Não tem como conhecer Salvador sem dar uma passadinha no icônico Mercado Modelo.

Com um lugar merecidíssimo na lista dos melhores pontos turísticos da Bahia, esse espaço é um verdadeiro paraíso para quem gosta de artesanato e comprinhas maravilhosas. Além de vender produtos que são a cara da baianidade, o Mercado Modelo também está cheio de cultura popular, bagagem histórica e muitas oportunidades de provar os sabores incríveis da culinária baiana. Gostou, né?

Se você estava procurando boas sugestões de passeios em Salvador, pode continuar por aqui! Hoje, vamos te levar para conhecer o centro comercial que se tornou símbolo da capital baiana e que tem tudo para deixar seu roteiro ainda mais especial. Vem com a gente para descobrir onde fica o Mercado Modelo de Salvador, como ele nasceu e o que você pode esperar do seu rolê por lá.

Entenda a história do Mercado Modelo

Desde sua inauguração, o Mercado Modelo sempre teve um movimento agitado.

Mas na época de sua inauguração, em 1912, ele servia a um propósito totalmente diferente. A grande estrutura abrigava um centro de abastecimento que fornecia uma imensa variedade de produtos frescos aos moradores da Cidade Baixa de Salvador. Na feira popular que acontecia no Mercado Modelo, era possível encontrar frutas, legumes, animais, bebidas alcóolicas, fumo, cereais, temperos e até artigos religiosos.

Estrategicamente situado entre a antiga Alfândega e o Largo da Conceição, o pavilhão de feira recebia produtos vindos de várias partes do estado que chegavam de barco pela Baía de Todos-os-Santos. Em 1969, entretanto, o Mercado Modelo foi atingido por um grande incêndio que danificou para sempre o prédio onde ele funcionava. Mas os soteropolitanos não podiam ficar sem acesso àquele precioso espaço comercial. Ele foi reaberto pouco tempo depois, em 1971, no edifício da 3ª Alfândega de Salvador.

O novo prédio não era exatamente novo: quando passou a abrigar o Mercado Modelo, a linda construção histórica já tinha mais de um século de existência. Em 1984, um novo incêndio abalou o dia a dia dos feirantes e compradores. Dessa vez, o espaço foi inteiramente revitalizado – e ganhou um toque especial que transformou seu potencial turístico –. Após as reformas, o Mercado Modelo de Salvador se tornou um badalado centro cultural e artístico, e as lojinhas passaram a vender artesanato, produtos típicos, comida regional, lembrancinhas e muito mais. Hoje, ele tem uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, além de contar com um espaço gastronômico fantástico e receber vários eventos culturais.

Descubra onde fica o Mercado Modelo

Mercado Modelo em frente à Baía de Todos os Santos

O Mercado Modelo de Salvador é um dos pontos turísticos mais visitados do Centro Histórico de Salvador.

Seu antigo casarão amarelo tem uma arquitetura inconfundível e está rodeado pelas encantadoras paisagens da Baía de Todos-os-Santos, na parte da capital conhecida como Cidade Baixa. Se quiser incluir esse espaço icônico no seu roteiro, anote aí o endereço certinho: o Mercado Modelo de Salvador fica na Praça Visconde de Cayru, s/nº, no bairro do Comércio.

Saiba como chegar ao Mercado Modelo e encontrar muita riqueza cultural

Quer garantir uma experiência ainda mais única quando for visitar o Mercado Modelo?

Então aqui vai nossa dica de ouro: reserve um tempo para ele na sua tour pelo Centro Histórico de Salvador. A melhor forma de conhecer a região é por meio de uma boa caminhada – aproveite que o Mercado Modelo fica na Praça Visconde Cayru, ponto de embarque do Elevador Lacerda, para conhecer também o famoso elevador panorâmico da capital baiana –. Caso você prefira fazer o passeio de carro, pode aproveitar a facilidade do estacionamento rotativo com segurança que fica junto ao Mercado Modelo.

Para quem escolhe usar o transporte público, também não faltam opções: você pode pegar qualquer ônibus que pare na Rua da Conceição da Praia ou na Rua da Bélgica. Os dois pontos ficam a poucos metros do Mercado Modelo. É possível chegar por meio das linhas 1130 (Ondina x Cabula VI/Ademar de Barros/Garibaldi), 1651 (Lapa x Base Naval), 1628 (Lapa x Rio Sena), 1137 (Pernambués, via Comércio/Sete Portas), 0341 (Comércio/Brotas x Rodoviária Circular) e muitas outras.

Confira tudo que é possível aproveitar por lá

Artesanato de baianas em uma prateleira do Mercado Modelo

Mas, afinal… o que dá para comprar no Mercado Modelo de Salvador?

