Em 2019, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alterou algumas regras quando se trata do limite de bagagem por passageiro nos transportes aéreos. Dessa forma, muita gente foi pega de surpresa já na hora do embarque! 

Para evitar que esse tipo de situação aconteça com você, reunimos as novas regras adotadas pelas companhias aéreas de todo o Brasil! Assim, na hora de arrumar as malas e partir rumo à viagem dos sonhos, você não terá surpresas desagradáveis. Confira!  

O que muda com a bagagem despachada? 

Além de modificar o preço das bagagens, a Agência também definiu mudanças na franquia da mala despachada. Ou seja, agora é preciso estar atento ao peso e número de volumes que você pode levar a bordo. 

As novas regras da ANAC dão total autonomia para que as companhias aéreas possam definir esses limites. Antes, era estabelecido que os passageiros poderiam transportar uma bagagem de 23 kg para voos nacionais e dois volumes com até 32 kg em viagens internacionais.   

Com as mudanças determinadas em 2019, as companhias têm total liberdade para cobrar taxas extras na sua viagem de avião. Assim, não fique surpreso se for solicitado um pagamento extra para despachar sua mala. 

No entanto, as empresas também podem optar por não fazer a cobrança. Inclusive, para ganhar a confiança dos viajantes, elas têm criado promoções e tabelas para despachar sua mala sem gastar muito. Fique atento: os preços variam de acordo com as normas de cada companhia.  

Economize na sua viagem para Costa do Sauípe! 

Quando estiver fazendo as malas para embarcar rumo a uma viagem inesquecível, lembre-se de estar atento às vantagens oferecidas pela hospedagem escolhida. Na Costa do Sauípe, por exemplo, os viajantes economizam ainda mais ao fechar pacotes de aéreo + estadia.  

Isso, porque só a Costa do Sauípe disponibiliza voos sem escalas saindo de diferentes cidades do Brasil. Além disso, no valor do pacote também está incluso transfer do aeroporto até o complexo e bagagem despachada. Viu só? Não tem como resistir aos encantos do litoral baiano, ainda mais com tanto benefício! 

Limite de bagagem de mão: quais as mudanças? 

Ao entrarem em vigor as novas regras para limite de bagagem de mão determinadas pela ANAC, os viajantes podem embarcar com bolsas de até 10 kg, tanto para voos nacionais quanto internacionais. Antes das mudanças, era estipulado que cada passageiro levasse no máximo 5 kg. 



Portanto, ao arrumar a mala de mão certifique-se de colocar apenas itens extremamente necessário para estar com você ali no avião. Opte por documentos, objetos pessoais intransferíveis e demais acessórios permitidos.  

Vale lembrar que, novamente, cabe a cada companhia aérea estimular as dimensões e limite da bagagem de mão. Medidas de comprimento, altura e largura variam de acordo com cada empresa, por isso, fique atento às exigências da mesma na hora de embarcar. 

O que é permitido na bagagem de mão? 

Como já citamos, cabe às empresas definir a quantidade e o peso máximo da bagagem de mão, assim como também é parte delas estabelecer o que pode ser levado dentro da cabine. Essa é uma excelente forma de deixar sua viagem de avião mais segura e confortável.  

Além da bagagem de mão de no máximo 10 kg, o passageiro também pode levar um item pessoal, que pode ser até mesmo uma bolsa menor com documentos, dinheiro e demais produtos essenciais. Você também pode embarcar com guarda-chuva, bengalas, material de leitura e cobertores.  

No interior do avião está permitido o embarque com itens como: 

  • Cosméticos – batons, protetor labial e desodorante;
  • Mamadeiras e alimentos infantis apenas em quantidade suficiente para a duração do voo;
  • Medicamentos essenciais (é exigido prescrição médica com nome do passageiro);
  • Remédios sem prescrição médica até 100 ml;
  • Itens pessoais, como óculos, joias, cintos e carteiras,
  • Aparelhos eletrônicos de uso pessoal, como celulares, notebooks, câmeras fotográficas, tablets e outros. 
O passageiro não pode embarcar com: 

  • Objetos cortantes e pontiagudos;
  • Líquidos, géis e materiais pastosos também são proibidos. Para levá-los é necessário deixá-los em uma embalagem plástica com até 100 ml,
  • Alimentos de bebês são permitidos apenas em quantidade suficiente para o tempo de voo. 

É importante lembrar que todos os passageiros possuem o direito de embarcar com bagagem de mão, inclusive, aqueles com necessidades especiais e que necessitem de cadeiras de rodas podem levar a peça no interior do avião. No entanto, é importante desmontá-la totalmente. 

Aproveite condições especiais para a Costa do Sauípe! 

Ao reservar os pacotes promocionais de passagem e aéreo para a Costa do Sauípe você respeita o limite de bagagem e o despacho é por nossa conta. Aproveite esse e outros benefícios em meio às belezas naturais da Bahia. Confira!