* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Comidas baianas: aprenda como fazer acarajé!

No Brasil, a culinária regional é repleta de pratos típicos que movimentam o turismo gastronômico de norte a sul. Na Bahia, o acarajé é um dos pratos mais tradicionais e vêm da cultura africana e afro-brasileira. Afinal, o que é esse prato, qual é a história dele e, mais importante, como fazer acarajé?

Neste artigo, você vai aprender mais sobre esse prato que é cheio de história e sabor. Descubra a resposta para essas e outras dúvidas sobre o preparo. Confira!

O que é acarajé?

O acarajé é uma especialidade gastronômica africana e afro-brasileira que consiste basicamente em um bolinho. Ele é preparado com massa de feijão-fradinho, sal e cebola, e posteriormente frito no azeite de dendê.

O acarajé da Bahia é um dos pratos mais populares da culinária regional brasileira e conhecido até mesmo por quem nunca visitou a região. Apesar de ser um prato local, ele é muito consumido no continente africano, onde é conhecido por outros nomes: akara e/ou kosai. 

Além da massa do acarajé, que tem a base preparada com feijão-fradinho, o prato também é recheado com o tradicional vatapá, o caruru, o camarão fresco e a pimenta. 

Quem visita a Bahia e quer aproveitar a culinária local não pode deixar de visitar uma barraquinha de acarajé das baianas. O “ofício das baianas” é um termo utilizado para se referir ao saber tradicional dessas mulheres, que consiste na elaboração do prato em áreas públicas e na comercialização para turistas e moradores locais. 

Qual é a origem do acarajé?

De acordo com a Fundação Cultural Palmares, a receita de acarajé chegou ao Brasil vinda da África Ocidental, especificamente do Golfo do Benin. Ela foi trazida por imigrantes africanos na época da escravidão. 

O nome “acarajé” é originário do idioma africano iorubá. O termo “akará” significa “bola de fogo” e o termo “jé”, “comer”. Por isso, o significado da palavra é “comer bola de fogo”. 

Tanto em Salvador como em outras regiões do estado, ele é um dos protagonistas no turismo gastronômico da Bahia. As baianas, com saias rodadas, batas e colares com as cores dos orixás, acompanhadas dos tabuleiros, oferecem acarajé acompanhado de complementos como vatapá e camarão seco.

Além do acarajé, nessas barraquinhas, o turista pode experimentar outras comidas típicas como queijadinha, cocada, abará, lelê e bolo de estudante. Confira, a seguir, uma receita de acarajé baiano e aprenda como preparar o prato na sua casa.


Imagem da receita de acarajé pronta sendo segurada por uma pessoa em frente a um prato cheio de alimentos coloridos

Como fazer acarajé?

A receita de acarajé é simples e mesmo quem não tem experiência na cozinha consegue fazê-la sem maiores dificuldades. Na tradição local, as receitas podem variar conforme os ingredientes e “segredos” de cada baiana. Aqui, você vai aprender como fazer acarajé com uma receita básica. 

Para a receita tradicional do bolinho, você vai precisar dos seguintes ingredientes do acarajé: ½ kg de feijão-fradinho, ½ kg de cebola, sal e dois litros de azeite de dendê para fritar. 

Preparo do feijão-fradinho

Para preparar o feijão-fradinho, você deve rapidamente bater o feijão cru no liquidificador, para quebrar os grãos. Depois de quebrados, transfira-os para uma tigela, cubra-os com água — será necessário o dobro de volume —, leve para a geladeira e deixe de molho. Essa etapa de descanso deve durar, no mínimo, três horas. Se preferir, deixe de um dia para o outro.

Após hidratar o feijão, você deve escorrer a tigela e cobrir novamente os grãos com água. Movimente essa mistura e, com o auxílio de uma peneira, remova as cascas — elas vão flutuar. Repita esse procedimento tirando o máximo de cascas possível. Depois de remover as cascas, escorra a água passando os feijões por uma peneira. 

Preparo dos bolinhos

Descasque e corte as cebolas em pedaços médios, então bata com os feijões. Use um processador de alimentos e, se a quantidade for muito grande, você pode fazer este processo em etapas. 

Aqui, a ideia é bater os dois ingredientes até formar uma massa leve, com aspecto semelhante a uma pasta esponjosa. Depois de terminar isso, misture o sal na massa. 

Com a massa pronta, você deve aquecer o azeite de dendê. Os bolinhos são fritos em imersão, por isso use uma quantidade suficiente para fritar os acarajés imersos. Misture a massa, modele o bolinho com a ajuda de duas colheres — usando a técnica de quenelle — e coloque-o imediatamente na panela com azeite. 

Frite os bolinhos e vire-os para ficar uniforme nos dois lados. Depois, retire com uma escumadeira e transfira para um prato com papel-toalha, pronto! Agora, você já sabe como fazer acarajé. Entretanto, a receita de acarajé completa acompanha um recheio. O mais tradicional é o vatapá, vamos explicar como prepará-lo a seguir.  

Preparo do vatapá

Para o preparo do vatapá, você vai precisar dos seguintes ingredientes: ½ kg de camarão limpo (sem casca, cabeça ou rabo), 2 tomates, 2 cebolas médias, 200 ml de leite de coco, cheiro-verde picado, pães, pimenta, sal e azeite de dendê.

Comece o seu vatapá refogando o camarão com três colheres de azeite de dendê, tomate, cebola, cheiro verde e pimenta, e reserve. Depois, bata no liquidificador os pães e a água: um copo de água a cada dois pães. Despeje essa mistura de pão com água em uma panela e leve ao fogo. 

Você deve mexer sempre para não grudar no fundo da panela. Quando a mistura começar a ferver e engrossar, acrescente o dendê, o camarão refogado, sal e pimenta a gosto. Já com uma consistência cremosa, desligue e acrescente o leite de coco. Seu vatapá está pronto para ser usado como recheio do acarajé!

Agora que você já sabe como fazer acarajé, que tal aproveitar para programar uma viagem para a Bahia e experimentar as delícias da culinária local? Confira nossos pacotes promocionais e aproveite ofertas incríveis!  

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia