Não sabe como alugar um carro? Confiras as principais dicas

As viagens são o momento ideal para sair da rotina e experimentar atividades novas — o que não combina com roteiros restritos e muito quadrados. Nesse sentido, saber como alugar um carro é fundamental para tornar a viagem mais flexível.

Essa é a opção ideal para viajar em família e explorar diferentes pontos turísticos sem a necessidade de uma agência. Afinal, dessa forma, é possível respeitar o ritmo de cada um, visitando mais ou menos lugares de acordo com a disposição naquele dia específico.

Se você já pensou “quero alugar um carro, mas não sei como fazer isso”, este texto é para você! Explicamos o passo a passo de como alugar um carro e quais fatores merecem a sua atenção durante o processo. 

1. Pesquisa de preços

Uma das piores sensações é fechar um contrato ou comprar um produto e depois descobrir que era possível economizar. Portanto, para não sair prejudicado no processo de locação de carro, pesquise diversos estabelecimentos, tipos de veículos e formas de pagamento.

Hoje em dia, a concorrência entre as locadoras é grande, o que proporciona melhores condições para o consumidor. Então, invista na pesquisa para economizar no preço final.

2. Critérios para locação

Apesar de não existir uma lei que regule esse tipo de atividade, existem alguns critérios para o aluguel de carro. Em geral, as locadoras costumam exigir que o motorista tenha, pelo menos, 21 anos e possua habilitação há dois anos.

Além da CNH, a solicitação de cartão de crédito e CPF é comum. Vale ressaltar que a habilitação do condutor precisa estar em dia. Portanto, antes de escolher a empresa, verifique suas exigências para locação e certifique-se de que você preenche todos os requisitos.

como alugar um carro

3. Tipos de locação

Um dos pontos principais de como alugar carro é analisar os tipos de locação. Em geral, os locais oferecem duas formas de cobrança: por quilometragem ou por diária. Na primeira opção, cobra-se pela quantidade de quilômetros percorridos, enquanto na segunda, o valor da diária não está atrelado à quilometragem.

Desse modo, é vantajoso optar pela cobrança por quilômetro percorrido quando a intenção é passar pouco tempo na estrada e mais horas nos pontos visitados. No entanto, aqueles que querem explorar a região e pretendem visitar locais mais distantes podem se beneficiar do sistema de cobrança diária.

4. Cadastro de todos os condutores

O modelo de road trip — quando a viagem é de longa distância e o trajeto é feito pela estrada — pode ser muito divertido para as famílias. Entretanto, dirigir por muitos dias seguidos pode ser cansativo e trocar o motorista de tempos em tempos é o ideal.

Então, se você quer saber como alugar um carro sem correr riscos, lembre-se de cadastrar todos os possíveis condutores no momento do aluguel. Assim, caso haja algum imprevisto ou acidente e outra pessoa estiver dirigindo o carro, tudo estará de acordo com as regras.

5. Adicionais disponíveis

As locadoras costumam oferecer produtos adicionais, como GPS e cadeirinha para crianças. Como a maioria dos celulares possuem a função GPS, o aparelho pode ser dispensado, mas quem pretende viajar em família pode se beneficiar das cadeirinhas.

Além do uso desse acessório ser obrigatório, é uma maneira de manter toda a família segura e aproveitar o tempo na estrada. Portanto, não deixe de verificar a disponibilidade desses itens adicionais e veja se a empresa possui cadeirinhas adequadas para a idade das crianças.

6. Análise de contrato

Os pontos básicos de como funciona locação de carros foram explicados acima. Porém, ainda falta falar sobre uma parte importante: a análise do contrato antes da assinatura. Uma locadora só pode cobrar pelos pontos estabelecidos em contrato, por isso, vale a pena dedicar um tempo para verificar o documento.

Nele, deve ser especificado o tipo de cobrança, o tempo de locação, o que o seguro engloba, se a devolução do automóvel deve ser feita com tanque cheio e outras informações importantes. Por isso, não hesite em sanar todas as dúvidas antes da assinatura.

Diversão em família é no Costa do Sauípe!

Agora que você já sabe como alugar um carro, pode começar a programar as próximas viagens. No período de pandemia, este é o veículo mais indicado para quem quer se locomover com segurança. Aliás, aqui, no Resort Costa do Sauípe, estamos seguindo todos os protocolos para receber sua família de maneira adequada.

A operação está sendo realizada com capacidade reduzida e o check-in é feito por aplicativo para evitar aglomerações. Confira nossos pacotes promocionais e venha aproveitar um dos melhores resorts all-inclusive do Nordeste!


Trabalhe Conosco

Sempre estamos em busca de grandes talentos, de áreas diversas, para integrar a nossa equipe! Preencha o formulário de contato abaixo e nos envie junto com o seu currículo. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Envie seu currículo

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no telefone a qualquer hora!

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia