Está se preparando para sua primeira viagem de avião? Então, com certeza já bateu aquele friozinho na barriga e você já deve até ter se perguntado: “E se eu perder o horário do voo? O que devo fazer?” São tantas questões que é comum sentir-se inseguro antes de embarcar. 

Afinal, quem vai embarcar pela primeira vez precisa se atentar ainda mais quanto às passagens, check-in, horário do voo, se tem escalas, entre outras coisas. Para te ajudar a encontrar essas e outras respostas, separamos 5 dicas para viajar de avião de forma tranquila. Confira!

1. Adquira as passagens com antecedência

Se você está planejando viajar de avião pela primeira vez em períodos de alta temporada, o ideal é comprar passagens com certa antecedência. Assim, você evita pagar preços muito altos. 

O bom é que todas as companhias aéreas possuem sites de compra online e alguns sites ainda ajudam a monitorar o preço da passagem e a melhor época para adquiri-la. 

No entanto, se você é daqueles que não confia muito em compras online, pode comprar sua passagem para viagem de avião em agências especializadas ou diretamente na companheira aérea, no balcão do aeroporto. Verifique quando estará liberada a venda para a data que você pretende embarcar. 

2. Certifique-se de que o voo possui escala ou conexão 

Ao comprar a passagem para sua primeira viagem de avião, é essencial que você saiba a diferença entre os dois. Portanto, para começar: 

  • Escala: é o voo em que você não precisa sair do avião. Ele irá fazer uma parada para que demais passageiros subam ou desçam pelo caminho. No entanto, você só deve descer quando chegar ao seu destino final.
  • Conexão: nesse tipo de voo, é preciso descer do avião e aguardar um tempo no aeroporto até que você seja liberado para embarcar em outro voo. 

É fundamental que você cheque todas essas informações e o tipo de voo antes mesmo de reservar a passagem. Assim, é possível planejar melhor a viagem perfeita. Dependendo do tempo de conexão, por exemplo, você pode sair e visitar alguns lugares perto do aeroporto.  

Para completar, saiba que todas essas informações são impressas de forma detalhada nos dados da passagem. Lá você encontra o horário de chegada e saída do aeroporto, além de saber em que destino que irá passar. 
 

3. Fique atento ao peso da bagagem de mão e despachada

Em 2019, a ANAC determinou mudanças significativas nas regras para bagagens de avião. Por isso, é importante ficar atento ao limite da mala despachada e da bagagem de mão que irá embarcar junto com você no avião.  

Para destinos nacionais, como o complexo da Costa do Sauípe, por exemplo, você pode despachar bagagens com até 23 kg. Já em voos internacionais estão liberados dois volumes de até 32 kg. 



No entanto, com essas novas regras, as companhias aéreas possuem total liberdade para cobrar taxas extras por malas despachadas. Por isso, os valores podem variar de acordo com as exigências de cada empresa. Antes de fechar a reserva de passagem, verifique as tabelas de preço delas. 

Já na bagagem de mão é possível embarcar com bolsas de até 10 kg tanto em voos nacionais como em internacionais. No entanto, é importante saber o que é permitido levar com você dentro do avião. 

4. Chegue cedo ao aeroporto e sala de embarque

Você já deve ter se perguntado: “É minha primeira viagem de avião, quanto tempo antes do voo preciso chegar no aeroporto?”. De acordo com as companhias aéreas, é imprescindível que os viajantes cheguem no mínimo duas horas antes do horário de embarque do voo. 

Afinal, é provável que você enfrente filas para fazer o check-in e imprimir o cartão de embarque. Além disso, vá para a sala de embarque entre 30 e 40 minutos antes do horário da decolagem. Esse tempo é o ideal, pois é o período médio que você leva para passar pelo raio-X e localizar seu portão de embarque. 

5. Ao desembarcar encontre sua bagagem

Ao chegar no seu destino final e descer do avião, procure pela esteira marcada com o número do seu voo. É nela que sua bagagem irá passar. Ao encontrá-la é só retirar e confirmar se ela é mesmo a correta. Ah, e não se desespere se não conseguir pegá-la na primeira vez, ela irá passar de novo. 

No entanto, esse é com certeza um dos momentos de maior tensão para os viajantes. Afinal, quem não tem medo de ter a mala extraviada? Para evitar maiores dores de cabeça com isso, você pode contratar um seguro viagem que cubra extravio de bagagens. 

Fique atento a outros cuidados na viagem de avião 

Para começar a viagem com o pé direito e evitar problemas já no aeroporto, você pode seguir todas essas dicas. No entanto, há muito mais para se atentar. Por exemplo, certifique-se de que está com todos os documentos necessários para embarcar. 

Geralmente, as companhias aéreas pedem a carteira de identidade ou outros documentos com foto, como CNH e até mesmo carteira de trabalho. Para voos internacionais, não se esqueça do passaporte. 

Além disso, para adiantar os serviços no aeroporto, você também pode fazer o check-in online ou em postos de autoatendimento espalhados pelo aeroporto. Assim, você evita filas e tem acesso direto para a sala de embarque do seu voo. 

Embarque para a Bahia e curta a Costa do Sauípe! 

Você já sabe como tornar sua primeira viagem de avião muito mais tranquila e sem dores de cabeça? Então, agora é só aproveitar os pacotes promocionais da Costa do Sauípe e embarcar para dias all-inclusive no litoral norte da Bahia. Confira!