Uma coisa é certa: a culinária da Bahia é irresistível! Seus pratos deliciosos carregam o sabor de temperos especiais, que atiçam todos os sentidos de quem os consome. Entre as marcas registradas da gastronomia local, a pimenta e o azeite de dendê são ingredientes que não podem faltar. 

Os pratos salgados são os preferidos e agradam até mesmo os paladares mais exigentes. Tudo graças à mistura de pimentas em diversas versões que casa perfeitamente com outros ingredientes. Por isso, se você é apaixonado pelas comidas baianas, continue lendo e conheça mais sobre a culinária local. Confira! 
 

Qual é a origem da culinária da Bahia? 

O famoso tempero baiano é muito testado por mestres da culinária, afinal, todos querem saber qual a origem das comidas da Bahia! Acontece que os sabores da gastronomia do estado se misturam à história do Brasil. 

Isso porque indígenas e africanos fizeram uma deliciosa combinação com pratos originais da África e de suas culturas. A única diferença da gastronomia do estado brasileiro é o tempero à base de leite de coco, azeite de dendê e muita, mas muita pimenta mesmo. 

Por isso mesmo, dizem que para consumir os pratos típicos da Bahia é preciso ser um “cabra arretado”! Dessa forma, você vai conseguir aguentar o tempero forte que carrega uma grande explosão de sabores tradicionais da culinária afro-brasileira. 
 

Experimente deliciosos pratos típicos da Bahia

Agora que você já sabe de onde vêm, e qual o diferencial das comidas típicas da Bahia, que tal preparar algumas das receitas mais famosas no estado? Basta adquirir os ingredientes certos e preparar delícias que carregam os sabores do Nordeste brasileiro.   

Entre os pratos da culinária baiana que você precisa provar, estão delícias, como: 

  • Acarajé: entre as comidas preferidas de baianos e turistas, o acarajé é feito com massa de feijão-fradinho cru, e fica uma delícia recheado com camarão seco;
  • Bobó de camarão: com uma saborosa consistência cremosa, o bobó de camarão está entre os pratos baianos mais desejados por todos. Ele é feito à base de camarão, leite de coco, purê de macaxeira e, claro, azeite de dendê,
  • Rabada: quem resiste à mistura de ingredientes da rabada? A iguaria é preparada com rabo de boi e leva temperos como pimenta-do-reino e folhas de louro. 
Além desses, ao experimentar a culinária de Salvador e, até mesmo do litoral baiano, também é possível encontrar opções como sarapatel, casquinhas de siri, vatapá e muito mais!  

Aproveite pratos típicos na Costa do Sauípe! 

Já deu para perceber o quanto é impossível resistir à culinária da Bahia. Por isso, se você está planejando uma viagem para o destino, aproveite o melhor regime all-inclusive do estado e experimente as delícias tradicionais, sem limites! 

Para isso, basta reservar pacotes para a Costa do Sauípe e fazer as principais refeições no restaurante Baêa. Por lá, encontram-se no menu all-inclusive comidas típicas baianas que deixarão sua viagem muito mais gostosa. 



Os pratos são servidos em estilo à la carte e há muitas opções, como arroz de hauçá, abará, moqueca, carne de sol com mandioca, raspada e mocotó. Além de muitas outras iguarias da culinária local. 

Ambientes com traços da Bahia! 

As delícias da culinária típica da Bahia ficam ainda melhor em um ambiente com decoração e atrações que remetem ao estado. Assim, ao entrar no restaurante, os hóspedes são transportados para o que há de melhor da cultura e tradição do estado.  

A cultura local, inclusive, é representada de diferentes formas. Seja na música, dança, literatura, festas e, até mesmo, na religião. Tudo para que, além de provar pratos tradicionais, os turistas também possam apreciar momentos descontraídos no restaurante Baêa.  

Faça sua reserva na Costa do Sauípe! 

Quer viver uma experiência única no litoral norte e, ainda, experimentar as delícias típicas da culinária da Bahia? Então, aproveite os pacotes promocionais da Costa do Sauípe e faça já sua reserva na hospedagem!