* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Como nadar na piscina e garantir a segurança de toda família

As piscinas são uma das atrações mais frequentadas em hotéis e resorts. Seja para praticar esporte, relaxar ou brincar, os turistas gostam de ter a possibilidade de curtir uma piscina durante as férias. Para usufruir da atração em segurança, é preciso saber como nadar na piscina.

Afinal, existem técnicas específicas para quem está buscando dicas de como aprender a nadar? É necessário ficar atento a algum cuidado especial em piscinas de hotéis e resorts? Piscinas fundas são seguras? Como ficar tranquilo com crianças na piscina?

Neste artigo, desenvolvemos um panorama sobre o assunto! Vamos dar dicas para quem está aprendendo a nadar, para quem já é experiente e para quem tem crianças e quer garantir a segurança delas em hotéis e resorts. Acompanhe!

Aprendendo a nadar

É comum encontrar iniciantes pesquisando sobre como aprender a nadar na piscina funda. Antes de entrar em uma com mais profundidade, é importante que você aprenda o básico, se sentindo seguro e se familiarizado com a água.

Você pode aprender como nadar na piscina sozinho, com a ajuda de um amigo ou familiar, ou buscando o auxílio de um professor. A seguir, elencamos algumas dicas especiais para quem está começando:

Mantenha a calma

Primeiro, é preciso ver como você se sente dentro da piscina. Algumas pessoas se ficam confortáveis na água, mas há quem tenha muito medo. Então, se esse for o seu caso, a primeira dica é manter a calma.

Não entre em uma piscina funda logo no começo. Dê preferência para piscinas em que você consiga ficar em pé, alcançando os pés no fundo. Nas primeiras vezes, simplesmente entre na piscina e relaxe, não se preocupe em sair nadando logo na primeira tentativa.

Pratique a respiração

Quando você estiver se sentindo mais à vontade dentro da água, o próximo passo é praticar a respiração. Essa é uma das partes mais importantes na prática do esporte. É possível encontrar vários exercícios para isso na internet. A calma é fundamental para conseguir manter o controle da sua respiração e seguir para as próximas etapas.

Aprenda a mergulhar

Após praticar a respiração, você já pode começar a treinar mergulhos. Primeiro, eles consistem em ficar simplesmente submerso por um tempo, controlando a respiração e se ambientando com a piscina. Depois de estar totalmente confortável, você pode dar início ao treino dos movimentos.

Busque suporte especializado

Por fim, a orientação para quem quer saber como nadar na piscina é procurar o suporte de um profissional especializado. Um professor de natação pode orientá-lo de acordo com as suas necessidades.

Algumas pessoas têm mais dificuldade de ficar submerso, enquanto outras acham mais difícil nadar de fato, o professor tem condições de entender quais são os seus principais desafios e ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para transpor as dificuldades.

como nadar na piscina

Como nadar na piscina funda

Como falamos no início deste artigo, muitas pessoas querem saber como nadar na piscina funda. A técnica e os cuidados são os mesmos que os necessários para nadar em qualquer outra piscina, porém, quem ainda não sabe nadar não deve entrar em uma piscina funda, salvo se estiver acompanhado de um profissional.

É preciso conhecer as técnicas e saber como mergulhar, por exemplo. Por isso, caso você não saiba nadar, não entre em piscinas com maior profundidade.

Trate a atividade como uma prática de lazer

Uma excelente forma de perder o medo e ter mais coragem de praticar natação é enxergando essa atividade como uma prática de lazer. Algumas pessoas exigem demais de si quando estão aprendendo como nadar na piscina e, em razão disso, o medo acaba superando o prazer pela atividade.

Ao fazer viagens, mesmo que você ainda não tenha dominado as técnicas, aproveite as piscinas dos hotéis para relaxar e se divertir com a família. Os hotéis e os resorts oferecem muitas opções de piscinas de diferentes tamanhos, profundidades e estilos.

Muito embora seja mais difícil aprender a nadar sozinho na piscina, esses momentos de lazer auxiliam pessoas com medo de entrar ou que se sentem desconfortáveis praticando a atividade, uma vez que ajudam na adaptação do seu corpo e da sua mente.

Cuidados especiais com crianças

As crianças adoram água ou, pelo menos, são poucas aquelas que precisam de ajuda sobre como perder o medo de nadar na piscina. Para elas, esse ambiente é uma brincadeira divertida, especialmente quando está na companhia da família e dos amigos.

Os pais precisam ter um cuidado adicional com os pequenos, tendo em vista que muitos não dominam as técnicas de sobrevivência necessárias para lidar com situações de risco, especialmente em piscinas.

Isso significa usar boias de braço, principalmente. As crianças menores devem sempre estar acompanhadas por um adulto. Mesmo os que já sabem nadar devem usar a boia, por uma questão de segurança.

Para quem não tem uma piscina à disposição e quer levar os filhos para uma tarde de lazer e brincadeiras, uma excelente maneira é aproveitar os serviços de day use oferecidos por resorts.

Agora que você já sabe como nadar na piscina, que tal aproveitar para agendar suas férias em nossos resorts? Conheça nossos pacotes promocionais e aproveite para programar suas próximas férias em família.

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia