Assim como muitos países, possuímos inúmeros defeitos, isso é inegável. Porém, poucos lugares no mundo são tão privilegiados quando pensamos em pontos turísticos. Mesmo assim, é comum ouvir brasileiros que sonham com viagens internacionais, antes de cogitar conhecer os destinos no Brasil.

Com mais de 8 milhões de quilômetros quadrados de pura beleza e diversidade, os turistas brasileiros podem encontrar tudo o que desejam em seu próprio “quintal”. Para ajudá-los, separamos sete motivos para você optar pelos destinos nacionais antes de cogitar uma viagem internacional.

1 - O litoral brasileiro

Somos donos de um dos litorais mais lindos do mundo. Com uma longa extensão, você encontrará, do Nordeste ao Sul, praias com características únicas. E não somos só nós que pensamos assim, já que nossas praias são consideradas as mais bonitas da América do Sul e, algumas delas, até do mundo.

Entre as mais conhecidas, o Arquipélago Fernando de Noronha, no Pernambuco, contém três praias das mais bonitas do Brasil; Jijoca de Jericoacoara, no Ceará; Caraíva, na Bahia; Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro; entre outras diversas opções que colocam as praias brasileiras entre os melhores destinos para turismo no mundo.
 

2 - Rios e cachoeiras

Ideal para aqueles que têm perfis aventureiros, nosso território conta com inúmeros rios e cachoeiras. Para se ter ideia, no litoral do estado de São Paulo, em Ilhabela, existem até 365 cachoeiras — uma para cada dia do ano. 

3 - A selva

Falar de lugares que merecem uma visita no Brasil é falar da Amazônia. A floresta ocupa mais de 60% do território brasileiro e possui uma fauna e flora de dar inveja em qualquer país. Os rios que cortam a mata formam a maior reserva de água doce do mundo. Um patrimônio que pertence a nós! 

Entre outros lugares para viajar no Brasil em meio a mata, está o Parque Estadual do Jalapão, um dos locais mais lindos do país. Bonito, no Mato Grosso do Sul, os Lençóis Maranhenses, no Maranhão e Foz do Iguaçu, no Paraná, são outras opções.

4 - As festas

Falar de Brasil e não falar de Carnaval é quase impossível. A festa movimenta milhões de pessoas por todo o país, e é comemorado de formas diferentes dependendo da região em que você escolher ficar. Em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, existem os sambódromos, mas também há o carnaval de rua.

No Nordeste, como em Recife e Salvador, essas festas se intensificam ainda mais nas ruas e os trios elétricos são acompanhados por multidões de foliões. No Sul, uma das festas mais tradicionais é a Oktoberfest, que acontece na cidade de Blumenau, Santa Catarina. 

5 - Nossa gastronomia

Com tanta cultura e diversidade por todas as regiões brasileiras, nossa culinária surpreende a todos. Para quem for ao Nordeste, a experiência gastronômica da Bahia encanta a todos com pratos típicos, como bobó de camarão, moqueca, carne de sol com mandioca, mocotó, sarapatel, rabada, vatapá, entre outros.  

Em Minas Gerais, o cuscuz e o tutu de feijão são famosos, além, claro, do pão de queijo. Já no Sul, a influência alemã e italiana resultou em pratos como o eisbein ou o capeletti em brodo. No Norte, o açaí é comido de forma totalmente diferente do Sudeste. Doces, bolos, pães, entre outras iguarias, você encontrará de tudo pelo país.

6 - Cidades históricas

Desde o descobrimento do Brasil para o resto do mundo, em 1500, o país passou por intensas transformações. Com o passar dos séculos, e de diferentes povos, o país ganhou uma imensa diversidade cultural. No Sudeste, Ouro Preto (MG) e Paraty (RJ) estão entre as mais visitadas por turistas.

No Nordeste, nossa Salvador (BA) carrega até hoje marcas da colônia imperial em alguns bairros, como no Pelourinho. Já no Sul, cidades como Nova Petrópolis (RS), carregam todo o charme de décadas passadas.

7 - País do futebol

Maior campeão mundial em Copas, o Brasil respira futebol. Após sediar o torneio mais importante do esporte pela segunda vez, em 2014, o Brasil ficou com modernas arenas espalhadas por todo o país. Caso você seja apaixonado por futebol, com certeza encontrará um estádio por perto. 

Se todos esses sete motivos ainda são poucos para você, que tal explorar um pouco mais do litoral baiano com o resort Costa do Sauípe? Aqui, você encontra tudo que precisa para que suas férias em família sejam perfeitas. Confira nossos pacotes promocionais e se programe!