Se você gosta de explorar a história do Brasil, já pode ir se animando para descobrir as belezas de Mucugê!

Situada na maravilhosa Chapada Diamantina, a cidade está entre os destinos mais encantadores da Bahia. Com paisagens que parecem saídas de contos de fadas, o município é uma escolha perfeita para quem curte roteiros culturais. Mas ele não é o único: em um estado de história tão rica, não faltam opções de passeios incríveis que garantem mergulhos profundos na trajetória de formação do nosso país.

Prepare-se para viajar no tempo: hoje, vamos te levar para conhecer as relíquias de Mucugê, mas por que não aproveitar o tema e falar sobre outras cidades históricas da Bahia que têm tudo para conquistar seu coração? Vem com a gente descobrir os destinos das suas próximas férias dos sonhos!

A história baiana se torna completa com as riquezas de cada uma destas cidades:

Sabia que a Bahia foi uma das primeiras regiões brasileiras a serem exploradas pelos colonizadores portugueses?

Pois é, assim que as primeiras caravelas europeias chegaram em território brasileiro, os navegantes se depararam com as praias paradisíacas do litoral baiano. Por isso, o estado abriga muitas cidades históricas que ainda conservam a beleza da época em que foram construídas, no período colonial. Entre as ruas de pedra e as construções seculares dos locais que te mostraremos a seguir, você vai encontrar muitas relíquias de valor inestimável!

Mucugê

Estrada que leva de Mucuguê à Chapada Diamantina

A atmosfera interiorana de Mucugê é apenas um dos muitos fatores que tornam a cidade tão charmosa.

Nesse refúgio de tranquilidade, o casario colonial que compõe a maior parte da paisagem deixa as ruas arborizadas ainda mais coloridas. Nascida nos primeiros anos de colonização da Chapada Diamantina, Mucugê era um dos pontos mais importantes para as atividades de exploração de pedras preciosas que se desenvolveram no interior da Bahia no século 18. Hoje, a cidade conserva boa parte de sua emocionante história entre as lindas montanhas que a rodeiam. Se quiser aprender mais sobre a mineração no Brasil, visite o Museu Vivo do Garimpo, que funciona em uma construção de pedra bem peculiar – antes de ser um memorial, ela era um abrigo de garimpeiros –. O museu fica no Parque Municipal de Mucugê, onde você também terá a oportunidade de conhecer o trabalho de preservação ambiental do Projeto Sempre Viva.

Durante sua passagem por Mucugê, não deixe de dar uma passada no Cemitério Santa Isabel (também chamado de Cemitério Gótico Bizantino). Apesar de carregar uma história triste, o local é conhecido por suas lápides brancas de estilo único, que são verdadeiras obras de arte a céu aberto.

Porto Seguro

Quem nunca ouviu falar na animação de Porto Seguro?

Primeira parada dos colonizadores portugueses em terras brasileiras, a cidade é conhecida como “marco zero do Brasil”. No Centro Histórico de Porto Seguro, você verá de perto o monumento construído para simbolizar a chegada dos europeus, o Marco do Descobrimento. Para se aprofundar nos detalhes mais fascinantes da nossa história, visite também o Museu de Porto Seguro (ou Museu do Descobrimento), na linda construção que antes abrigava a Casa da Câmara e Cadeia.

Também vale a pena conhecer a Capela de São Benedito, um dos primeiros templos jesuíticos construídos no Brasil, e o Farol de Porto Seguro. Para fechar o passeio com chave de ouro, contemple as paisagens estonteantes do litoral baiano no Mirante das Fitinhas. Não se esqueça de levar sua fita do Senhor do Bonfim para amarrar na grade e fazer um pedido!

Santa Cruz Cabrália

Faixa de areia que leva a uma pequena ilha temporária em Santa Cruz Cabrália

Assim como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália é um destino imperdível para quem passa pela Costa do Descobrimento.

Dona do importante título de Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico, a cidade guarda várias relíquias da época da colonização. A Igreja Imaculada da Nossa Senhora da Conceição, por exemplo, é um dos primeiros marcos da presença do catolicismo no Brasil. Junto com outras construções da parte alta da cidade, ela forma um conjunto arquitetônico precioso. Conheça também o Mirante do Platô, onde a vista panorâmica encantadora inclui o ponto exato em que as caravelas portuguesas chegaram. Por fim, caminhe pela areia da Praia da Coroa Vermelha, lugar onde foi realizada a primeira missa da história brasileira.

Caravelas, BA

O nome de Caravelas já insinua a profunda conexão que a cidade tem com a época colonial.

Construído às margens do Rio Caravelas, o município tem um pequeno centro histórico repleto de antigas construções portuguesas revestidas com belas peças de azulejaria. Tire um tempo para apreciar a fachada colorida da Co-Catedral de Santo Antônio e curtir a tranquilidade da pracinha que fica ao redor dela. Depois, desbrave a rica natureza litorânea da região em um passeio de barco até Coroa da Barra – dependendo da época do ano, você pode até observar as imponentes baleias-jubarte em seu habitat natural –. Aproveite para explorar as maravilhas do Arquipélago de Abrolhos, já que Caravelas é a principal porta de entrada para quem deseja conhecer esse icônico conjunto de ilhas.

Cachoeira, BA

Cachoeira é uma das muitas joias do Recôncavo Baiano.

Situada a apenas 130 quilômetros de Salvador, essa adorável cidade tem um dos conjuntos arquitetônicos mais conservados do país. O casario e as antigas igrejas abrigam não só exemplares valiosos da arte e arquitetura barrocas, mas também uma bagagem histórica de peso: foi em Cachoeira que surgiram as primeiras movimentações da Sabinada, um importante levante político que tinha como proposta a criação da República Baiana. Ao caminhar pelo Paço Municipal, pela Casa de Câmara e Cadeia e pela Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, você conhecerá a memória viva de vários momentos icônicos da história nacional. Além disso, Cachoeira tem uma influência muito forte da ancestralidade africana e da fé afro-brasileira. Para você ter uma ideia, são mais de 100 terreiros de candomblé e 19 comunidades quilombolas catalogadas nos arredores da cidade.

Valença

A cidade de Valença é muito conhecida como ponto de partida para quem deseja conhecer Morro de São Paulo e a Ilha de Boipeba.

Mas além de ser uma parada obrigatória nos passeios que exploram as incríveis ilhas do Litoral Sul, o município também tem um charme próprio que conquista muitos viajantes. Suas ruas com calçamento de pedra são delineadas por encantadoras casas dos séculos 18 e 19, além de construções super importantes para a história da Bahia, como a Igreja Nossa Senhora do Amparo e a Câmara Municipal de Vereadores. Se você gosta de aproveitar o sol e o mar, separe umas horinhas para visitar a Praia da Ponta do Curral e a Praia do Guaibim.

Ilhéus

Igreja de Ilhéus com o mar do lado esquerdo e os prédios da cidade na direita

Parte da apaixonante Costa do Cacau, Ilhéus exala cultura, história e literatura.

Construída durante a próspera fase econômica chamada de Ciclo do Cacau, a cidade tem muitas construções seculares luxuosas, como o Palácio Paranaguá e o Teatro Municipal. Mas Ilhéus ganhou fama mesmo por causa de sua importância nas obras do escritor Jorge Amado, que retratou as intrigas e emoções do interior baiano no clássico Gabriela, Cravo e Canela. Se você curte literatura, não deixe de visitar a Casa de Cultura Jorge Amado, que tem um acervo incrível focado nos universos fictícios criados pelo autor. Estenda o passeio para conhecer também o Bataclan, a antiga casa noturna que aparece várias vezes nas histórias de Amado e hoje funciona como centro cultural.

Ilha de Itaparica

Igreja branca com o mar ao fundo

Banhada pela icônica Baía de Todos-os-Santos, Ilha de Itaparica é um verdadeiro paraíso tropical.

Ela abriga várias praias sensacionais perfeitas para quem deseja se divertir e relaxar sob o brilho do sol baiano. A Praia da Ponta de Areia, a Praia de Berlinque e a Praia de Aratuba são as melhores pedidas para um dia de curtição com direito a muitos mergulhos refrescantes. Mas além da natureza espetacular, a Ilha de Itaparica também tem preciosidades históricas que com certeza merecem um pouquinho do seu tempo: a pequena Igreja de Nossa Senhora da Piedade, por exemplo, tem um estilo gótico que chama atenção por sua beleza misteriosa. Conheça ainda o Forte de São Lourenço, que foi construído pela primeira vez em 1647.

Salvador

Não dá para falar de história baiana sem mencionar Salvador, né?

Afinal, o Centro Histórico de Salvador guarda tesouros como o famoso Pelourinho, símbolo da cultura popular e afro-brasileira. Caminhar pela parte mais antiga de Salvador é uma chance sem igual de mergulhar na cultura e na história desse estado grandioso – afinal, estamos falando da primeira capital do Brasil! –. Não faltam opções de pontos turísticos incríveis: a Igreja e Convento de São Francisco, por exemplo, é uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Além de conhecer essas imponentes construções religiosas, explore também a explosão de aromas e sabores do Mercado Modelo e o rico acervo do Museu da Misericórdia.  Por fim, faça a clássica visita ao Elevador Lacerda para contemplar a imensidão da Baía de Todos-os-Santos de um ângulo privilegiado.

Rio de Contas

Sabe aqueles cenários maravilhosos das novelas de época que passam na TV? Pois é, as ruas de Rio de Contas são exatamente assim.

Primeira cidade fundada na Chapada Diamantina, o lugar tem um conjunto arquitetônico colonial que começou a ser erguido no início do século 18. Com suas ruas largas cercadas por jardins e casarões, Rio de Contas é a cidade planejada mais antiga do Brasil – o paisagismo impecável dos espaços públicos é realmente impressionante –. Essas paisagens de tirar o fôlego se tornam ainda mais especiais pela presença de construções como as Igrejas de Santana e a Casa de Fundição, que hoje abriga a sede da prefeitura. Em Rio de Contas, a delicadeza dos prédios antigos divide espaço com uma riqueza natural exuberante muito apreciada pelos viajantes aventureiros: se você curte contato com a natureza, visite a Cachoeira do Fraga, o Pico das Almas e a Cachoeira das Andorinhas.

Agora que você já conhece as principais cidades históricas da Bahia, monte o seu roteiro e vem se encantar ainda mais na Costa do Sauípe!

Praia em frente ao Costa do Sauípe

De Mucugê a Salvador, a Bahia está cheia de tesouros históricos.

Nos destinos que acabamos de te apresentar, você com certeza viverá várias experiências inesquecíveis que só a baianidade pode oferecer. E se quiser deixar suas férias ainda mais memoráveis, o Costa do Sauípe te recebe de braços abertos! Aqui, você aproveita as praias mais paradisíacas do litoral baiano e ainda curte a estrutura completa de um resort all inclusive. É a oportunidade que você sempre quis: relaxe com os pés na areia, experimente as delícias da culinária baiana e descubra a imensa bagagem cultural da Terra do Dendê com todo o conforto que sua família merece.

Vem desbravar a Bahia de verdade no Costa do Sauípe!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos