* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Descubra o que não pode levar em voo nacional

Quem vai fazer uma viagem de avião, seja nacional ou internacional, precisa ficar atento às regras relacionadas ao transporte de objetos nas bagagens, tanto despachadas quanto de mão. Neste artigo, você vai descobrir o que não pode levar em voo nacional.

Antes de descobrir quais são os itens proibidos, lembre-se que, além das regras da ANAC, as companhias aéreas podem ter diferentes políticas internas. Por isso, sempre que tiver qualquer dúvida sobre o que não pode levar no avião, consulte informações diretamente na empresa contratada.

Armas de fogo

Quando se fala sobre o que não pode levar em voo nacional, as armas de fogo são os primeiros itens mencionados. Além delas, é preciso estar atento às armas de brinquedo, já que muitas companhias aéreas restringem qualquer tipo de item nessa categoria.

Na dúvida sobre a viabilidade de levar uma arma ou não, seja de verdade ou de brinquedo, fica o bom senso: será realmente necessário transportar o objeto? Se a resposta for sim, entre em contato com a companhia aérea antes da viagem para solicitar orientações. 

A proibição de transporte de armas em viagem de avião faz parte de uma medida de protocolo de segurança das companhias aéreas com o propósito de garantir a proteção dos passageiros e dos tripulantes de aeronaves durante o voo.

Explosivos

Explosivos também entram na lista do que não pode levar em voo nacional. Nesta categoria, estão itens que vão desde pós-metálicos até fusíveis, explosivos, espoletas, fogos de artifício, munições de armas, dinamite, pólvora e assemelhados. 

A proibição segue a mesma lógica das armas de fogo. Caso o passageiro tente despachar qualquer item dessa categoria durante o check-in, corre o risco de ter o objeto confiscado e perder o voo.

Ferramentas de trabalho

As ferramentas de trabalho também merecem uma atenção especial quando se trata da lista sobre o que não pode levar em voo nacional. O passageiro que precisar levar itens como furadeira, pé de cabra, serras, martelos e marretas deve informar antecipadamente a companhia aérea. Não tente passar no portão de embarque com esses itens, pois você não vai conseguir entrar no avião. 

No geral, esses itens entram na lista do que não pode levar em viagem de avião nacional na bagagem de mão, mas pode haver flexibilização com relação ao despacho dos itens. Nesse caso, a orientação é consultar as regras da companhia aérea com a qual você vai viajar, indicando os itens especiais que precisa transportar e solicitando orientações com relação aos protocolos de transporte.

Inflamáveis

Se você vai fazer uma viagem nacional e está planejando transportar qualquer tipo de produto inflamável, fique atento à lista do que não pode levar em voo nacional. De acordo com a legislação em vigor, é proibido o transporte de gases e líquidos inflamáveis na bagagem de mão. 

Essa regra se aplica apenas ao transporte na cabine, uma vez que os produtos inflamáveis podem ser transportados na bagagem despachada. Existem algumas regras e particularidades envolvendo esse tipo de transporte, especialmente se forem quantidades significativas de produtos. Por isso, verifique quais cuidados devem ser tomados junto à companhia aérea.

o que não pode levar em voo nacional

Líquidos

Quando se fala em líquidos, o cuidado que precisa ser tomado pelo passageiro diz respeito às quantidades, não ao produto. Você pode transportar líquidos na sua mala de mão e de despache, desde que siga as seguintes regras:

  • perfumes de até 50 ml;
  • até quatro aerossóis destinados à higiene pessoal;
  • medicamentos de até 300 ml/300 g cada;
  • álcool com limite de até 2 kg ou 2 l por passageiro.

Objetos cortantes

Os objetos cortantes com lâminas superiores a seis centímetros não podem ser transportados em voo nacional. Nesta lista, estão itens como: tesouras, machados, navalhas, facas e estiletes, por exemplo.

Spray de pimenta

Você sabia que, embora seja um item de defesa pessoal, o spray de pimenta está na lista do que não pode levar em voo nacional? Isso ocorre pois ele contém o gás OC, que causa irritação nos olhos e risco durante o voo. Entretanto, essa restrição é adotada principalmente no transporte em mala de mão. 

Algumas companhias aéreas autorizam o despacho do spray de pimenta na bagagem entregue no balcão de check-in. Se você precisa ou deseja transportar esse objeto, entre em contato com a companhia aérea e solicite informações.

Substâncias químicas

Por fim, as substâncias tóxicas e químicas também entram para a lista do que não pode levar em voo nacional. Nesse rol, estão itens como cloro, mercúrio, materiais radioativos, infecciosos, veneno e alvejante líquido.

Em qualquer situação, se o passageiro tiver uma necessidade específica e pessoal envolvendo uso de medicamentos e alimentos, as companhias aéreas costumam autorizar  o transporte. Para isso, é necessário comprovar a necessidade, com receita médica. 

Sempre que você tiver dúvidas a respeito do transporte de algum objeto que esteja nessa lista, lembre-se de verificar junto à companhia aérea alguns dias antes da sua viagem, evitando qualquer tipo de transtorno no dia do embarque.

Agora que você já sabe o que não pode levar em voo nacional, comece a programar sua próxima viagem de avião! Confira nossos pacotes promocionais e programe suas próximas férias! 

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia