* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

7 cidades históricas do Nordeste que você precisa visitar!

Você está procurando por destinos diferentes, que possuam não só patrimônios históricos, mas também belas praias? Então precisa visitar as cidades históricas do Nordeste. Esses destinos possuem lugares turísticos incríveis, que farão parte das suas memórias para o resto da vida. Saiba mais sobre eles logo abaixo!

O que são as cidades históricas do Nordeste?

As cidades históricas do Nordeste são lugares que possuem construções capazes de contar a história do nosso país. Por meio de igrejas, museus, casarões, ruas, praças e monumentos, esses pontos turísticos carregam fatos, culturas, hábitos e costumes do Nordeste brasileiro.

Como a primeira capital do Brasil foi Salvador, podemos perceber a riqueza cultural e histórica que permanece por lá. Além disso, algumas dessas cidades são consideradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco e, por isso, não podem ser demolidas ou modificadas.

Portanto, viajar para esses destinos cheios de história é como viajar no tempo para aprender mais sobre o nosso Brasil e se encantar com as belezas preservadas.

Quais são as principais cidades históricas do Nordeste?

Para ajudar na escolha do seu próximo destino, nós criamos uma lista com cidades do Nordeste que possuem riquezas históricas, além de belezas naturais maravilhosas. Confira a seguir:

1. Salvador, na Bahia

Salvador foi a primeira capital do Brasil, uma cidade cultural que vivenciou grandes marcos da história do povo brasileiro.

Podemos começar falando do Pelourinho, ou Pelô, considerado Patrimônio da Humanidade desde 1985, o maior conjunto arquitetônico do período colonial mais bem preservado da América Latina. Já dá para ver que é um lugar cheio de história, né?

Também é possível aprender mais sobre a história do país passeando por outros pontos turísticos de Salvador, como Elevador Lacerda, Palácio Rio Branco, Praça da Sé e várias igrejas históricas.

2. Porto Seguro, na Bahia

Porto Seguro, na Bahia, é uma das principais cidades históricas do Nordeste. Afinal, ela é tombada como Patrimônio Histórico e possui o Marco do Descobrimento, primeiro monumento trazido pelos portugueses, em 1503.

Além desse ponto marcante da cidade, é possível caminhar pela histórica Igreja de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Porto Seguro, e pela Casa de Câmara e Cadeia, um local com diversos objetos de povos indígenas que viviam na cidade quando os portugueses chegaram ao Brasil.

Você pode fazer todas essas visitas sem deixar, claro, de aproveitar as lindas praias de Porto Seguro, que possuem águas mornas e paisagens incríveis.

3. São Luís, no Maranhão

A princípio colonizada por franceses, São Luís, no Maranhão, é uma das cidades históricas brasileiras mais diferentes do Nordeste.

Depois da primeira colonização, os portugueses tomaram São Luís e expulsaram os franceses. Por conta disso, a cidade é marcada por arquiteturas produzidas pela colonização portuguesa, como construções em alvenaria e fachadas revestidas em azulejos.

Os principais pontos turísticos em São Luís do Maranhão estão presentes no centro histórico, que possui mais de 400 anos, como o Palácio dos Leões, a Praça dos Poetas, a Catedral de São Luís, a Rua Portugal e o Mercado das Tulhas.

Além disso, também temos praias maravilhosas, como a Praça dos Pescadores, a Praia de São Marcos e a Praia Calhau, afinal, São Luís é uma ilha.

cidades historicas do nordeste  2

4. Recife, em Pernambuco

Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste brasileiro. Essa cidade possui um grande acervo cultural e histórico, que vai fazer você se apaixonar por cada cantinho de lá.

O passeio pode começar pelo Marco Zero, uma praça ampla, rodeada por prédios históricos e cercada pelo Rio Capibaribe, que corta a cidade. Em seguida, você pode visitar o Museu Cais do Sertão, o Museu Paço do Frevo, a Rua Bom Jesus e a Ponte Maurício de Nassau, considerada a primeira ponte da América Latina.

5. Olinda, em Pernambuco

Olinda é uma cidade colonial localizada na região metropolitana de Recife. Portanto, se você estiver na capital, pode estender a viagem até lá, que fica apenas a 7 km de distância.

As ruas coloridas de Olinda nos convidam a conhecer a história da cidade por meio dos pontos turísticos, como o Centro Histórico, o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé, a Basílica de São Bento, o Mercado da Ribeira e o Mercado Eufrásio Barbosa.

Ainda é possível curtir lindas praias, como a Praia do Farol, a Praia dos Milagres, a Praia do Carmo, a Praia do Rio Doce, a Praia da Casa Caiada e a Praia de São Francisco.

6. Natal, no Rio Grande do Norte

Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte, localizada na região Nordeste do Brasil. Apesar de conhecida por dunas, praias e lagos, muitos viajantes não sabem que também podem fazer passeios históricos por lá.

Portanto, faça um turismo de aventura, como o passeio de buggy nas dunas, mas conheça também um pouco da história da cidade visitando estes monumentos históricos: Fortaleza dos Reis Magos, Memorial Câmara Cascudo, Palácio da Cultura e Centro Histórico de Natal.

7. Maceió, em Alagoas

Os registros históricos apontam que Maceió, capital do estado de Alagoas e localizada no litoral Nordeste do Brasil, teve início com um engenho de açúcar.

Apesar de atrair os visitantes por conta de praias deslumbrantes, é possível fazer um roteiro turístico pelo bairro histórico de Jaraguá.

Por lá, estão os casarões antigos com estilo neoclássico e armazéns restaurados na década de 1990 que, atualmente, abrigam bares, restaurantes e casas noturnas.

Hospede-se no melhor resort do Nordeste!

Essas são só algumas das várias cidades históricas do Nordeste brasileiro que você pode explorar para descobrir a cultura dessa região.

Comece já a planejar seu roteiro e escolha o resort da Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia, que possui sistema all inclusive e oferece conforto, diversas atrações e belas paisagens naturais.

Localizado a apenas 76 km de Salvador, você vai poder relaxar e curtir muito mais esse guia histórico pelo Nordeste. Confira os pacotes promocionais e aproveite os descontos!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

WhatsApp

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia