* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Culinária regional: conheça as comidas típicas da Bahia!

Provavelmente, você já ouviu falar nas comidas típicas da Bahia. A culinária regional baiana é muito famosa. Pratos como acarajé e vatapá são conhecidos de Norte a Sul do país.

Não é por acaso que o turismo gastronômico na Bahia é muito explorado e atrai o interesse de pessoas que visitam as praias da região. Mas, afinal, quais são as principais comidas típicas da Bahia? Selecionamos alguns pratos e explicamos um pouco sobre cada um deles. Confira!

Acarajé

Com certeza, o acarajé, um prato de origem africana, é uma das comidas típicas da Bahia mais conhecidas. Provar um acarajé preparado por uma baiana é uma experiência gastronômica imperdível durante uma viagem para a Bahia. 

A receita de acarajé leva ingredientes como feijão-fradinho, cebola e sal. Com eles, é feito um bolinho, imerso e frito em azeite de dendê. Depois de passar pelo óleo, o bolinho é recheado. O recheio mais utilizado é o vatapá, do qual falaremos adiante.

Para quem gosta de pimenta, o bolinho pode ser servido “quente” — termo utilizado para se referir ao acarajé apimentado. Quem não gosta de pimenta, pode pedir a opção “fria”, que é menos apimentada. 

Abará

Apesar de ser menos conhecido que o acarajé, o abará também é uma das comidas típicas da Bahia que você precisa conhecer. Os ingredientes são parecidos com os do acarajé: feijão-fradinho, cebola, sal, azeite de dendê e camarão.

A diferença entre eles está em como fazer abará. Este bolinho é embrulhado em uma folha de bananeira e cozido em banho-maria. Nele, o azeite de dendê e o camarão são integrados à massa. 

Imagem de uma mulher com uma roupa laranja e branca oferecendo um prato com comidas típicas da Bahia para mãos estendidas.

Caruru

O caruru é outro acompanhamento do acarajé. Ele leva ingredientes como quiabo, amendoim, camarão seco, castanha-de-caju, coentro, gengibre, cebola e azeite de dendê. 

Se você quer saber como fazer caruru, não tem mistério. O preparo é rápido e fácil. Há várias receitas na internet que podem, inclusive, ser adaptadas aos ingredientes da sua região. 

Além de servir como acompanhamento do acarajé, o caruru pode ser preparado como refeição principal, acompanhado de arroz branco e salada. Se você torce o nariz para o quiabo, essa é uma oportunidade de fazer as pazes com o alimento. 

Cocada

Apesar de ser considerada uma das comidas da Bahia, a cocada é quase um patrimônio cultural nacional. Esse doce popular é produzido com coco ralado, açúcar e água.

Há uma infinidade de variações de receita de cocada. Na Bahia, você encontra o doce com diferentes sabores e texturas. É uma sobremesa deliciosa, produzida com uma fruta rica em nutrientes como vitaminas A, B, C e E, antioxidantes, magnésio, zinco, ferro, potássio e fósforo.

Mungunzá

O mungunzá também é um doce produzido na Bahia e que tem como principal ingrediente o milho. Conhecido como canjica ou canjiquinha, ele é feito com coco ralado, leite condensado, creme de leite e leite de coco. 

Muito popular na culinária baiana, é uma sobremesa que, certamente, você vai encontrar ao visitar restaurantes na Bahia. Aproveite o calor para se refrescar com um mungunzá bem geladinho.

Vatapá

Sem dúvida, a combinação de Acarajé com vatapá é uma das mais conhecidas na Bahia. O vatapá é um prato típico da culinária africana e afro-brasileira. Ele consiste no preparo de uma mistura com um ingrediente base, que pode ser farinha de arroz, pão dormido ou fubá.

Então, acrescenta-se leite de coco, peixe, amendoim, camarões secos ou frescos, castanha-de-caju e temperos. Essa é uma das receitas mais antigas da culinária baiana, mas sempre tem o toque especial e diferente de quem o prepara.

As baianas são as grandes estrelas da culinária local, especialmente quando o assunto é acarajé e vatapá. O chamado “ofício das baianas” é um saber tradicional, que mantém vivas a tradição, a cultura e a culinária dos antepassados.

Foi por meio do comércio de rua que muitas mulheres escravas conseguiram produzir e sobreviver quando libertas. Por isso, o ofício das baianas e o preparado de acarajé é uma parte importante da cultura e da história local.

Ao visitar a Bahia, não perca a oportunidade de experimentar os pratos locais e prestigiar essas mulheres que fazem toda a diferença na manutenção e na continuidade da história e da cultura do povo baiano.

Agora que você já conhece quais são as comidas típicas da Bahia, que tal programar sua próxima viagem? Aproveite para conhecer os nossos pacotes promocionais e venha experimentar os sabores baianos.

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia