* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Voo cancelado: saiba o que fazer e quais são os seus direitos

Há diversas situações que podem ocasionar um voo cancelado, variando desde problemas meteorológicos até mesmo mecânicos ou estruturais da aeronave. Nesse caso, a companhia aérea deve realizar uma série de procedimentos, a fim de sanar o prejuízo do passageiro, seja a longo ou médio prazo.

Por isso, saiba o que fazer em caso de cancelamento de voo, quais são os seus direitos e como solicitá-los para que o prejuízo seja sanado o mais rápido possível. Confira essas e outras informações abaixo. 

Direitos após o voo cancelado

Independentemente do motivo, o que acontece quando o voo é cancelado é a assistência material para minimizar o prejuízo dos passageiros. 

Essas medidas são realizadas gradualmente, de acordo com o tempo de espera, visando sempre atender às necessidades imediatas dos passageiros. Conheça as medidas tomadas após cada período de atraso do voo:

Uma hora de atraso

Se o voo cancelado está com uma hora de atraso, a companhia aérea deve começar a fornecer acesso a comunicação, como telefone, internet, entre outros. 

Duas horas de atraso

Uma das medidas sobre o que fazer quando um voo é cancelado a mais de duas horas, é solicitar à companhia o fornecimento de alimentos, como lanches, bebidas ou voucher para alimentação. 


Mais que 4 horas

Com um voo cancelado a quatro horas ou mais, cabe à empresa fornecer aos passageiros opções de acomodação, se for o caso, ou transporte para ida e volta para o aeroporto, nas situações em que o passageiro esteja em sua área de residência.

Ciente desse período de atraso, é dever da companhia aérea também oferecer, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso. 

O cliente também pode optar por embarcar em um novo dia e horário, ter o reembolso parcial ou total do valor das passagens ou ainda seguir até seu destino final por outros meios de transporte, como táxi e ônibus, sendo custeado pela empresa. 

voo cancelado

Reembolso 

Se você está se perguntando: "como saber se meu voo foi cancelado?", saiba que a companhia deverá informar o passageiro presencialmente, caso seja devido a alguma circunstância emergencial, ou por e-mail, se o cancelamento for antecedente à data da viagem. 

Quanto ao reembolso, ele pode ser solicitado pelo passageiro a partir de quatro horas ou mais de atraso do voo, podendo ser parcial ou total, de acordo com os prejuízos do cliente. A devolução dos valores deverá ser feita de maneira imediata via conta bancária, pelo cartão de crédito ou à vista. 

Lembrando que, caso seja de interesse do passageiro, ele ainda pode optar por embarcar em uma nova data ou, em vez de reembolso, obter crédito no programa de milhas.

Caso o cliente opte pelo reembolso ou remanejamento do voo, a companhia aérea poderá suspender as medidas de assistência material. 

O que fazer quando o voo for cancelado?

No caso do cancelamento do voo, o passageiro deve imediatamente buscar informações e verificar as medidas cabíveis diretamente no balcão de atendimento da companhia aérea, de acordo com os direitos citados acima e estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Porém, se a empresa se recusar a  prestar o devido atendimento no caso do cancelamento de voo, o passageiro deverá procurar diretamente a ANAC, os órgãos de defesa do consumidor ou o Poder Judiciário, a fim de fazer valer seus direitos. 

Venha para a Costa do Sauípe!

Agora que você já sabe tudo sobre voo cancelado e o que fazer nessa situação, aproveite para conhecer as belezas e os sabores da Bahia na Costa do Sauípe! Localizado no litoral norte baiano, esse complexo de hotéis oferece acomodação aconchegante para vários tipos de viagem, seja ela sozinho, a dois ou em família!

Na Costa do Sauípe, você ainda poderá desfrutar de várias atividades artísticas, culturais e gastronômicas da Bahia, podendo curtir ótimos momentos de lazer e relaxamento à beira-mar. 

Confira nossos pacotes promocionais e venha  viver momentos inesquecíveis em um dos melhores resorts all-inclusive da América do Sul. Aproveite! 

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

WhatsApp

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia