A primeira viagem de avião é uma experiência que fica na memória para sempre. No momento pré-embarque, é comum sentir uma mistura de agitação por vivenciar algo novo e uma confusão por não saber como agir. Afinal, essa situação é totalmente nova e o friozinho na barriga faz parte de todo o processo.
Por isso, separamos cinco dicas para a primeira viagem de avião. Explicamos como encontrar boas passagens, o procedimento de embarque e quais documentos são necessários. Confira o conteúdo completo abaixo.
1. Compre as melhores passagens
Se você está planejando a primeira viagem de avião, saiba que o ideal é comprar as passagens com antecedência para evitar preços muito altos. Atualmente, todas as companhias aéreas possuem sites de compra on-line e, além disso, alguns aplicativos ajudam a monitorar o preço das passagens.
A melhor maneira de encontrar um valor em conta é monitorando as passagens e ficando de olho em promoções. Entretanto, o preço não é o único fator a ser considerado na compra da passagem. É importante analisar os diferentes tipos de voos: direto, com escala e com conexão.
O voo direto, como o próprio nome diz, não faz paradas ao longo do trajeto. Na opção com escala, você permanece no avião durante as paradas — que servem para os passageiros saírem ou entrarem na aeronave — e desce apenas no seu destino final. Já o voo com conexão exige que você saia de um avião e embarque em outro.
2. Escolha entre check-in on-line ou no aeroporto
Esse é um momento que gera preocupações até para quem já viajou diversas vezes, mas não há motivo para pânico. Hoje em dia, é possível fazer o check-in on-line no site ou no aplicativo da companhia aérea. A vantagem dessa opção é que você evita filas e agiliza o processo antes mesmo de sair de casa.
Entretanto, algumas pessoas não se sentem confortáveis com a tecnologia e preferem fazer o check-in diretamente no aeroporto. Nesses casos, o processo costuma ser feito em um totem, uma máquina de autoatendimento. Em geral, existem profissionais que ficam próximos às máquinas para auxiliar os viajantes.
Independentemente do modelo escolhido, saiba que é necessário estar com documentos em mãos (CNH, RG ou passaporte) para fazer o check-in. Depois de realizar o procedimento e receber o seu cartão de embarque, você deve se direcionar ao balcão da companhia para despachar a mala.
3. Chegue no aeroporto com antecedência
Na primeira viagem de avião, tudo é novo. Por isso, é importante chegar cedo no aeroporto para passar por todas as etapas do embarque com calma e evitar estresse. Segundo as companhias aéreas, os viajantes devem chegar, no mínimo, duas horas antes do horário de embarque.
Afinal, é provável que você enfrente filas para fazer o check-in e imprimir o cartão de embarque. Depois disso, você precisa ir para a sala de embarque entre 30 e 40 minutos antes do horário da decolagem — já que antes de entrar na aeronave ainda será necessário passar pelo raio-x e localizar o portão pelo qual irá embarcar.
4. Saiba diferenciar bagagem despachada e de mão
Em 2019, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou mudanças significativas nas regras de bagagem de avião. Por isso, é importante ficar atento ao limite da mala despachada e da bagagem de mão, que irá embarcar junto a você no avião.
Para destinos nacionais, você pode despachar bagagens com até 23 kg. Já em voos internacionais estão liberados dois volumes de até 32 kg. Além do peso, existem outras
regras da bagagem de mão que você precisa saber, pois alguns itens não são permitidos e devem ser despachados na sua mala maior.
5. Conheça o processo de embarque
Depois de encarar todas as etapas, você e sua bagagem de mão irão embarcar. Para que esse processo funcione de maneira organizada, as companhias separam os passageiros em diferentes prioridades. Então, basta verificar o seu cartão de embarque, pois ele vai sinalizar a qual fila você pertence.
Essa ordem pode variar de acordo com a companhia aérea, mas os grupos costumam ser: prioritário, normal e VIP (ou fila premium); A, B e C. Se você tiver alguma dúvida, afinal é a sua primeira viagem de avião, pergunte a algum funcionário da companhia e peça para ele te orientar.
Depois de entrar na aeronave, busque seu assento — ele costuma ser marcado por uma letra e um número. Em seguida, guarde a bagagem de mão no compartimento acima da poltrona e se sente. Agora, é só esperar o avião decolar.
Venha para o Costa do Sauípe!
Depois de todas essas dicas, você está pronto para encarar a sua primeira viagem de avião e evitar perrengues durante o caminho. Então, que tal programar uma visita ao
Costa do Sauípe Resorts? Temos serviço de transfer para quem chega no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, o que facilita o acesso ao complexo de hotéis.
Venha conhecer o litoral da Bahia e aproveitar o nosso serviço
all-inclusive recheado de opções gastronômicas de dar água na boca. Confira nossos
pacotes promocionais e relaxe nas praias do Nordeste!