Muita coisa, é claro! São mais de 260 lojas distribuídas nos dois pisos do gigantesco casarão. A incrível diversidade de produtos expostos pelos estandes e lojinhas inclui roupas, calçados, acessórios, presentes, itens de decoração, obras de arte, utensílios domésticos e vários outros artigos 100% artesanais feitos de matérias-primas autenticamente baianas. Você gosta de sandálias e bolsas de couro legítimo? Quer embelezar sua casa com quadros ou porta-retratos de madeira trabalhada? No Mercado Modelo, tem tudo isso e muito mais!

Aproveite para explorar os sabores da Terra do Dendê: além das delícias típicas vendidas nas lojas, como cachaças e doces, vale a pena conhecer os aperitivos dos diversos minibares. Caso queira uma refeição mais completa, visite o Camafeu de Oxóssi, o incrível restaurante que fica na cobertura do Mercado Modelo. O menu de comida baiana é tão fantástico que atrai frequentemente clientes famosos como Bell Marques e Ivete Sangalo. Outro destaque gastronômico do espaço é o Maria de São Pedro, que também serve pratos regionais espetaculares e chegou a receber homenagens na literatura de Jorge Amado.

Visite também a Galeria Mercado, situada no subsolo do casarão. Inaugurada em 2024, ela tem um acervo museográfico fascinante que conduz os visitantes em um passeio pela história do Mercado Modelo de Salvador. Além disso, a galeria subterrânea tem exposições de arte bem diversas, que contemplam várias fases da cena artística soteropolitana. Por fim, não se esqueça de curtir as diferentes manifestações culturais que aparecem o tempo todo pelo Mercado Modelo – as rodas de capoeira, por exemplo, são verdadeiros espetáculos –.

Esteja atento ao horário de funcionamento do Mercado Modelo

Já se animou para conhecer essa explosão de cultura situada bem no coração de Salvador?

Então se liga nos horários de funcionamento do Mercado Modelo: o lugar fica aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 18h. Nos domingos, ele funciona com horário reduzido, das 9h às 14h. Vale a pena programar sua visita para conhecer o lugar com calma!

Outros pontos turísticos que você pode aproveitar ao redor

Elevador Lacerda em Salvador

Já mencionamos que o Mercado Modelo fica pertinho do Elevador Lacerda.

Além dele, há vários outros pontos turísticos de Salvador que podem ser visitados no mesmo passeio. O conjunto arquitetônico formado pela Igreja e pelo Convento de São Francisco, por exemplo, é tão fantástico que entrou para a lista das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Construídos entre os séculos 17 e 18, os dois imponentes prédios ainda conservam a beleza monumental da época em que foram erguidos. Os murais de azulejaria portuguesa e os detalhes dourados das paredes são de cair o queixo!

Não deixe de conhecer ainda o Museu da Misericórdia, um dos melhores museus de Salvador. O acervo cheio de objetos antigos e obras de arte proporciona um mergulho na história da capital baiana. Se você é fã de literatura, inclua também a Fundação Casa de Jorge Amado no seu itinerário: esse memorial incrível preserva a memória da vida e da obra do famoso escritor Jorge Amado, criador de títulos clássicos como Gabriela, Cravo e Canela. Feche o passeio com uma caminhada pelas ruas históricas do Pelourinho.

Curta um passeio diferenciado por Salvador visitando o Mercado Modelo e logo em seguida se prepare para relaxar no Costa do Sauípe!

Complexo de hotéis de Costa de Sauípe, com os prédios em meio à vegetação nativa, na orla da praia

O Mercado Modelo de Salvador é a cara da Bahia.

Todo mundo que visita esse centro cultural de riqueza única acaba se apaixonando por ele. Não é à toa que o Mercado Modelo já foi frequentado por intelectuais como Jean-Paul Sartre, Pablo Neruda e Érico Veríssimo. Até o príncipe Philip da Inglaterra já tomou um copo de cachaça em um dos tradicionais bares que fazem sucesso no espaço – num gole só, como fazem os baianos! –. A próxima visita ilustre é a sua, é claro. Então pode arrumar as malas e se preparar para descobrir de perto os motivos que fazem do Mercado Modelo um verdadeiro símbolo de Salvador.

Aliás, se você quiser deixar sua experiência de viagem ainda mais completa, que tal conhecer também os encantos do Litoral Norte? Antes ou depois de explorar os pontos turísticos da capital, você pode tirar um tempinho para descansar na areia de praias sensacionais e aproveitar o sol da Bahia em grande estilo. Aqui no Costa do Sauípe, você curte toda a exuberância da natureza baiana com o conforto de um resort all inclusive premiado.

Estamos esperando você!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos