* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Festa Junina: aprenda como dançar quadrilha!

Se você está planejando aproveitar os festejos juninos, precisa conhecer as brincadeiras e aprender como dançar quadrilha. A quadrilha é uma dança coletiva superdivertida, que tem passos fáceis de seguir.

Neste artigo especial sobre Festa Junina, você vai saber mais sobre essa data tão popular no país, as danças realizadas, a origem da quadrilha e dicas práticas sobre como dançar quadrilha. Além disso, você vai conhecer o Arraiô, evento junino organizado pela Costa do Sauípe. Confira! 

Festa Junina no Brasil

A Festa Junina é uma festividade popular no Brasil que acontece todo mês de junho. Ela é celebrada em todas as regiões do país, com ênfase na região Nordeste. Não é por acaso que muitas pessoas viajam para a Bahia nessa época do ano a fim de curtir os festejos juninos.

Ela mistura festa com música tradicional, vestimentas típicas, culinária popular principalmente à base de milho e amendoim, brincadeiras, fogueira e danças. Trazida para o Brasil no século XVI pelos portugueses, ela é essencialmente uma festa religiosa em homenagem a São João, Santo Antônio e São Pedro.

Hoje, a maior festividade do país acontece em Campina Grande, cidade da Paraíba. Para quem quer curtir com mais tranquilidade, é possível encontrar eventos menores, como o Arraiô, no resort Costa do Sauípe. 

Danças nas festas juninas

Entre as danças típicas de Festa Junina, a quadrilha é, sem dúvidas, a mais popular. Além dela, há arrasta-pé, baião, forró, dança de fitas e vanerão. Muito embora as danças variem de uma região para outra, a quadrilha está presente por todo o país. 

Então, por que será que a quadrilha é tão famosa? Principalmente porque é uma das danças mais antigas trazidas pela corte portuguesa e vem sendo associada aos festejos juninos ao longo de alguns séculos.

Imagem de um grupo de pessoas vestidos com roupas típicas de Festa Junina para dançar quadrilha.

A origem da quadrilha junina

Afinal, como surgiu a quadrilha junina tradicional? A quadrilha é uma dança bem antiga. De acordo com os registros históricos, ela nasceu no século XIII, na Inglaterra. Posteriormente, ela se incorporou à cultura francesa e ficou popular entre a nobreza europeia. 

A corte portuguesa trouxe a dança para o Brasil e, à época, ela foi muito bem recepcionada pela nobreza do Rio de Janeiro. Apesar de ser uma prática de lazer da aristocracia, mais tarde, a quadrilha se popularizou como festejo em homenagem a santos populares como São João e Santo Antônio. 

Como dançar quadrilha

A quadrilha de Festa Junina é uma dança coletiva executada em pares/duplas. O orador proclama as frases que vão determinar os movimentos das danças. Entre as frases populares, estão “Olha a cobra!”, “Olha a chuva!”, entre outras.

Toda quadrilha tradicional tem o noivo e a noiva como personagens. A dança é a representação da festa de casamento. Essa é uma homenagem direta a Santo Antônio — santo “casamenteiro”. Conheça, a seguir, alguns passos de quadrilha:

  • túnel;
  • cumprimentos;
  • balancê;
  • coroação;
  • passeio pela roça;
  • casamento;
  • despedida.

Uma curiosidade interessante sobre o casamento caipira é que muitas pessoas afirmam se tratar de uma crítica social às famílias em que a noiva aparece grávida e o pai obriga o noivo a se casar com ela. Isso explicaria a famosa tentativa de fuga do noivo, embriagado, durante a dança. Ela é tão famosa que há vários concursos de quadrilha pelo país!

Curta a Festa Junina na Costa do Sauípe!

Se for participar de uma Festa Junina, você não pode deixar de assistir e dançar quadrilha. Além de divertida, ela é muito fácil e reúne pessoas de todas as idades. Agora, que tal começar a procurar opções de festas juninas na Bahia?

O Arraiô é uma festa organizada pela Costa do Sauípe que traz tudo o que há de mais tradicional nas festas juninas: comida típica, decoração temática, espetáculos,  quadrilhas, música ao vivo e casamento caipira. 

Não é só isso: no Arraiô, você vai participar do famoso concurso do rei e rainha do milho, divertir-se com o espetáculo Forrozuando, além de participar das charadas e desafios itinerantes. 

A programação da festa pode mudar a qualquer momento, por isso acompanhe atualizações pelas redes sociais, pelo nosso canal de atendimento ou envie uma mensagem para o Whatsapp da Sol, nossa assistente virtual.

Gostou de conhecer mais sobre como dançar quadrilha? Aproveite para programar sua viagem, venha curtir a Bahia durante os festejos juninos e participar do Arraiô. Não perca tempo, confira nossos pacotes promocionais.

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia