* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Culinária brasileira: temperos, sabores e experiências

Uma viagem é repleta de possibilidades. Mesmo que você viaje apenas com o objetivo de descansar e curtir as férias, sempre vai surgir a possibilidade de visitar uma atração que agregue ao seu repertório um pouco da cultura local. A culinária brasileira é uma das partes mais interessantes do nosso país, já que ela é repleta de produtos, temperos e possibilidades.

As regiões brasileiras — com suas diferentes características, culturas e histórias — oferecem aos turistas infinitas possibilidades quando o assunto é comida brasileira. Neste artigo, separamos um pouco desse universo para mostrar os principais pratos de cada região. Confira!

Bahia

O turismo gastronômico é muito forte na Bahia. Mesmo quem nunca viajou para a região nordeste já ouviu falar dos famosos vatapá e acarajé. Não é por acaso que o estado ocupa a lista de melhores destinos dos turistas quando o assunto é culinária brasileira.

A alimentação no litoral é composta por produtos de origem marinha, com muitos peixes e frutos-do-mar. Já nas cidades afastadas da praia, há pratos típicos com charque e carne de sol.

Os produtos alimentícios e pratos integram o rol de comidas afrobrasileiras, considerando a colonização predominantemente africana da região. Esse fato histórico trouxe riqueza para os pratos baianos, com produtos como o caruru, acarajé, vatapá, bobó de camarão, moqueca de peixe e xinxim de galinha.

Não podemos falar de culinária brasileira da Bahia e deixar de mencionar o azeite de dendê, as cocadas e as frutas, como graviola, cajá, coco, pitanga e seriguela. A culinária é rica e diversificada, por isso, entre os pratos que você precisa provar, indicamos tapioca, bobó de camarão, camarão na moranga e bolo de macaxeira.

Minas Gerais

A região sudeste também traz muita diversidade para a culinária brasileira. Entre os destinos nacionais, Minas Gerais é muito lembrada pelos seus pratos típicos, especialmente o famoso pão de queijo.

Não pense que só o pão de queijo faz parte dessa culinária incrível. Em Minas, você vai encontrar o clássico frango com quiabo, além de delícias como feijão-tropeiro, leitão a pururuca e vaca atolada.

Os doces são feitos principalmente à base de goiaba, por isso as melhores goiabadas brasileiras vêm de Minas Gerais. A mistura de queijo com goiabada é supercomum em muitos preparos de restaurantes, bares e padarias locais. Não deixe de tomar um bom café e experimentar os doces de leite produzidos em Minas!

culinária brasileira

Rio Grande do Sul

A culinária brasileira pode ser muito diferente de uma região para a outra. Uma prova disso é o Rio Grande do Sul. Então, se compararmos as comidas típicas brasileiras do Nordeste, por exemplo, com as comidas do Sul, vamos encontrar pouca semelhança.

A região, que faz fronteira com Uruguai e Argentina, carregou muito da cultura desses lugares para construir a sua identidade culinária. Quando se fala em Rio Grande do Sul, logo vem à mente um tradicional churrasco gaúcho.

A colonização italiana introduziu o plantio de videiras e a produção vitivinícola na serra do estado. Já em Santa Catarina, estado vizinho, a influência da imigração alemã trouxe pratos como as tortas de maçã, típicas dos imigrantes que ocuparam certos locais. Os pratos mais famosos da região sul incluem churrasco, arroz carreteiro, chimarrão, barreado e matambre recheado.

Rio de Janeiro

Também localizado na região sudeste, o Rio de Janeiro tem os clássicos tutu de feijão, feijoada com linguiça, postas de peixe e pirão. Não podemos deixar de mencionar a carne com quiabo e o camarão com chuchu. Em São Paulo, você encontra uma infinidade de opções de pastéis, introduzidos na culinária pelos imigrantes japoneses.

A região sudeste é muito rica em alimentos e produtos com referências de diferentes lugares do mundo. Ao visitar os estados dessa parte do Brasil, vale muito a pena pesquisar as particularidades da culinária brasileira por regiões e experimentar os principais pratos locais.

Amazonas

O Amazonas e toda a região norte são outro universo de possibilidades quando o assunto são comidas tradicionais brasileiras. A culinária local é composta por peixes de rio e produtos muito diferentes, dificilmente encontrados em outros lugares do país e do mundo.

Ao visitar o Amazonas e outros estados da região norte, não deixe de experimentar tacacá, pato no tucupi, tucunaré, jambu, açaí, cupuaçu, graviola, baião de dois e rabada ao tucupi.

Alguns chefs da região são conhecidos mundialmente, por isso pode ser bacana conhecer os seus restaurantes. Mas lembre-se que, tanto no norte quanto em qualquer lugar do Brasil que você for visitar, a experiência vai ser sempre incrível, inclusive se você escolher pequenos restaurantes típicos locais.

Aproveite tudo que o Brasil tem a oferecer para investir no turismo doméstico. Existem muitas possibilidades a serem exploradas nos diversos estados desse país com dimensões continentais.

Agora que você já sabe mais sobre culinária brasileira, que tal programar sua próxima viagem gastronômica? Venha conhecer os pacotes promocionais que preparamos especialmente para você!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades