Jeitinho de interior com o agito de um grande centro urbano: esse é o charme de Feira de Santana, na Bahia.

Segunda maior cidade do estado em número de habitantes, esse cantinho encantador é chamado carinhosamente de “Feira” por seus adoradores. Por causa de sua beleza apaixonante e do precioso repertório cultural que abriga, Feira de Santana também recebe o apelido de “Princesa do Sertão”. Não é à toa que esse destino faz tanto sucesso entre os viajantes que curtem passeios regados a arte, arquitetura, cultura popular e muita diversão.

Dona de uma agenda de eventos animada, Feira de Santana tem também uma diversidade incrível de monumentos, museus, parques e vários outros atrativos capazes de conquistar viajantes de todos os perfis. Quer saber mais? Então vem com a gente! Hoje, vamos te mostrar tudo que você precisa saber para planejar um roteiro inesquecível e aproveitar tudo que a Princesa do Sertão tem a oferecer. Bora lá, que é hora de descobrir as melhores dicas sobre o que fazer em Feira de Santana!

Desvende a história de Feira de Santana

Antes de desvendar as maravilhas de Feira de Santana, vale a pena fazer uma pequena viagem no tempo para saber como esse destino fantástico se desenvolveu.

A história de Feira de Santana começa muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil, com os indígenas paiaiás. Eles eram os únicos habitantes da região até meados de 1645, quando o sesmeiro João Peixoto deu início a um pequeno povoado chamado São José das Itapororocas. Mas o movimento da área onde fica Feira de Santana continuou pacato até 1820, ano de fundação da fazenda Santana dos Olhos d’Água – que se tornaria inspiração para o nome da cidade –.

O espaço da propriedade era passagem obrigatória para as várias rotas de gado que percorriam o interior em direção a Salvador. Junto a ela, os vaqueiros, comerciantes e outros viajantes que ganhavam a vida circulando pelas estradas rústicas da Bahia começaram a trocar e comercializar seus produtos, dando origem a uma feirinha. A “feira da fazenda Santana” foi ficando conhecida na região, atraindo um número cada vez maior de visitantes e moradores. Em 1833, o povoado foi elevado à categoria de vila e depois de município.

O movimento comercial na chamada Villa do Arraial de Feira de Sant’Anna era tão intenso que o desenvolvimento econômico da área disparou. Por isso, o título de município veio em 1873, junto com o nome de Cidade Comercial de Feira de Sant'Anna. Esse crescimento acelerado estimulou o surgimento das ruas arborizadas, a instalação de energia elétrica e várias outras mudanças voltadas para a modernização da cidade.

Em 1938, os próprios moradores organizaram um movimento para mudar o nome do município para Feira de Santana. Nas décadas seguintes, o lugar ganhou um destaque ainda maior na economia nacional, recebendo também um polo industrial robusto. Hoje, Feira de Santana é um dos maiores centros urbanos do Nordeste e ostenta orgulhosamente o título de Capital Regional.

Saiba onde fica Feira de Santana e garanta sua viagem

mapa da Bahia com um alfinete vermelho marcado na cidade de Feira de Santana

Situada na porção norte da Bahia, Feira de Santana fica a apenas 104 quilômetros da capital estadual, Salvador.

O território da cidade se divide entre a sede e 7 distritos, e está bem pertinho de vários destinos turísticos famosos. De Feira de Santana até Mata de São João, onde fica a famosa Praia do Forte, são apenas 114 quilômetros. A distância até Valença, principal ponto de embarque para quem visita a badalada Morro de São Paulo e a Ilha de Boipeba, é de 177 quilômetros.

Entenda como chegar a Feira de Santana

Por causa de sua localização privilegiada, Feira de Santana é um destino super fácil de se acessar.

A cidade tem um terminal aéreo que recebe voos diretos de várias capitais brasileiras, o Aeroporto Governador João Durval Carneiro, situado a 12 quilômetros do Centro. Para quem prefere cair na estrada, as opções são muitas: é possível chegar a Feira de Santana de carro usando as rodovias BR-101, BR-116 e BR-324. Caso você pretenda sair de Salvador, é só pegar a BR-324 em Pernambués e seguir em frente – o caminho é praticamente uma reta e costuma durar cerca de 1h40 –.

Também é fácil ir até Feira de Santana usando ônibus de viagem, já que a rodoviária da cidade recebe rotas vindas de diversas partes do país. As principais viações que operam por lá são a Águia Branca, a Guanabara e a Santana, mas a variedade de opções é bem grande.

O clima em Feira de Santana é único

O clima em Feira de Santana é perfeito para quem deseja conhecer a beleza tropical do sol baiano!

Com temperaturas altas durante o ano todo, a cidade é marcada por um verão seco e um inverno chuvoso. No período entre novembro e março, a temperatura média é de 27ºC, mas os termômetros podem chegar facilmente aos 32ºC. De abril a agosto, as chuvas trazem dias mais amenos, com mínima de 22ºC e máxima de 26ºC. Mesmo na época mais úmida, é possível aproveitar a maioria dos pontos turísticos de Feira de Santana sem grandes complicações. Resumindo: pode programar sua viagem para qualquer período, porque Feira de Santana permanece linda e convidativa em todas as estações.

Explore o que há de melhor: confira o que fazer em Feira de Santana

Cenário de caatinga, típico do sertão nordestino, em Feira de Santana

A gente já falou tão bem de Feira de Santana que você com certeza se animou para conhecer os encantos da cidade.

Então, finalmente, é hora de descobrir por que esse destino único é tão adorado. Aqui embaixo, você vai encontrar uma lista dos principais pontos turísticos de Feira de Santana, as paradas obrigatórias que com certeza merecem um pouquinho do seu tempo. Se quiser transformar a sua estadia em uma experiência inesquecível, pode incluir esses lugares no roteiro!

Igreja Senhor dos Passos

Erguida em 1852, a Igreja Senhor dos Passos é uma das mais importantes relíquias históricas de Feira de Santana.

A construção, que começou como uma pequena capela, já passou por várias reformas ao longo dos séculos. Hoje, a imponente estrutura exibe uma arquitetura de inspiração gótica que embeleza a paisagem da cidade de uma forma fascinante. Mesmo para quem não tem muita proximidade com a religião católica, vale super a pena visitar a Igreja Senhor dos Passos só pela riqueza de detalhes da construção – e pela importância histórica, é claro –. Não deixe de tirar muitas fotos!

Centro de Cultura Amélio Amorim

Se você curte rolês culturais, o Centro de Cultura Amélio Amorim é um atrativo imperdível em Feira de Santana.

Administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, ele é um espaço dedicado inteiramente a atividades educativas, exposições de arte, eventos e espetáculos variados. Na agenda, você vai encontrar programações para todos os gostos: tem exibições de fotografia, shows musicais, peças de teatro, espetáculos de dança e muito mais. Além disso, o Centro de Cultura Amélio Amorim organiza oficinas de artes plásticas, música e várias outras modalidades incríveis. Não faltam opções de passeios enriquecedores! Para acompanhar a programação, basta ficar de olho no perfil oficial do Centro no Instagram.

Mercado de Arte Popular

O antigo Mercado Municipal de Feira de Santana já foi um dos espaços comerciais mais importantes da cidade.

Hoje em dia, a linda construção em estilo neoclássico inaugurada em 1914 tem um propósito diferente: espalhar os encantos da cultura local. As dezenas de barraquinhas e estandes oferecem uma diversidade fantástica de produtos regionais que vão de artesanato e peças de decoração até roupas, acessórios, presentes e muitas oportunidades de se deliciar com os quitutes fenomenais da culinária baiana. O Mercado de Arte Popular também abre suas portas para eventos culturais maravilhosos, como apresentações de cordelistas e repentistas. Se você quer mergulhar na tradição artística de Feira de Santana ou comprar as lembrancinhas de viagem, esse é o lugar perfeito.

Observatório Astronômico Antares

Que tal fazer um passeio entre os astros do céu baiano?

A visita ao Observatório Astronômico Antares é a melhor pedida para fãs das ciências e para quem curte um rolê “fora da caixinha”. Instrumento de pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana, o lugar tem uma biblioteca com um acervo riquíssimo e recebe vários eventos voltados para a divulgação científica. O Observatório Astronômico Antares recebe de braços abertos os visitantes interessados em seus cursos, palestras e atividades de observação espacial abertas ao público. Muitas das programações são gratuitas.

Museu Casa do Sertão

É claro que a Princesa do Sertão precisava de um lugar inteiramente inspirado na cultura sertaneja.

Esse é o Museu Casa do Sertão, instituição da Universidade Estadual de Feira de Santana que preserva a gigantesca riqueza das tradições do Sertão. O acervo inclui peças de couro usadas em várias partes do interior baiano, uma coleção historiográfica com informações valiosas sobre Feira de Santana e até uma discoteca de música regional. Tem também uma seleção incrível de exemplares maravilhosos da literatura de cordel – são mais de 2.400 títulos disponíveis para apreciação durante as visitas –. Além de ser um ponto turístico interessantíssimo, o Museu Casa do Sertão tem a importante função de proteger o repertório histórico e cultural dos povos sertanejos.

Parque Municipal Erivaldo Cerqueira

Passarela que leva a um lago em Feira de Santana

Que tal incluir um pouquinho de contato com a natureza no seu roteiro por Feira de Santana?

O Parque Municipal Erivaldo Cerqueira – conhecido pelos moradores como Parque da Lagoa – é um dos principais espaços de lazer da cidade. Nele, você vai encontrar tudo que é necessário para um dia de passeios relaxantes ao ar livre: os lindos gramados verdes com muitas áreas arborizadas são ideais para quem curte caminhar, praticar esportes ou só apreciar paisagens tranquilas. Você também pode andar de bicicleta, fazer um piquenique de frente para o lago ou lanchar em uma das barraquinhas e quiosques distribuídos pelo parque. Caso você esteja planejando uma viagem em família, pode incluir o Parque Municipal Erivaldo Cerqueira no seu roteiro!

Os pontos turísticos de Feira de Santana são incríveis, mas melhor ainda é poder estender o passeio e passar uns dias aqui no Costa do Sauípe!

Complexo de hoteis do Costa do Sauípe na beira do mar

Já deu para entender por que tanta gente se apaixona por Feira de Santana, né?

Na Princesa do Sertão, a magia da baianidade se manifesta de várias formas diferentes. Nesse destino apaixonante, os versos da poesia de repente e as delícias culinárias regadas a azeite de dendê serão seus companheiros de viagem. Agora que você já sabe o que fazer em Feira de Santana, é só arrumar as malas e se preparar para passar as férias em uma capital regional que esbanja cultura e arte popular.

E já que você estará no norte da Bahia… que tal deixar sua viagem ainda mais especial com uma passadinha nas praias mais paradisíacas do país? Aqui no Costa do Sauípe, você aproveita o sol e o mar do litoral baiano com acesso privilegiado às faixas de areia e toda a estrutura de um resort all inclusive. A Bahia de verdade espera por você em Feira de Santana e no Costa do Sauípe!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos