas cidades apaixonantes da Costa do Cacau.

Ao contrário do que o nome sugere, a Praia de Itacarezinho tem uma faixa de areia bem grande: são 3,5 quilômetros de pura perfeição tropical. Na extremidade norte da praia fica Camboinha, um ponto famoso nos roteiros turísticos. Cercada por exuberantes áreas de Mata Atlântica preservada, a Praia de Itacarezinho tem águas sempre cristalinas que formam ótimas ondas durante o ano todo. Como se trata de uma orla aberta com ventos fortes, as ondulações costumam ser intensas e rápidas.

Vale mencionar que o município de Itacaré tem vários outros atrativos além da Praia de Itacarezinho, então pode montar um roteiro completão! O destino fica a mais ou menos 270 quilômetros de Salvador.

Praia do Havaizinho: big swell em um lugar especial

O nome da Praia do Havaizinho não deixa a gente mentir: essa é uma das melhores praias para surfar na Bahia!

Localizada em Itacaré, a orla tem aquele jeitão de praia deserta, com uma atmosfera rústica ideal para quem busca sossego. Apesar da calmaria, não é difícil encontrar barraquinhas e vendedores ambulantes que servem petiscos e cerveja gelada. Embora  acesso à Praia do Havaizinho é feito por meio de uma agradável trilha bem fácil de se percorrer, passando por lindos trechos de mata verde.

Na Praia do Havaizinho, o pico de surf fica próximo à saída de um rio que corta os bairros de São Miguel e Malhado. Antigamente, a região era conhecida pelas grandes ondas que eram consideradas as mais radicais da Bahia. Depois que o Porto de Ilhéus foi ampliado, as ondulações da Praia do Havaizinho perderam um pouco de sua potência, mas ainda podem ser muito bem aproveitadas pelos surfistas que conhecem bem os movimentos do mar e as variações da maré.

Praia de Mucuri: clima tropical para relaxar

Na Praia de Mucuri, o calor tropical da Terra do Dendê mostra todo o seu esplendor!

Ela fica em um pequeno município de mesmo nome situado no extremo sul do litoral baiano, quase na divisa com o Espírito Santo. Parte da apaixonante região conhecida como Costa Dourada, a Praia de Mucuri tem vários picos de surf distribuídos por sua costa e pelas orlas vizinhas. Se você quiser surfar sem crowd – ou seja, sem ter que dividir as ondas com um grande número de surfistas –, pode apostar na Praia da Vila e na Praia da Curva. Caso prefira uma região mais central, a Praia do Pôr do Sol é uma boa pedida.

Para surfar na Praia de Mucuri, as melhores ondulações são as de leste e sudeste e a época ideal é o período de julho a setembro.

Praia de Itapuã: ótimas bancadas e muita ondulação

Praia de Itapuã com o farol no centro e ambos os lados da praia se estendendo até o horizonte

“O mar que não tem tamanho
E um arco-íris no ar
[...]
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã…”

Eita, coisa boa! Os lindos versos de Vinícius de Moraes entraram para a história da música brasileira homenageando a tranquilidade incomparável da Praia de Itapuã.

Apesar de estar entre as mais animadas praias de Salvador, Itapuã tem uma atmosfera de sossego encantadora. Ela é apreciada pelos surfistas por causa do beach break conhecido como Sereia, lugar ideal para quem está ingressando na modalidade agora. Se você ainda não conhece muito bem os termos, a gente explica: beach break é um trecho de mar com fundo de areia, condição que garante uma maior segurança caso role alguma vaca sinistra – “vaca”é como os surfistas se referem ao famoso “caldo”, aquele momento em que a pessoa é arrastada pela água até a faixa de areia –.

Para os atletas mais experientes e ousados, também é possível encontrar bancadas com fundo de pedra na Praia de Itapuã, principalmente na altura do Farol de Itapuã.

Praia do Tiririca: o palco das competições internacionais

Já mencionamos Itacaré várias vezes por aqui, mas não poderíamos encerrar a lista sem falar de outra orla famosa da cidade, a Praia do Tiririca.

Afinal, essa é a maior estrela entre as praias de surf da Bahia. Historicamente conhecida por suas ondas poderosas, a Praia do Tiririca frequentemente serve como palco para grandes competições de nível nacional e global, como o Campeonato Brasileiro de Surf. Quem decide cair no mar na Praia do Tiririca pode esperar por ondas pesadas, constantes e tubulares, que muitas vezes proporcionam tubos ocos – aquelas ondulações em forma de corredor, com um espaço vazio no meio pelo qual os surfistas podem passar –.

Como a fama da Praia do Tiririca é grande, prepare-se para surfar com crowd e compartilhar a faixa de areia com turistas de todos os cantos do mundo. O movimento animado da orla também inclui pistas de skate e excelentes estabelecimentos.

Experimente a sensação única que a Bahia pode trazer para o seu dia de surf e não se esqueça de garantir a melhor estadia na Costa do Sauípe!

Orla da Praia de Costa do Sauípe, com o complexo de hoteis na beira do mar

Quem já teve a chance de surfar na Bahia certamente concorda: nada se compara a essa experiência única.

Seja na badalada Praia do Tiririca, no charme soteropolitano da Praia de Piatã e da Praia de Itapuã, nas águas cheias de biodiversidade da Praia do Forte ou em qualquer outro lugar que te apresentamos hoje, você vai encontrar alguns dos melhores picos de surf do Brasil. Pode se preparar para pegar ondas que vão ficar na sua memória para sempre, porque as praias de surf na Bahia já estão esperando pela sua visita.

E já que muitas delas ficam no litoral norte, que tal deixar sua viagem ainda mais especial? Pode trazer sua prancha para o Costa do Sauípe! Aqui, você descansa à beira-mar com acesso privilegiado a praias espetaculares e a estrutura completa de um resort all inclusive.

Mas caso você ainda seja um iniciante, mas tá louco de vontade de experimentar o esporte pela primeira vez, não esquenta em trazer uma prancha, não! Aqui no Costa do Sauípe as aulas de surf estão garantidas. Tudo com muita segurança, instrutores pra lá de competentes e claro, um cenário que deixa qualquer aula mais gostosa.

E aí, qual é o próximo pico de surf que você vai riscar da sua lista de desejos?

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos